Arquitetura e Design

Decoração moderna: perspectivas diferentes para você criar ambientes perfeitos

20/05/2019
dicas-decoracao-moderna

Por muito esforço humano, as tecnologias evoluíram consideravelmente nas últimas décadas. O que antes era só imaginação, como conviver com robôs e andar em carros elétricos, agora é uma realidade.

Mas talvez isso ainda parece longe do alcance de muitos. Contudo, sonhar ainda é permitido. Pois as pessoas podem usar a decoração para mudar os espaços em que moram e, assim, se sentirem mais parte desse progresso!

Por que ter uma casa com decoração moderna?

Ter uma casa com um tratamento de interiores mais moderno é o desejo de muitos atualmente. Eles acreditam na ideia de que um imóvel assim seria mais prático e confortável.

E, de fato, isso pode ser mesmo verdade. Porém, a questão vai muito além das facilidades que se pode ter no dia-a-dia e os benefícios para a saúde. Ter uma residência com personalidade também é uma declaração de predileção por um estilo!

Agora, que estilo seria esse? Que perfil de pessoas o apreciaria? Bem, aqueles que gostam de tudo que é bom e novo – e que podem pagar por isso -, geralmente são os mesmos que pedem aos designers a decoração mais moderna possível para casa.

Eles não poupam esforços para deixar seu imóvel perfeito em termos de tecnologia. Querem móveis com multi funções, revestimentos mais resistentes, e equipamentos potentes.

Residência com decoração moderna é, para o mercado, sinônimo de luxo e sofisticação. Imóveis assim costumam ser altamente valorizados – por isso seu preço de compra é sempre elevado.

Eles têm uma estética diferente. Todos os seus ambientes apresentam um visual mais atrativo e requintado. Não necessariamente precisam ser “high tech”, claro. Porém, na maioria das vezes, o são. Isso vai depender das escolhas do proprietário!

Como é classificada a decoração de interiores moderna?

Ambientes com decoração moderna sempre apresentam um bom planejamento de layout. Seus móveis têm acabamento impecável. A iluminação natural e artificial é adequada.

Elementos lisos e estampados, planos e texturizados, são colocados lado-a-lado; mas, há um equilíbrio, nada é anulado ou se sobressai demais. E em cada canto veem-se os recursos tecnológicos mais recentes sendo empregados. Sente-se o futuro chegando!

Obviamente, não quer dizer que uma decoração para ser considerada moderna tenha que ser composta somente de itens caros e refinados.

Um visual bem atual pode ser alcançado também com itens mais simples – a experiência e a criatividade de um arquiteto ou designer ajuda bastante numa hora dessas.

Existem propostas de decoração que apenas possuem um visual moderno, mas que são montadas com base em outro estilo. E há imóveis modernos repletos de peças rústicas e vintages. Só que essa nem sempre é a primeira possibilidade que se passa na cabeça das pessoas.

O que se pode dizer por hora é que a estética de um imóvel tende a ficar bem mais atraente com algumas oposições.

Por exemplo, antigo e novo, claro e escuro, liso e rugoso, opaco e brilho, natural e artificial. Combina bem com a contemporaneidade!

Como montar uma decoração moderna para a casa?

Você até pode ter a intenção de possuir uma casa de visual moderno. Mas vale entender que, antes, deve saber com qual estilo de moderno que se identifica mais – clean, industrial, escandinavo, high tech, etc. Para conhecer as possibilidades, recomenda-se que procure um projetista.

O arquiteto ou designer responsável pelo planejamento da decoração é que traçará alguns modelos de layout para tal imóvel. É imprescindível que ele estude o gosto e as necessidades de seu cliente.

Talvez você queira ter em casa home theater, uma lareira a gás, forno elétrico, luzes de LED e mais opções que as tecnologias dão para o conforto do lar. Imagine o que fazer!

Decorações modernas geralmente são montadas em tons neutros e linhas retas. São utilizados muitos materiais diferentes de acabamento, como carpetes de madeira, tijolos aparentes, aço inox, cimento queimado e até ladrilho hidráulico.

Vê-se ainda, sempre que possível, o uso de peças assinadas por artistas renomados ou criadas por artesãos habilidosos. A essência dessas criações é a ousadia!

Saiba que se você quer atingir o mesmo grau de beleza em sua casa, precisa investigar como criar nos ambientes o mesmo efeito “uou”. Decorações modernas são incríveis mesmo.

Elas trabalham com o inesperado, deixam as pessoas sempre surpresas com as possibilidades. Tudo tem uma função, um sentido – nada é colocado por acaso nos cômodos. E percebe-se o esforço para fazer algo único, personalizado, e de qualidade.

Agora é sua vez de criar uma decoração realmente moderna em seu imóvel. Siga nossas dicas e reveja as imagens apresentadas neste texto como fonte de inspiração.

Estas dicas de decoração moderna foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar