Financiamento

Financiamento com a construtora ou com o banco: qual é melhor?

03/06/2019
financiamento-com-banco-ou-com-a-construtora

A forma de pagamento é uma das primeiras decisões a se tomar no processo de compra de um imóvel. E é também uma das mais importantes. Pelo porte da operação, é preciso avaliar diversos pontos, como a sua condição financeira, o perfil ideal do imóvel, o objetivo do investimento, entre outros.

E uma das dúvidas mais comuns nesse momento é sobre qual é a melhor opção: financiamento com banco ou com a construtora. Para encontrar a resposta é preciso ponderar as características do negócio e o benefício de cada operação. Confira neste post as vantagens de cada uma delas!

Financiamento com a construtora

O financiamento feito diretamente com a construtora, opção que deve ser considerada para a aquisição de imóveis novos ou na planta acima de R$500 mil, tem na flexibilidade e na facilidade de negociação alguns dos seus benefícios. Confira outras vantagens dessa operação.

Negociação flexível

Com a construtora, é mais fácil negociar as condições do financiamento, como pagamento de taxas e comprovação de renda. Ainda que o número de parcelas possa ser menor.

Assim, é possível realizar uma negociação mais ágil e flexível de pontos como o prazo de pagamento e até o parcelamento da entrada.

Menos burocracia

O financiamento feito com a construtora costuma ser menos burocrático no que diz respeito à documentação exigida. Dessa forma, há mais flexibilidade nas exigências para fechar o negócio e a tramitação é mais rápida.

Mesmo assim, a análise de crédito do cliente será similar àquela feita pelas instituições financeiras.

Financiamento do imóvel ainda em construção

Se o imóvel for adquirido ainda na planta, o financiamento poderá ocorrer antes da entrega das chaves.

Esse tipo de operação com o imóvel ainda em construção só é possível diretamente com a construtora, pois os bancos não a realizam antes da entrega do empreendimento.

Financiamento com o banco

Facilidade na utilização do FGTS é uma das vantagens do financiamento junto aos bancos. Confira!

Uso do FGTS

Uma das vantagens de se contratar o financiamento junto a um banco é a possibilidade de utilizar o saldo do FGTS desde o início da operação, como na entrada. Como geralmente esse aporte inicial é mais elevado, esse é um diferencial importante a favor dos bancos.

No caso do financiamento junto às construtoras o uso do FGTS limita-se à amortização da dívida ou à quitação total do débito, mas não é possível utilizá-lo no início da transação.

Prazos e taxas

Outra vantagem do financiamento com os bancos diz respeito aos prazos dos contratos. Na construtora, o mais comum são as operações com pagamento em até 120 meses. Já no caso dos bancos, é possível financiar um imóvel em até 360 meses.

De qualquer forma, em ambos os casos é indispensável simular as condições do negócio e considerar o Custo Efetivo Total (CET) da operação antes de se decidir.

Qual é a melhor opção?

Como você pôde ver, cada uma das opções de financiamento apresenta algumas vantagens. Não há como afirmar se uma é melhor que a outra. Tudo vai depender dos seus objetivos e das suas necessidades.

Quem tem dificuldade de aprovação de uma operação bancária, por exemplo, encontrará na construtora as melhores oportunidades. Já quem está em busca de um financiamento de longo prazo, deve avaliar o banco como melhor opção. Tudo depende do seu caso específico!

Esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil para você e o ajude a decidir entre o que é melhor: financiamento com banco ou com a construtora.

Gostaria de conhecer mais sobre o mercado imobiliário? Então, acompanhe a nossa página no Facebook e fique por dentre de todas as novidades!

[QUIZ] Você sabe mesmo tudo sobre financiamento imobiliário? Confira aqui!Powered by Rock Convert

Você também pode gostar