Seu Imóvel

Conheça as 7 fases da construção de um imóvel

05/04/2019
fases construção imóvel

Você, que adquiriu um imóvel na planta, provavelmente deve estar na maior expectativa para logo receber as chaves e finalmente fazer a sua mudança, não é mesmo? Entretanto, é preciso controlar a ansiedade, pois, dependendo do momento em que foi realizada a compra, será necessário esperar por um tempo pela conclusão da obra.

Pensando nisso, para que você conheça melhor o processo, trouxemos neste post quais são as fases da construção de um imóvel. Confira!

1. Projeto

Para que a equipe de execução possa começar a construir um empreendimento imobiliário, é preciso que exista, antes de tudo, o projeto, o qual determinará todas as características da construção. Será nesse documento que estarão contidas todas as informações e diretrizes necessárias para que ocorra o bom andamento da obra.

2. Fundação

A fundação tem como principal objetivo transferir os esforços gerados pela edificação para o solo, de modo a manter a segurança e a estabilidade do edifício. Fundamental na prevenção de patologias construtivas — como trincas e rachaduras —, existem vários tipos de alicerces, os quais são determinados em função do solo e das características do prédio a ser erguido.

3. Estrutura e alvenaria

Será nessa etapa que ocorrerá a construção da edificação. Na Cyrela, a grande maioria dos empreendimentos é construído a partir do método construtivo convencional. Nesse método, todo o peso é absorvido pela estrutura de pilares e vigas.

4. Acabamento

O acabamento é a última fase da construção. Será nela que ocorrerá a instalação dos revestimentos e dos demais elementos — como esquadrias, vidros e louças — na edificação. Além de proporcionar beleza estética, os acabamentos têm como função proteger a estrutura do edifício contra as ações do clima.

5. Vistoria

Finalizada a obra, o tão esperado momento em que ocorrerá a entrega das chaves está ficando próximo. Para isso, será preciso realizar uma vistoria para verificar se a construtora está entregando o que foi prometido durante a venda.

Na Cyrela, o cliente recebe um checklist com todos os itens que ele deve analisar. Além disso, um representante da empresa o acompanhará durante essa visita para esclarecer todas as possíveis dúvidas e verificar eventuais problemas que possam ser identificados.

6. Documentação

Após a confirmação de que o apartamento a ser entregue apresenta todas as características descritas no memorial descritivo, você deve assinar o Termo de Entrega das Chaves. Com esse documento, você se torna o responsável pelo pagamento de impostos e marca o início da cobrança das taxas condominiais.

Além disso, será nessa etapa que você deverá quitar o restante do valor do apartamento — seja por meio de recursos próprios ou pela contratação de um financiamento imobiliário.

7. Assembleia de Instalação de Condomínio (AGI)

Antes de receber as chaves, é preciso que ocorra a instalação do condomínio. Para isso, será realizada uma assembleia com a presença dos proprietários e de representantes da construtora. Nessa reunião, ocorrerá a eleição do síndico e do Conselho Fiscal.

Concluída a assembleia, os representantes eleitos vão realizar uma vistoria das áreas comuns do empreendimento, assim como você faz a vistoria da sua unidade. Caso você tenha assinado o Termo de Entrega das Chaves, finalmente poderá organizar a sua mudança.

Como foi possível perceber, antes de receber as chaves do seu novo lar, será preciso ocorrer a finalização de várias etapas. No entanto, se você quiser saber como está o andamento da obra, basta acessar o Portal do Cliente — lá estarão todas as informações necessárias sobre o empreendimento.

Gostou deste artigo sobre as fases da construção de um imóvel? Que tal nos deixar um comentário dizendo quais são as suas expectativas sobre o seu futuro lar? Vamos lá!

Você também pode gostar