fbpx
ART & DESIGN

Digitalização no design de interiores: como aproveitar dessas tendências?

18/09/2020
digitalização do design de interiores

Que tal aproveitar o seu tempo livre para entender melhor sobre a digitalização no design de interiores? Isso mesmo! Com o avanço da tecnologia, vários nichos do mercado passaram por uma significativa modernização, sendo a área de arquitetura e decoração um deles.

Agora, tanto os profissionais que atuam no ramo, quanto os indivíduos interessados no assunto, podem aproveitar inúmeros recursos para transformar ambientes de um jeito mais simples, prático e atualizado.

Um exemplo disso são os aplicativos que permitem experimentar, por meio de uma simples foto, como ficaria o resultado de uma tinta ou papel de parede em um determinado cômodo. Tudo isso sem que você precise realizar grandes reformas ou bagunças pela casa.

Certamente, o tema é pra lá de interessante. E, justamente por isso, resolvemos abordá-lo um pouco neste post. Para entender as tendências e ficar por dentro desse segmento, continue acompanhando a leitura e descubra como esse cenário avançou nos últimos anos!

Os avanços da tecnologia no design de interiores

Pode até não parecer, mas nem sempre a tecnologia e o design de interiores caminharam lado a lado. Tal acontecimento se deu recentemente, após o surgimento de certas ferramentas, sendo o computador e a internet algumas delas.

Nos últimos tempos, a forma de pensar e executar o design foi passando por certas adaptações. Graças aos avanços tecnológicos obtidos, os profissionais da área também conquistaram mais liberdade para criar, elaborar projetos e desenvolver novos recursos, criando assim, um ciclo sem fim de inovação.

Inclusive, ao falarmos sobre tecnologia e design, podemos evidenciar determinados pontos em comum e que resultam em benefícios para ambas as áreas. Abaixo destacamos os principais deles. Veja:

  • mais segurança na manipulação dados;
  • a possibilidade de trabalhar remotamente, sem exigir a presença de todos os envolvidos no projeto;
  • desenvolvimento de programas e ferramentas que facilitam a realização de atividades diversas;
  • avanço das chamadas tecnologias móveis, onde os profissionais podem trabalhar 24 horas por dia, de onde quiserem etc.

Aqui, também não podemos esquecer que, nesse novo cenário, foi criado o conceito de design thinking — onde a tecnologia e o design andam sempre juntos. Nessa abordagem, os especialistas procuram soluções no mercado para solucionar problemas de um modo mais ousado e sempre de olho no futuro.

As novas necessidades para decoração de ambientes

Quando falamos sobre a digitalização no design de interiores, podemos dizer que existem várias novidades pautando o setor. São tendências que surgiram com o intuito de suprir as necessidades da sociedade e, em alguns casos, até do meio ambiente, com o objetivo de facilitar a nossa vida, otimizar os processos e reduzir ao máximo os desperdícios.

Aplicativos exclusivos

Na internet, é possível encontrar vários apps interessantes — alguns, até mesmo, gratuitos. Tais plataformas ajudam o usuário a tirar as medidas dos cômodos, visualizar os móveis presentes no local em diferentes disposições ou, simplesmente, calcular as alturas, sem que haja a necessidade de adquirir produtos novos ou gastar dinheiro sem necessidade.

Realidade aumentada

Seguindo a mesma linha, podemos destacar as versões de realidade aumentada, muito utilizadas por profissionais do ramo varejista e imobiliário. Com esses recursos, é possível ter uma ampla visualização do espaço, visitar unidades de modo remoto e saber, com riqueza de detalhes, como elas ficariam após a execução de um projeto.

Por exemplo: se você está em dúvida entre uma decoração vintage ou tropicalista, basta que um profissional crie dois projetos e, em seguida, ofereça as plantas digitalizadas para a sua visualização. Assim, ficará mais fácil compreender qual das opções se encaixa em seu gosto e lifestyle.

Impressão 3D

A chamada impressão 3D é uma tecnologia que permite a criação de formas que, até então, eram muito difíceis de serem criadas. Desta vez, porém, elas podem ser desenvolvidas de um modo simplificado, resultando em peças reais e cada vez mais personalizadas. Esse é o caso de móveis com projetos exclusivos, assim como os utensílios de cozinha e demais elementos presentes em uma decoração sensorial.

Plataformas de inspiração

Ainda não podemos esquecer dos inúmeros sites e plataformas que compartilham fotografias de decoração, assim como projetos com foco em edificações.

Um dos mais famosos, é o Pinterest, onde é possível encontrar moodboards, além de trabalhos de profissionais renomados no ramo do design de interiores e da arquitetura, servindo como verdadeiros pontos de partida para moradores que desejam renovar um lar, mas ainda não possuem uma referência para seguir.

A importância de um profissional especializado

Antes de finalizar, é válido ter em mente a importância de contar com os serviços de um profissional da área — o designer de interiores.

Com esse especialista ao seu lado, será possível tornar todo e qualquer projeto de ambientação mais otimizado, desde uma simples reforma, até obras elaboradas. Existem muitos benefícios ao contratar um profissional como este, sendo eles:

  • economia e otimização: o designer de interiores vai planejar o layout do espaço, aproveitar o ambiente de acordo com as necessidades dos moradores e, inclusive, poupar os recursos financeiros, promovendo menos despesas para o seu bolso;
  • acompanhamento: o profissional se tornará o responsável por acompanhar o andamento das obras, poupando o cliente de perder tempo durante a execução — esse cuidado ainda é ótimo para garantir uma boa qualidade e a satisfação na entrega;
  • valorização: somente com a expertise de um profissional experiente será possível visualizar as potencialidades de um espaço e aproveitá-las da melhor maneira — com esse trabalho, o designer de interiores conseguirá utilizar questões estéticas e funcionais para tornar o seu imóvel exclusivo e preparado para o seu dia a dia.

Viu só? Com essas informações, esperamos que você tenha se informado melhor a respeito da digitalização no design de interiores e como essa tendência é capaz de proporcionar melhorias incríveis para os seus ambientes.

Lembre-se de sempre escolher um profissional renomado no assunto, além de pesquisar bastante por referências antes de começar qualquer ambientação em um cômodo. Assim, ficará mais fácil realizar uma transformação e deixar o local da maneira desejada.

E caso tenha gostado do post, aproveite para compartilhar o link nas redes sociais e manter os seus amigos por dentro do assunto. Eles vão adorar!

Você também pode gostar

Leave a Comment