Seu Imóvel

Decoração: Saiba aliar o estilo escandinavo ao minimalismo

27/01/2020
estilo escandinavo

Já faz algum tempo que o estilo escandinavo ganhou destaque nas casas brasileiras. O conceito criado na região norte da Europa migrou dos países frios da Dinamarca, Finlândia, Islândia e Noruega para chegar às terras tropicais.

Inspirado em referências nórdicas, com o uso de pisos de madeira e ambientes amplos, a tendência ganha cada vez mais o coração de quem deseja conforto, sofisticação e o principal: simplicidade.

Saiba mais sobre esse estilo e conheça como aplicar os conceitos de decoração na sua casa!

Estilo escandinavo: sofisticação e funcionalidade

estilo escandinavo

O estilo escandinavo surgiu em meados do século XX, na região o norte da Europa. Muito por conta disso, o seu nome também é conhecido como “estilo nórdico”, inspirado nos países mais frios do continente europeu.

Essa tendência de decoração ganhou notoriedade nos últimos anos, muito por conta da valorização natural do ambiente, que preza pela luminosidade natural, em conjunto com móveis funcionais. 

Além disso, o uso de paletas com cores neutras traz a sensação de conforto, aconchego e amplitude.

Mas, o grande potencial da decoração escandinava está na mescla de estilos tradicionais e minimalistas, para um ambiente personalizado e altamente sofisticado. 

Dessa maneira, pode-se perceber inúmeros conceitos modernistas da escola Bauhaus, precursora do minimalismo, em uma conjunção de decorações nórdicas.

Mas, como decorar a casa com o estilo escandinavo?

estilo escandinavo

Apesar da aparência extremamente sofisticada, o estilo escandinavo é ideal para quem quer gastar pouco com decoração. 

Isso porque a questão da simplicidade e do minimalismo é imperativo no conceito, sem a necessidade de uma grande ornamentação – e como consequência, tem-se a redução de custos.

Por exemplo, uma escada caracol metálica no estilo nórdico não precisa ser incrementada com grandes pompas, como na decoração barroca. 

Ao contrário, em conjunto com material de madeira clara, linhas retas e uma design sóbrio, é possível confeccionar uma escada minimalista, bem a la escandinava.

Estilo escandinavo combina com ambientes pequenos?

estilo escandinavo

Sim, e muito! Aliás, ele é até indicado para os pequenos espaços, como apartamentos. A mescla de cores neutras, madeira clara e a opção pelas linhas retas nos móveis dá a sensação de amplitude do local, colaborando para uma sensação de grandiosidade.

E esse sentimento deve-se muito à paleta de cores. Na decoração escandinava minimalista, as principais tonalidades são:

  • O branco, como cor base;
  • O cinza, para o interior do ambiente;
  • Os detalhes em preto, para criação de contraste;
  • O amadeirado, para sensação de conforto.

A mescla de tonalidades é capaz não só de criar um ambiente espaçoso, mas também por quebrar a monotonia do local. 

Uma pintura totalmente branca na área externa pode não ser tão aconchegante, mas experimente colocar uma cobertura em policarbonato acinzentada – o resultado é incrível!

Menos é mais… Economia!

estilo escandinavo

Além de economizar com menos ornamentos na decoração, o estilo escandinavo minimalista é ótimo para diminuir os gastos com energia elétrica.

É isso mesmo, uma maneira efetiva de ter mais iluminação natural e reduzir o uso de lâmpadas, aparelhos de ar condicionado, entre outros.

Uma das características da decoração escandinava é justamente o predomínio de ambientes iluminados naturalmente. E isso pode ser feito de maneira bem simples e fácil!

Por exemplo, quando optamos pelo envidraçamento de sacadas SP, podemos colocar um vidro altamente resistente, combinando com cores brancas e neutras na área. 

Assim, ao mesmo tempo em que ficamos protegidos contra os fortes raios UV, também usufruímos da própria luz do Sol, que entra pela sacada!

Daí o grande ditado do minimalismo “menos é mais” , emprestado de Mies Van der Rohe, faz realmente sentido.

Menos ornamentação, mais estilo!

Posso decorar toda a casa a la escandinava?

estilo escandinavo

É claro! O estilo escandinavo não está apenas reservado aos quartos, salas e áreas abertas. 

Ao contrário, muitas cozinhas planejadas adotam esse tipo de decoração, ainda mais pela questão da funcionalidade e praticidade.

Imagine cozinhar em um ambiente totalmente desorganizado e extremamente amontoado? Isso não ocorre com a decoração escandinava!

Você terá um ambiente totalmente projetado para o uso racional do espaço, com um local arejado, agradável e o com sensação de limpeza. Dá pra sentir gosto em uma cozinha assim!

Além disso, tem o custo dos materiais. Uma cozinha com conceitos minimalistas e nórdicos pode ser toda planejada com o uso de metais antiaderentes. Assim, basta contatar empresas de esquadrias de alumínio e fazer uma cotação.

Por utilizar muitos materiais naturais, não é difícil fazer um orçamento econômico. Ou seja, é o casamento perfeito para todos os cômodos da sua casa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Você também pode gostar