fbpx
CONSTRUÇÃO

Fase de acabamento da obra: o que significa para seu empreendimento?

23/09/2020
fase de acabamento da obra

Provavelmente, você sabe que uma construção tem várias etapas. Mas entende o que acontece exatamente em cada uma delas? A fase de acabamento da obra é uma das maiores responsáveis pela estética do imóvel e o visual como ele será entregue ao comprador.

Convidamos Marisa Lazarini, Engenheira de Obra na Cyrela, para explicar melhor alguns detalhes ligados a essa etapa. Continue conosco para saber mais sobre o assunto!

O que significa essa etapa de acabamento?

A fase de acabamento da obra é a etapa na qual o imóvel começa a receber os preparativos para ser finalizado e entregue ao proprietário. Marisa explica que algumas questões como “alvenaria, contrapiso, massa e instalação de louças, cerâmicas e metais fazem parte do trabalho executado”.

Além disso, também são feitos os acabamentos da fachada, a execução do paisagismo e a entrega final do imóvel para os compradores. Esses detalhes dão uma qualidade ainda melhor para o empreendimento e fazem com que ele se destaque, especialmente, quando falamos de imóveis de alto padrão.

Contudo, é importante ressaltar que a qualidade do acabamento não diz respeito apenas aos melhores materiais que podem ser encontrados no mercado. Também é necessário contar com um projeto bem-desenhado, um cronograma definido e mão de obra qualificada.

Quando acontece a fase de acabamento da obra?

De acordo com Marisa, a fase de acabamento da obra vem logo após a fundação e a estrutura. É o momento em que o empreendimento vai se tornar um imóvel pronto. “Aqui, começamos a fechar os ambientes e dar a cada um deles a sua finalidade”, completa a engenheira.

Nessa fase, é natural que exista uma série de profissionais de diferentes áreas trabalhando — e não apenas os pedreiros. Contamos com o pintor, eletricista, gesseiro, marceneiro, entre outros.

Apesar de a obra já estar na reta final, isso não significa que ela será terminada com rapidez. Ainda sendo um dos momentos em que a ansiedade mais surge, é preciso controlar as expectativas e saber que ainda leva um tempinho até que tudo fique pronto para a entrega.

Afinal, são muitos detalhes envolvidos, e o trabalho demanda um pouco mais de cuidado e atenção por parte dos profissionais, já que as instalações precisam ser feitas com bastante precisão. Isso vale tanto para os revestimentos quanto para a instalação da marcenaria, por exemplo. Tudo é efetuado nos mínimos detalhes.

Impactos de um acabamento de qualidade

“Trabalhar com bons materiais e uma boa mão de obra é importante em todas as fases da obra, e na etapa de acabamento não é diferente. Isso impactará diretamente o desempenho e a vida útil do empreendimento”, detalha a engenheira de obra da Cyrela.

Além de finalizar o empreendimento e cuidar do aspecto estético — voltado para a satisfação dos compradores — o acabamento também contribui para valorizar os imóveis no mercado.

O que acontece nessa fase?

O acabamento é responsável por tudo que as pessoas conseguem ver em um imóvel depois de pronto. Por isso, nessa fase acontecem alguns processos, como:

  • instalação de piso e contrapiso, inclusive revestimentos de luxo;
  • pinturas;
  • passagem da fiação e instalações elétricas;
  • colocação de esquadrias ou caixilhos;
  • fixação de vidros;
  • criação de forros em gesso;
  • aplicação de louças, metais e bancadas;
  • colocação de chuveiros e tomadas.

Com esse trabalho, é aqui que todos começam a ver que o empreendimento deixa de ter uma cara de obra e passa a tomar a forma de um imóvel que ficará pronto em breve. É também o momento em que os compradores podem vislumbrar como a propriedade estará depois de finalizada.

É importante registrar que a fase de acabamento da obra vai muito além do senso estético e da valorização dos empreendimentos. Ela contribui para que eles sejam protegidos contra ações do tempo — por isso é contemplado o trabalho feito nas áreas externas.

Como avaliar a qualidade do acabamento?

“No momento da vistoria, o cliente deve testar todos os itens possíveis ou contratar algum profissional que auxiliará na avaliação do imóvel e de todos os itens entregues”, explica a engenheira.

O processo deve ser totalmente transparente, permitindo que o comprador tenha a segurança de que está, de fato, recebendo tudo em perfeito funcionamento. É por isso que se aconselha testar tomadas, interruptores, portas, instalações sanitárias, entre outras coisas.

Também é importante fazer uma inspeção detalhada de itens como a cerâmica, a pintura e as bancadas. A ideia é sinalizar qualquer irregularidade para que a equipe responsável faça os devidos reparos.

Qual a importância de buscar uma boa construtora?

Marisa aponta que procurar uma empresa séria e responsável é algo primordial. Afinal, um prédio funciona de modo parecido com o corpo humano, no qual cada órgão tem sua função, porém, um depende do outro, fazendo uma interligação.

Assim é um empreendimento imobiliário. Todas as fases dependem da boa execução da etapa anterior, e o resultado entregue nada mais é que o conjunto da boa realização de todas.

“Além das questões técnicas, ter o respaldo de uma empresa com solidez financeira faz toda a diferença para garantir que o cliente realmente receba o empreendimento conforme prometido em contrato e que tenha as devidas garantias preservadas”, reforça a engenheira.

A fase de acabamento da obra é fundamental. É ela que, como o nome sugere, finaliza o empreendimento para entregá-lo aos compradores. Além da questão estética, ela também está ligada à utilidade dos itens, uma vez que envolve o funcionamento correto de instalações elétricas (como tomadas) e hidráulicas (como a válvula da descarga). Depois de tudo instalado adequadamente, basta realizar uma decoração moderna, do jeito que preferir.

Já que estamos falando de acabamento e estética, aproveite para saber como combinar móveis de madeira com a sua decoração e deixar o lar ainda mais bonito!

Você também pode gostar

Leave a Comment