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LIFESTYLE

Como equilibrar a sua produtividade e praticar o autocuidado

28/05/2020
equilibrar a sua produtividade e praticar o autocuidado

O estímulo à produtividade, organização, realização de cursos online, exercícios físicos e a manutenção de outras atividades em casa, são um incentivo para quem está praticando o isolamento social, devido à pandemia do Covid-19. 

No entanto, essas recomendações tomaram uma proporção muito maior e excessiva, algo que pode prejudicar a saúde mental.

Por isso, é importante filtrar as tarefas possíveis de serem executadas, isto é, manter uma boa produtividade na execução das tarefas, sem deixar de lado o autocuidado. 

Afinal de contas, estamos vivendo um período de crise mundial, em que nos deparamos com muitos conflitos externos e internos.

Sendo assim, o equilíbrio é fundamental, ainda mais para lidar com a angústia, ansiedade, ao mesmo tempo em que é preciso executar as tarefas essenciais (como trabalho, afazeres domésticos, entre outros).

O artigo de hoje vai dar algumas dicas de como equilibrar a sua produtividade e praticar o autocuidado em momentos de pandemia. Acompanhe a leitura!

1 – Priorize qualidade, não quantidade

Mesmo com a intensa cobrança para fazermos algo durante o isolamento social, o melhor é priorizar a qualidade das atividades, não a quantidade.

Essa recomendação já é uma velha conhecida dentro das empresas de medicina do trabalho, visto que é muito melhor entregar algo bem feito, ao invés de realizar uma série de tarefas, porém de má qualidade.

Caso você esteja trabalhando em casa, na modalidade home office, estabeleça as principais metas do dia, em conjunto com a sua equipe, e foque na execução dessas tarefas. Não fique preocupado em realizar algo além, caso não esteja com disposição.

É importante escolher poucas atividades e tarefas que façam sentido para você, bem como condizem com a sua realidade.

2 – Organize a sua rotina

Mesmo em casa, não ficamos parado. Sempre temos que realizar alguma atividade, como trabalhar, dar atenção aos afazeres, doméstico, estudar, etc. 

Em tempos de isolamento, essas tarefas são ainda maiores, principalmente com todos os moradores em casa.

Por conta disso, é importante organizar a sua rotina, para que você possa manter a produtividade e praticar o autocuidado nos momentos oportunos.

Por exemplo, caso você tenha aparelhos de pilates em casa, é interessante estabelecer um momento para a prática da atividade física (após o expediente, para quem trabalha). 

Os períodos de lazer e distração também devem entrar na rotina, nos horários em que você estiver livre.

Caso você estiver executando alguma atividade, como estudos ou trabalho, é recomendável:

  • Evitar distrações, como TV e redes sociais;
  • Ter um local adequado para trabalhar;
  • Avisar os familiares e moradores sobre seu horário;
  • Procurar móveis confortáveis.

Neste último aspecto, pode ser interessante fazer uma reforma de poltrona, para manter a sua produtividade e ter autocuidado, afinal, o uso de equipamentos inadequados pode provocar dores pela má postura.

3 – Priorize o seu sono

Em tempos de pandemia, somos inundados de informações, notícias e conteúdo diversos.. Isso pode atacar a nossa ansiedade e nos deixar ainda mais estressados, já que temos que lidar com um misto de sentimentos.

Por conta disso, é importante priorizar os momentos de descanso, principalmente a hora de dormir. 

O ideal é evitar assistir TV, usar as redes sociais ou buscar notícias antes de dormir. Dê preferência para programas de entretenimento, ou busque meditar e ter um tempo de relaxamento.

Se for necessário, procure produtos naturais, que possam oferecer elementos para aromaterapia, que também ajudam a conter a ansiedade.

Caso você esteja precisando de uma ajuda profissional, pois notou um grande sofrimento com distúrbios do sono, busque por terapia online e grupos de suporte.

4 – Pratique o alongamento físico

A prática de exercícios físicos é fundamental em todos os momentos da vida, já que a movimentação do corpo ajuda no controle de doenças crônicas, entre outros problemas resultantes do sedentarismo.

No entanto, em época de isolamento social, nem sempre temos o ânimo necessário ou espaço suficiente para treinarmos sozinhos. Uma alternativa é buscar por atividades mais simples, como o alongamento.

Além de ser um ótimo exercício para flexibilidade e consciência corporal, o alongamento também reduz o encurtamento muscular, melhora a circulação e a postura, diminui as tensões e nódulos musculares que provocam dor.

Ademais, o alongamento contribui para o estado de relaxamento, diminuindo a ansiedade, o estresse e a depressão.

Conclusão

Tempos de crise, como a pandemia do Covid-19, requerem uma atenção maior ao autocuidado. 

Porém, não se pode deixar de lado a produtividade, ainda mais quando temos que realizar as tarefas obrigatórias.

Com simples hábitos, você pode conseguir o equilíbrio necessário para manter a produtividade e cuidar da sua saúde mental, tão importante quanto os cuidados com o corpo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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