fbpx

É hora de integrar os espaços

Os ambientes integrados estão cada vez mais em alta no mundo da arquitetura e do design de interiores. Isso porque eles oferecem muita praticidade e funcionalidade, além de contribuírem com uma decoração mais sofisticada, moderna e despojada.

Esse tipo de organização dos espaços surgiu com os lofts, que são galpões industriais inutilizados, que se transformaram em ateliês, estúdios e até mesmo residências. Eles ficaram famosos em Nova York, pois eram uma opção mais barata mas com espaços maiores.

Hoje em dia, os ambientes integrados caíram no gosto dos projetos de engenharia e arquitetura. Tanto que muitas casas ou apartamentos já são construídos sem o compartimento de cômodos, sendo possível personalizar o espaço com maior liberdade.

Mas como criar ambientes integrados? Ao longo do artigo de hoje, conheça algumas dicas que vão te ajudar a planejar a sua casa!

Integração com a cozinha

A integração da cozinha com alguns ambientes, em especial a sala de estar ou jantar, é a opção mais popular nas residências. Antigamente, a decoração deixava a cozinha mais escondida, só que hoje ela tem um lugar de destaque na casa.

Quando a cozinha é integrada a outros ambientes, os moradores têm a oportunidade de interagirem com mais fluidez entre si e com os visitantes – ainda mais quando você convida alguém para um jantar. Assim, enquanto prepara a refeição, você pode conversar com seus amigos ou familiares.

Para delimitar os cômodos, você pode usar a própria decoração, com o uso de tapetes, móveis modulados, pintura e revestimentos da parede. Outra opção é instalar uma parede falsa, feita de cobogós, que confere um charme à sua casa.

No entanto, para que a integração dos ambientes seja eficiente, é fundamental que os cômodos conversem entre si. Ou seja: precisam acompanhar o mesmo estilo.

Sendo assim, ao optar por uma decoração mais retrô na sua cozinha, o mesmo design deve ser seguido na sala de estar, por exemplo. E a cozinha também pode estar integrada a outras áreas, como a lavanderia ou um espaço gourmet. 

Para quem tem um jardim, uma boa alternativa é isolar o ambiente com uma porta de vidro, pois é possível conservar a integração visual e, ao mesmo tempo, proteger a cozinha das variações climáticas.

Integração com os quartos

No caso dos quartos, a integração pode ser realizada com um banheiro, closet ou escritório. Vale considerar que esse é um cômodo privativo, portanto é necessário manter um certo nível de privacidade.

Aqui a dica é investir em armários planejados para quarto, que ajudam a propiciar esse sentimento de integração, principalmente no caso dos escritórios. Assim dá para isolar um pouco esse espaço, por meio de portas de correr ou estantes.

Além disso, os móveis planejados contribuem com a funcionalidade do cômodo melhorando o aproveitamento de espaços e a organização do local. Caso você queira mais privacidade, é possível instalar paredes falsas ou portas de vidro.

Integração com a sala

A sala é um ambiente que pode se integrar com vários cômodos da sua casa. Inclusive, quem investe em automação residencial pode aproveitar os recursos tecnológicos para mais de um espaço.

Algumas opções de integração da sala são:

  • Com a cozinha;
  • Com a área gourmet;
  • Com os jardins;
  • Com a sacada.

Porém, vale ressaltar que, em alguns casos, é melhor optar pelo fechamento de vidro, mantendo a integração visual, mas evitando que as variações climáticas, como chuvas e os ventos fortes, possam prejudicar a sala.

Além disso, o fechamento em vidro contribui para a manutenção da limpeza da sua casa e protege a sua família. Assim, caso você tenha uma criança em casa ou um pet, essa separação evita acidentes, como quedas da sacada.

Integração é a tendência

Os ambientes integrados se tornaram os “queridinhos” da arquitetura e do design de interiores. Muito disso é devido à funcionalidade e praticidade que esses espaços oferecem, além de causarem a impressão de uma casa mais ampla.

O artigo de hoje trouxe algumas opções para você investir na integração dos cômodos. Assim, fica mais fácil visualizar um projeto de decoração adequado às suas necessidades.

Mas para criar um ambiente integrado esteticamente agradável, sofisticado e organizado, é necessário contar com o auxílio de um profissional. Afinal de contas, o planejamento é a chave para ter um local amplo, mas sem prejudicar a privacidade dos moradores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.