Seu Imóvel

Efeito das cores: entenda o efeito das cores nas emoções

26/11/2019
Efeito das cores

Você já entrou em um lugar e se sentiu muito bem? Ou então parecia que estava se sentindo mal?

Isso pode ter acontecido por conta das cores aplicadas naquele ambiente. Existe uma ciência que explica o efeito das cores no nosso psicológico: a cromoterapia. 

É bem interessante entender um pouco sobre a influência das cores na nossa mente antes de decidir os tons que você irá usar para a decoração do seu apartamento. 

Por isso, viemos explicar o significado de cada cor no ambiente e dar algumas características de cada tom. Vamos lá?

Azul 

O azul é uma cor que remete a confiança, calma, segurança, profundidade, estabilidade, sucesso, saúde e cura. 

O tom gera reflexão e contemplação no dia a dia. Também retarda o metabolismo, tem efeito calmante e diminui a pressão arterial.

Os azuis não são indicados para predominar na cozinha e nem em ambientes sociais, como o living, por exemplo. A cor pode causar redução no apetite e por ser um tom frio, demonstra indiferença emocional. 

Vermelho

O vermelho é uma cor cheia de intensidade, impacto e visibilidade. É relacionada a emoções fortes, sobrevivência e prende bastante a atenção. 

Quem nunca assistiu um filme ou desenho onde tinha um botão vermelho que o personagem principal deveria ou não apertar? 

O botão tem essa cor porque o vermelho é associado a liderança, coragem, energia, perigo, força, poder, desejo, amor e virilidade. 

A cor também aumenta a pressão arterial. Diferente do azul, pode acelerar o metabolismo e a taxa de respiração. É um tom que estimula o apetite. 

Independente do ambiente, o vermelho não deve ser usado em excesso, pois é muito estimulante. 

Evite colocar o vermelho em locais onde você precisa de tranquilidade. Também não é legal usar em espaços de lazer, porque a cor remete ao perigo. 

Amarelo 

É a cor mais energizante. É frequentemente relacionada ao sol e a alimentação, mas também remete a energia, estímulo, aquecimento, alegria, otimismo, esperança e espontaneidade. 

Por ter essas características, o amarelo tende a aumentar a pressão sanguínea. Também estimula o lado racional do cérebro e traz clareza, ajudando na tomada de decisão. Transmite transparência em conversas e negociações. 

Se você quer ter um ar mais estável, seguro e sério nos ambientes do apartamento, o amarelo não é a cor mais indicada. 

Verde

Facilmente identificamos o verde como algo da natureza, o siga em frente do semáforo ou a indicação de que tudo está bem. A cor está relacionado ao afeto, conexão emocional e julgamento social. 

Remete a vitalidade, frescor, harmonia, fertilidade, renovação, abundância, segurança e dinheiro.

Causa um efeito relaxante nos olhos, além de ponderação e coerência no dia a dia. Por ser a junção da cor racional azul e emocional amarelo, ele cria um equilíbrio e balanceia as emoções. 

Não é indicado para ambientes onde você quer transmitir luxo e glamour. 

Laranja

O laranja é uma cor que estimula os sentidos. Dá força emocional, abre o apetite e ajuda a inibir dores. Também pode incentivar atitudes impulsivas. 

Além do impulso e estímulo, a cor também é relacionada a amizade, entusiasmo, fascínio, alegria, criatividade, determinação, atração, sucesso e encorajamento. 

Assim como o amarelo, estimula a atividade cerebral e pode aumentar o nível de oxigênio para essa área. Favorece a comunicação e ajuda a enxergar o lado bom das coisas. Dá a sensação de calor. 

Se você costuma fazer dietas, não abuse do laranja na decoração do apartamento. Também não é recomendável usar nos ambientes de lazer. 

Roxo 

Preferida entre as crianças e adolescentes, o roxo é associado a sabedoria, independência, criatividade, arte, cultura, riqueza, extravagância, otimismo, realeza, espiritualidade, mistério e magia. 

Da mesma forma que o verde, o roxo une a energia do vermelho e a tranquilidade do azul, incentivando o pensamento abstrato, a imaginação e a criatividade. 

Evite colocar em ambientes onde você quer transmitir seriedade, como um home office, por exemplo. 

Precisa de mais dicas para a decoração dos ambientes do apartamento? Acesse o Blog da Decorati, Instagram e Facebook e tire todas as suas dúvidas!

Você também pode gostar