Arquitetura e Design

Espelho veneziano: conheça essa peça muito usada na decoração e saiba como usá-la

24/02/2019
Espelho veneziano: conheça essa peça muito usada na decoração e saiba como usá-la

Acredita-se que, há milênios atrás, os egípcios tenham inventado o espelho utilizando metais polidos, areia e pedras. Mas, foi o espelho fabricado pelos venezianos que ganhou fama, no final do século XII.

Da sua técnica, com composição de camadas finas refletoras, fez surgir lindas peças de decoração para casa. Algumas foram consideradas como joias; ditaram tendências e nunca saíram de moda.

Se você está pensando em decorar a casa com espelhos, aposte no espelho veneziano!

 

O surgimento dos espelhos venezianos

O espelho tipo veneziano surgiu, obviamente, em Veneza, no século XIV. Na época, a peça era bastante cara – tão quanto uma obra de um artista renomado, como Michelangelo ou Rafael.

Não é à toa que o Rei Luis XIV da França quis construir, mais tarde, uma sala cheio delas em seu Palácio de Versalhes. Originais da época ainda podem ser visto em museus como o Louvre, de Paris.

Mas não são somente colecionadores que podem adquirir um espelho veneziano. Claro que uma peça autêntica é muito difícil de encontrar – talvez apenas em antiquários e leilões exclusivos.

Acontece que, se você tem um desejo imenso de ter um objeto assim de decoração em casa, não é preciso desistir da compra. Existem empresas que estão fabricando reproduções excelentes.

O espelho veneziano clássico tem suas características particulares inconfundíveis. E as empresas que produzem artigos para casa estão aprimorando suas tecnologias para criar cópias bastante semelhantes – e até ainda mais criativas -, não se distanciando muito do modelo de design original.

A vantagem dessas peças é poder “brincar” um pouco com os desenhos, materiais e acabamentos dos modelos.

Observe as imagens apresentadas neste texto! Elas mostram muitos exemplos diferentes de espelhos venezianos. Nenhum deles é original – e, provavelmente, não foram fabricados em Veneza. Porém, todos são muito bonitos.

Alguns são mais largos. Outros são mais compridos. Tem os com moldura. E também os sem moldura. Afinal como era o modelo original? Saiba no tópico a seguir!

As características do espelho veneziano autêntico

O espelho veneziano, quando surgiu, era um artigo de decoração totalmente diferente de tudo o que havia se visto.

Na época, já existiam outros tipos de espelhos, mas não bonitos e de boa qualidade assim, por isso é que o tal veneziano encantou tanto as pessoas. Sua moldura – remetendo ao estilo rococó – era toda trabalhada no próprio vidro. Havia linhas alongadas, arcos e muitos outros detalhes. Uma verdadeira obra de arte!

O efeito visual do espelho veneziano na decoração da casa

Por si só, os espelhos são peças capazes de transformar completamente a decoração dos ambientes. Dependendo da forma como são aplicados nas superfícies, podem dar a impressão de que os espaços são mais amplos e mais bem iluminados.

Sem dúvidas, qualquer cenário bem projetado com a utilização de espelhos fica bonito e requintado. Então, por que o espelho veneziano seria ainda mais especial?

A justificativa do fascínio de tantos nobres pelo espelho veneziano é mesmo pelas suas características peculiares. Esse tipo parece tão lindo e diferente que ressalta, logo de imediato, ao olhar.

A união de vários objetos mobiliários e ornamentais é chamada de decoração. E decoração é considerada uma arte. Mas, nesse caso, o espelho veneziano isoladamente é a arte.

 

Onde e como usar o espelho veneziano na casa

Então, conclui-se que o espelho veneziano é uma arte, mas é uma também uma peça que complementa a decoração de interiores – que também é arte.

Ele pode ser visto em propostas de arquitetura e design, inserido em diversos ambientes, como halls de entrada, lavabos, banheiros e dormitórios. Um local em que combina muito bem é sobre penteadeiras, dando um toque romântico especial a esse canto da casa.

Alguns podem se perguntar por que o espelho veneziano, que tem traços clássicos, combina tão bem com projetos de decorações contemporâneas.

É que esse mix entre antigo e novo fica interessante e tem tudo a ver com os estilos em voga na atualidade, como o ‘retrô chique’. E engana-se quem pensa que essa regra vale só para ambientes femininos. O fato é que a peça se adapta com qualquer ambiente!

Então, gostou das dicas que recebeu? Inspire-se nas imagens e comece a usar espelhos venezianos em sua decoração!

Estas dicas de decoração com espelhos venezianos foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

Você também pode gostar