fbpx
DICAS

Passando mais tempo em casa? Confira dicas de organização do lar

12/06/2020
dicas de organização do lar

Quem nunca acabou se esquecendo de arrumar a casa? Seja por falta de tempo ou por preguiça, é comum viver essa situação. Contudo, durante este período de isolamento social, é possível aproveitar o seu tempo livre para colocar a mão na massa. Foi pensando nisso que trouxemos algumas dicas de organização do lar.

Pode até parecer besteira, mas ao colocar os seus pertences em seus devidos lugares, você conseguirá perceber um ambiente mais leve, fresco e perfeito para garantir bem-estar aos moradores. Há quem diga, inclusive, que esse é um detalhe fundamental para manter a produtividade e autocuidado em dia, assim como cumprir as tarefas com mais disposição.

Mas afinal, por onde começar? Quais os passos a serem tomados para que essa tarefa fique mais tranquila e prazerosa? É o que explicamos neste post. Continue a leitura e saiba mais!

A importância da quarentena

Nos últimos meses, o mundo parou por conta do novo coronavírus. Considerada uma pandemia, ou seja, presente em todos os lugares do mundo, a doença é infecciosa e, infelizmente, ainda não temos um tratamento para combatê-la.

Logo, os especialistas recomendam alguns cuidados de saúde que são essenciais na prevenção do problema. Utilizar máscaras de tecido, higienizar sempre as mãos com água e sabão ou álcool em gel e, claro, praticar o isolamento social, também conhecido como quarentena, são alguns deles.

Porém, é durante esse tempo em casa que algumas pessoas podem se sentir entediadas ou, até mesmo, observar alguns transtornos psicológicos e distúrbios virem à tona, como a ansiedade, o estresse, a insônia e a depressão.

Para que isso não aconteça com você, a sugestão é sempre manter a mente ocupada. Nesse caso, praticar atividades prazerosas e, até mesmo, investir na organização do lar são excelentes saídas.

As melhores dicas de organização do lar

A princípio, há quem acredite que cuidar da organização da casa é um bicho de sete cabeças. Não caia nessa!

Com alguns truques simples e eficientes, você conseguirá, rapidamente, entender esse mecanismo e ver como o seu espaço está mais clean, confortável e preparado para as suas tarefas diárias. Abaixo, contamos alguns desses passos imprescindíveis.

Organize um cômodo por vez

A primeira dica é: sempre organize um cômodo por vez. Para tanto, você pode criar uma lista com os detalhes que precisam ser arrumados por prioridade. O mais bacana é que não há necessidade de organizá-los todos no mesmo tempo — é possível programar um dia da semana para cada ambiente.

Por exemplo: de três em três dias, você reserva 20 minutos da sua agenda para varrer o chão e limpar a bagunça dos dormitórios. Já no fim de semana, é o momento do banheiro receber um cuidado especial e aí por diante. Desse jeito, ficará fácil não se sobrecarregar e tornar essa atividade mais tranquila.

Encontre o melhor horário

De nada adianta praticar as nossas dicas de organização do lar logo pela manhã se, nesse período, você tem o costume de estar com a preguiça em alta. O segredo é escolher o melhor horário para o seu perfil — aquele em que estamos com bastante energia (e bom humor!), podendo ser tanto de dia, quanto de noite.

Seguindo essa recomendação, além do espaço ficar impecável mais rápido, você dificilmente sentirá cansaço ao executar as atividades, tornando a sua rotina de organização bem mais agradável.

Higienize os seus pertences

Quando o assunto é dicas de organização do lar, há quem imagine que estamos falando apenas de colocar cada item em seu devido lugar. Nada disso! Esse processo também envolve outros cuidados essenciais, como é o caso da limpeza.

Ao longo dessa etapa, você precisará retirar o acúmulo de poeira dos pertences e, logo em seguida, passar um pano úmido nas superfícies. Além de fazer uma enorme diferença no resultado da sua atividade, essa tarefa é rápida e ajuda a conservar a higiene dos cômodos. Lembre-se que a poeira pode ser muito prejudicial ao nosso organismo.

Atenção: se você tem animais de estimação em casa, essa atenção precisará ser redobrada. O motivo? Por conta dos peludos, esses espaços exigem uma limpeza mais intensa, sempre utilizando os produtos certos para essa finalidade. Desinfetante e aspirador de pó costumam estar no topo da lista.

Invista em acessórios

Existem vários acessórios que podem ser usados durante a organização do lar. São utensílios simples, porém, extremamente eficientes e que conseguem causar verdadeiras melhorias durante essa missão. Aqui, destacamos as caixas organizadoras, que podem ser encontradas em diferentes estilos, combinando com uma decoração moderna ou mais tradicional.

Ao usá-las, será mais simples deixar o seu guarda-roupa em dia, já que você conseguirá separar os seus pertences por categoria. Também existem os tradicionais cabides de roupa, os cabides de acessórios e gravatas, as colmeias para sapatos, os organizadores de gavetas e, claro, as etiquetas.

A importância de tornar a tarefa agradável

Você sabia que arrumar a casa não precisa ser algo ruim? Pelo contrário! Uma das nossas principais dicas de organização do lar é fazer com que essa atividade seja mais agradável. Basta colocar uma música animada no ambiente enquanto executa essa função. Considere, também, se dar algumas recompensas após a finalização de cada etapa.

Conseguiu limpar os cômodos do dia? Ótimo! Então, agora você já poderá encontrar os amigos por meio daquela videochamada, ou fazer um mini spa dentro de casa. Dessa forma, o tempo passará mais rápido, enquanto o seu espaço estará limpinho e acolhedor.

E não termina por aí. Acredite ou não, essa pode ser uma ótima motivação para se aproximar da família. Considere, por exemplo, delegar tarefas para que todos participem da organização do lar e você não se sinta sobrecarregada. Com 15 minutos diários, já é possível alcançar um bom resultado — sem que alguém se estresse ou comprometa outras atividades da agenda. Pense nisso!

Esperamos que, após essas dicas de organização do lar, você tenha aprendido como encarar a quarentena de uma forma diferente. Siga as nossas recomendações e, em pouco tempo, será possível aproveitar inúmeras vantagens, como ter os espaços bem-arrumados e confortáveis, mais disposição e a possibilidade de se aproximar de quem mais ama.

Gostou deste conteúdo e deseja continuar se aprofundando nesse universo? Veja também o nosso post sobre automação residencial. É rápido e vale a pena!

Você também pode gostar