fbpx
Seu Imóvel

Como inserir elementos artesanais em uma decoração moderna?

14/04/2020
elementos artesanais

Os elementos artesanais são ótimos aliados na decoração moderna, sendo possível unir vários objetos feitos manualmente, em conjunto com os mais variados estilos.

Além de deixar o ambiente com uma estética agradável, o artesanato também é capaz de personalizar o espaço de acordo com a preferência de seus moradores ou proprietários, conferindo um aspecto único e singular.

Vale ressaltar também que, muitas pessoas consideram os elementos artesanais como algo rústico e os veem como algo antagônico ao moderno. 

Porém, há muitos estilos de artesanato e, mesmo quando rústicos, se colocados de maneira correta, são capazes de deixar o espaço mais aconchegante e leve.

O artigo de hoje vai falar justamente sobre isso e mostrar como inserir elementos artesanais em uma decoração moderna.

Quer saber mais? Então, continue a leitura!

1 – Respeite a paleta de cores da casa

Para a inserção de artesanato, a recomendação é manter a paleta de cores, usando objetos com tonalidades que dialoguem com o restante do ambiente, seja de forma contrastante ou complementar.

Por isso, se você deseja decorar, veja bem quais são as cores que compõem o espaço da sua casa. Importante destacar que essas tonalidades também são responsáveis por estabelecer o clima dos cômodos da casa.

Ou seja, as cores são as responsáveis pela transmissão de sensações. Por isso, é preciso escolher bem quais serão as cores de cada local, a fim de proporcionar um espaço aconchegante para os moradores e visitantes.

Aqui vão alguns exemplos:

  • Branco: pureza, limpeza, amplitude e claridade;
  • Cinza: equilíbrio, autocontrole e elegância;
  • Marrom: estabilidade, conforto, clima rústico;
  • Laranja: criatividade, comunicação e apetite;
  • Amarelo: luminosidade, energia e otimismo;
  • Verde: prosperidade, saúde e natureza;
  • Azul: serenidade, tranquilidade, harmonia e segurança;
  • Rosa: delicadeza, romantismo e felicidade.

Vale dizer que, para elementos decorativos elegantes, a cor preta é indicada para pontos de contraste, bem como os objetos de madeira para a composição conjunta com a paleta de cores na tonalidade marrom.

O manual sobre personalização da construtoraPowered by Rock Convert

Além disso, é possível combinar cores quentes e frias, desde que o uso seja feito com parcimônia e equilíbrio.

2 – Opte por trabalhos artesanais com acabamento detalhado

A decoração moderna pede objetos decorativos com acabamentos detalhados. Dependendo do estilo, isso quer dizer uma forma reta, geométrica e livre de adornos, como é o caso da decoração minimalista.

O minimalismo surgiu por volta da década de 1960, a partir de uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos, que se preocupam em usar somente elementos fundamentais como base de expressão.

No caso da decoração em conjunto com elementos artesanais, é necessário pensar em objetos funcionais, como uma mesa de aço, que servirá aos moradores e também pode funcionar como elemento decorativo artesanal.

Isso porque o móvel respeita o estilo, com padrões retilíneos, livre de ornamentos e que, ao mesmo tempo, proporciona uma organização do ambiente muito mais limpa, sem exageros.

Outro tipo de decoração moderna é a industrial, que utiliza elementos próprios das grandes fábricas para compor os ambientes.

Esse estilo é mais ousado, mas cabe muito bem em espaços que desejam inovar e, ainda, investir em elementos artesanais de fácil produção, como restaurar uma pia para cozinha industrial, por exemplo.

Em ambas decorações, a minimalista e a industrial, além de possibilitarem muitas formas de inserir artesanatos, também ajudam os moradores a reduzir custos com aquisição de ornamentos, uma vez que é possível aproveitar vários tipos de materiais e objetos.

3 – Mescle objetos artesanais com não artesanais

Outra maneira de inserir o artesanato em uma decoração moderna é mesclar os objetos artesanais com não artesanais. Isso cria contrastes, em um visual atrativo, criativo e diferenciado.

Assim, quem deseja fazer artesanato pode procurar uma serralheria para o corte de materiais e, ao mesmo tempo, adquirir artigos de lojas, sem perder a estética da casa.

No entanto, vale a pena ter equilíbrio. O exagero de ornamentos pode tornar o ambiente pesado e comprometer a beleza do local – e isso vale tanto para os objetos artesanais quanto não artesanais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Design Base, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre casa e construção.

Você também pode gostar