Arquitetura e DesignSeu Imóvel

4 dicas de como conseguir mais espaço em apartamentos

31/10/2018

Atualmente, a vida nas grandes cidades está mais corrida e o metro quadrado territorial bastante valorizado.

Morar em casas e apartamentos maiores é um privilégio que poucos têm. Como o tempo é curto, alguns optam por morar em imóveis menores. Assim fica mais fácil manter a manutenção, a limpeza, a organização e a decoração dos espaços em dia.

Habitar residências de poucas dimensões tem dessas vantagens. Porém, ambientes pequenos também podem se tornar uma enorme dor de cabeça para arquitetos e designers.

Uma questão preocupa, por exemplo, é como aproveitar melhor todo o espaço limitado dos ambientes.  Sabe-se que, no final, cada centímetro ignorado ou mal utilizado da casa fará uma falta.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como você pode fazer para aproveitar melhor cada espaço de sua casa ou apartamento. Assim, os ambientes da sua casa podem ficar mais bem mais funcionais, práticos e espaçosos.

Tetriz Arquitetura e Interiores

4 dicas para ampliar o espaço no seu apartamento

#1 Repense seus móveis

A primeira medida para conseguir mais espaço dentro de casa é avaliar tudo aquilo que você já possui, contando móveis e objetos de decoração. Será que esse montante é mesmo necessário?

Será que cada item é realmente útil de acordo com a sua rotina? Será que não tem coisa demais ou coisa de tamanho exagerado? Talvez seja o momento certo para descartes e doações!

Décio Navarro

Qualquer pequena mudança na decoração pode alterar a percepção das pessoas quanto aos ambientes. Basta trocar uma única peça de lugar para que todo o cenário pareça mais amplo e confortável. E se o dono do imóvel não tem a menor ideia de como realizar as alterações, ele pode pedir a ajuda de um especialista, como um personal organizer.

Andrea Teixeira & Fernanda Negrelli

Certamente, a primeira coisa que o profissional vai lhe dizer é para evitar os móveis grandes e pesados. Depois, para dar preferência a peças pequenas, leves, modulares, flexíveis e até – quando for possível – transparentes.

Tudo é uma questão de sensação. Se a pessoa sente que a circulação de sua casa está atravancada é porque algo está, de fato, errado. A circulação de rotina precisa ficar sempre liberada!

Na área de estar, por exemplo, todo o jogo de estofado precisa ter um tamanho condizente com o espaço disponível. Quanto mais próximo das paredes ele puder ficar melhor. Também o aparelho de TV, embutido em um painel. Assim pode-se liberar a área central da sala para outros móveis. No meio, por exemplo, ao invés de uma mesa de centro, porque não um puff para apoiar os pés?

Gabriela Herde

Numa casa de metragem reduzida todo espaço deve ser bem utilizado. Isso inclui o que há acima da linha dos olhos. Na parte de cima das paredes pode haver muitos nichos e prateleiras, com livros, CDs e objetos de decoração. Essa regra vale até mesmo para a cozinha, onde é possível montar uma torre com o forno e o microondas embutidos. É assim, todo espaço deve ser tomado! Mas, cuidado com os exageros!

Semíramis Alice Arquitetura & Design

#2 Repense as cores e revestimentos

Ambientes compactos combinam melhor com cores claras – escuras dão sensação de que o espaço é menor e pouco iluminado. Use e abuse dos tons neutros e off-white, tanto nas paredes quanto no chão e no teto – ajuda a reforçar a ideia de união dos espaços havendo homogeneidade.

Claro que nem tudo precisa ficar igual. Pense numa cor predominante e vá adicionando toques vibrantes por meio da decoração.

Semíramis Alice Arquitetura & Design

#3 Adicione itens à decoração

Na primeira etapa você descartou tudo que não tinha mais utilidade na casa. Agora que ficou apenas o essencial nos ambientes, é possível acrescentar itens novos à decoração. Espelhos, por exemplo, são ótimos para dar uma sensação de amplitude. E os bibelôs em materiais transparentes além de ornar podem, ao mesmo tempo, ajudar a reduzir as barreiras visuais.

Ingrid Rosien Nichols

#4 Mexa na a arquitetura da casa

Mexer com decoração é a forma mais simples e econômica de mudar o visual de uma casa. Mas, quando se trata de ampliar o espaço dos ambientes, às vezes é preciso interferir também na arquitetura.

 

Fernanda Azevedo Mancini

Integrar cozinha com sala é a solução mais adotada pela maioria das pessoas donas de apartamentos. Só que nem sempre isso é possível. A assessoria de um engenheiro estrutural é que vai confirmar.

Studio Scatena Arquitetura

Por ter certas paredes eliminadas, sua casa terá a circulação facilitada e os espaços exíguos parecerão maiores.

Outra coisa que o profissional habilitado pode fazer por você é ampliar os vãos de portas e janelas, melhorando a iluminação natural e dando mais amplitude aos ambientes.

Laura Santos e MODI Arquitetura e Interiores

Tanto com mudanças na decoração como com pequenas reformas é possível ampliar os espaços de apartamentos compactos. Por isso, analise essas sugestões com calma e veja qual delas pode ser usada em sua casa.

Estas dicas de decoração para ampliar espaços em apartamentos foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar