fbpx
ART & DESIGN

Granilite: saiba mais sobre esta tendência em arquitetura e decoração

13/07/2020

Por acaso você já visitou alguma construção antiga e viu no piso, topo de corrimão, beiral de janela e em mais locais um revestimento com pedacinhos coloridos de pedra? Pois saiba que este é o granilite.

Esse material foi tendência aqui no Brasil entre os anos quarenta e cinquenta. E parece ter voltado com tudo na arquitetura contemporânea, dando mais estilo aos ambientes das residências – como cozinha, banheiro e outros. Saiba mais.

Revista Viva Decora

O que é granilite?

Se você estava procurando um material resistente e muito bonito para enriquecer e dar aquele toque de retrô à decoração da sua casa, pode apostar no granilite. 

Dizem até que ele é o “novo mármore”, mas, como ressaltamos antes, a receita da sua fabricação já era conhecida há décadas atrás. Trata-se de uma mistura de areia, cimento branco com fragmentos de minerais – quartzo, mármore, granito e mais.

O charme do granilite, por certo, é mesmo devido à esta mistura de cores, resultante destes grânulos de vários tipos de pedras mais o corante misturados à sua massa de liga. 

A composição final pode ser mais sutil, com pedriscos de tamanhos pequenos, ou mais chamativa, com pedriscos de tamanhos maiores. E o resultado são ambientes com aparência super moderna, bem coloridos e alegres.

Revista Viva Decora

Quais as vantagens do granilite?

Porque o granilite é composto de várias pedras diferentes, pode-se conseguir, com ele, um material de tonalidades diferentes. 

Ou seja, é possível criar, com ele, pisos, bancadas, objetos de decoração e muito mais na cor ou nas cores que mais combinarem com a proposta de decoração – rosa, verde, azul ou outra. E, por isto mesmo, áreas cobertas com este material serem o ponto focal de maior destaque nos cenários.

Revista Viva Decora

O granilite ainda apresenta outras vantagens para a arquitetura das residências. Este material é extremamente durável – motivo maior porque ele ainda se faz presente em várias residências antigas. 

Revista Viva Decora

Também suporta bem a ação da água e a abrasão. E, por fim, pode receber vários acabamentos diferentes – são os dois principais o tipo polido e o tipo fulget.

Ressaltando que os diferentes tipos de granilites devem ser moldados in loco. Em sua instalação, devem-se observar as condições das superfícies onde o material será aplicado – já que ele não poderá corrigir quaisquer imperfeições existentes. 

No geral, ambos os tipos se ajustam bem a qualquer área – internas e secas o polido, externas e molhadas o lavado –, salvo àquelas com desníveis, rugosidades e mais.

Revista Viva Decora

Quais os tipos de granilite?

Como já destacado no tópico anterior, o granilite pode ser finalizado do modo polido ou do modo fulget – também chamado de lavado. 

O primeiro, no caso, tem aparência mais lisa e brilhante – não indicado para áreas molhadas, pois pode ficar muito escorregadio. Já o segundo apresenta uma aparência mais natural, deixando à mostra a texturas das pequenas pedras. 

O granilite mais comum é aquele em diferentes cores. Mas este pode, assim como chamar bastante a atenção, enjoar muito rápido o observador. Pensando nesta questão, em muitas propostas de arquitetura e design, é sugerida a utilização do granilite branco no lugar. Trata-se de um granilite com pedriscos em cores neutras e massa de ligação branca – solução que pode combinar com diferentes estilos de decoração.

Revista Viva Decora e Iná Arquitetura

Revista Viva Decora

Nas imagens apresentadas neste texto, podemos ver várias boas soluções sobre a utilização do granilite em decorações de interiores. 

Vemos cozinhas com bancadas de pia, roda bancas, ilhas e penínsulas em placas de granilite, assim como cubas de banheiros. Pisos de salas e ambientes de serviço, paredes inteiras ou meias paredes, e outras áreas revestidas no mesmo material.

Revista Viva Decora

INÁ Arquitetura

Revista Viva Decora

Você pode estar certo de que o granilite é um bom material para deixar as decorações mais bonitas. Não tenha medo de que a sua casa possa ficar com cara de démodé com a sua utilização. 

Na verdade, se misturado aos elementos certo, o granilite deve contribuir para deixar o imóvel com aspecto ainda mais moderno. Lembrando que a contemporaneidade combina com vários estilos, incluindo o vintage e o retrô.

Enfim, aprendemos com as técnicas artesanais descobertas no passado. Agora, utilizamos as novas tecnologias para reproduzir tudo isto com muito mais qualidade.E assim, podemos explorá-las de modos mais criativos sobre superfícies planas ou curvas.

Agora, inspire-se nos exemplos deste texto e crie uma decoração cheia de estilo para a sua casa usando granilite.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar