fbpx
CONSTRUÇÃO

Saiba o que acontece na etapa de estrutura de uma obra

01/09/2020
estrutura de obra

Quando você assina um contrato de compra e venda de um imóvel na planta, já fica na expectativa para a finalização da construção, e principalmente, para a entrega das chaves e a mudança. Mas parou para pensar em todos os processos que ocorrem até a finalização? Um deles é a estrutura de obra.

Essa etapa é crucial para o empreendimento, visto que é uma das responsáveis pela sustentação do imóvel. Convidamos o André Chamati da Silva, engenheiro da obra Thera Ibirapuera da Cyrela, para um bate-papo sobre o assunto. Vamos lá?

As fases de uma obra

Resumidamente, as etapas em uma obra envolvem a fundação, a estrutura e o acabamento, e é necessário dar a devida atenção a todas elas. André detalha melhor o que acontece em cada uma.

Fundação

“Na parte de fundação, a Cyrela conta com consultores especializados e com larga experiência no mercado. Eles especificam adequadamente o tipo de fundação que será usada, de acordo com as características de cada projeto e terreno em que será construído”, explica o engenheiro.

Eles são responsáveis por dar todo o suporte técnico à equipe da obra e garantir que seja tudo executado conforme as normas vigentes, além de promover ensaios de prova de carga e integridade das estacas para certificar-se de que os requisitos do projeto serão atendidos.

Estrutura

“Aqui na Cyrela, temos a tradição, em termos de procedimentos, que nos ajudam a proporcionar mais produtividade e uma qualidade excelente nos empreendimentos”, começa explicando André.

Tudo isso é possível graças ao controle tecnológico rigoroso na utilização de materiais, a experiência e capacitação da equipe de profissionais que executam e fiscalizam os serviços. Ela é formada por profissionais que multiplicam conhecimento e formam novos profissionais, o que permite continuar aprimorando o trabalho ao longo do tempo.

Acabamento

No que diz respeito ao acabamento, André explica que é uma das fases que mais chama a atenção. É nela que entra a importância de contar com uma equipe de arquitetura e decoração conceituada, com reconhecimento comprovado, capaz de oferecer o que há de mais atual na área.

André enfatiza que os cuidados são muitos e a Cyrela se preocupa com todos eles, que vão desde a escolha correta da especificação de pisos e demais materiais de acabamento das áreas comuns e privativas, até os coletores de água nos pisos externos — de modo que fiquem imperceptíveis.

Tudo isso é feito sempre seguindo um Manual de Especificações de Detalhes. A Cyrela utiliza esse material como diretriz desde a concepção e projeto do empreendimento até a construção da fase final da obra.

A importância da etapa de estrutura de obra

A etapa de estrutura de obra é a responsável por sustentar toda edificação, independentemente de ser uma casa ou um prédio com vários andares.

Ela precisa ser resistente o suficiente para suportar todos os pesos e esforços, que incluem:

  • o peso da própria edificação;
  • os ocupantes;
  • as mobílias;
  • as sobrecargas e ações do tempo.

Vale destacar que qualquer problema precisa ser imediatamente corrigido, uma vez que a estrutura está diretamente ligada à segurança da edificação e a sua sustentação.

Principais desafios na etapa de estrutura de obra

Existe uma série de desafios que surgem durante essa etapa, como “coordenar uma complexa cadeia de insumos, tais como: os projetos, materiais, equipamentos de mão de obra — que vêm de diferentes origens — e alocação deles em seus devidos lugares nos momentos certos para que as atividades sejam executadas”, explica André.

Sobre esse último ponto, inclusive, existem algumas barreiras que dificultam mais ainda o processo. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há restrição de tráfego e horários em algumas áreas, fazendo com que o abastecimento de material seja feito à noite.

Tempo de duração da fase de estrutura de uma obra

Quanto ao tempo, ele vai depender da altura do prédio e o tipo de solução estrutural adotada para o projeto do empreendimento. Existem obras nas quais essa fase pode chegar a 12 meses de duração.

Os cuidados que devem ser tomados para tudo correr como planejado são muitos:

  • contratação de bons projetistas;
  • uma forma bem-projetada e executada, a fim de garantir a geometria dos pilares, vigas e lajes;
  • uma equipe que otimize a produtividade na execução dos pavimentos.

Para isso, é necessário uma mão de obra qualificada que esteja em constante treinamento, além do uso de materiais de qualidade e certificados, que passem por um controle tecnológico para atestar sua eficiência.

Como a estrutura é formada

A estrutura em concreto armado é composta por pilares, vigas e lajes que são chamadas de estruturas reticuladas. Nesse tipo de solução, as paredes dos imóveis apresentam apenas a finalidade de vedação.

“Já na alvenaria estrutural, as paredes da edificação têm função estrutural e recebem a laje e suas cargas, transmitindo-as às fundações. Existem ainda as estruturas metálicas e pré-moldadas em concreto, que são menos utilizadas no mercado imobiliário”, explica André.

Por que contar com boa construtora

Todo empreendimento deve ter como exigência a qualidade no serviço prestado, independentemente de ser um segmento econômico ou de alto padrão. Isso vale para todos os segmentos que constituem a empresa.

Seja com a equipe responsável por tocar a obra, seja com o time do comercial, que fica a cargo de atender os clientes e cuidar do processo de compra e venda, é essencial que você conte com uma empresa confiável em todos os aspectos.

Ela deve oferecer uma mão de obra especializada e em constante capacitação, controle rigoroso e emprego de materiais de qualidade para criação de uma boa estrutura. Esses cuidados tomados em todas as etapas do empreendimento determinam a excelência da construtora e a qualificam para realizar os melhores projetos.

Como você pôde ver, a estrutura de obra é fundamental para a segurança de um imóvel e faz toda diferença no resultado entregue aos clientes. Na hora de planejar a compra do seu imóvel, não deixe de pesquisar sobre a construtora e saber mais sobre a reputação da empresa no mercado, combinado?

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a estrutura de obra? Quer saber sobre nossos processos? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas com nossos especialistas!

Você também pode gostar