Arquitetura e Design

Descubra como a iluminação pode deixar seu imóvel ainda mais bonito

19/03/2019
Descubra como a iluminação pode deixar seu imóvel ainda mais bonito

A iluminação, tanto natural quanto artificial, é uma das questões mais importantes a serem consideradas no momento do planejamento arquitetônico e decorativo de uma casa. É um detalhe que não pode ser jamais ignorado pelos projetistas.

Algo tão significativo e complexo que pode alterar completamente a percepção que as pessoas têm dos espaços, valorizando ou desvalorizando um imóvel. Entenda o caso a seguir!

O efeito poderoso da iluminação nas fachadas de residências

Quando uma pessoa assiste a um show de música ou uma peça de teatro, logo, observando o cenário, percebe a importância do efeito causado pela iluminação.

Bem, o mesmo acontece com um imóvel. Isso porque não tem como um empreendimento, mesmo com a fachada mais bem projetada do mundo, parecer bonito à noite sem um bom sistema luminotécnico.

De fato, no escuro, todos os seus belos detalhes se perderiam no olhar. E mesmo para compensar a falha, não se poderia mandar instalar pontos de luz aleatórios ao redor da

edificação. Isso prejudicaria mais do que beneficiaria a arquitetura. O ideal seria pensar nesse detalhe já desde o início da concepção de projeto!

A iluminação pensada para o jardim

A luz bem manipulada é capaz de causar o mesmo efeito teatral na fachada de uma residência, destacando certos elementos e ocultando outros.

Ela pode ser estática ou estar em constante movimento. Pode imprimir imagens nas paredes e ressaltar as cores e as texturas das espécies naturais escolhidas para compor as áreas verdes ao redor do prédio.

Também não existe planejamento paisagístico sem planejamento luminotécnico. A visão de uma fonte ou de uma piscina iluminada é mesmo encantador.

A área verde pode ganhar um charme todo especial com percursos pontuados com luminárias próprias para jardim. E seus recantos de relaxamento e contemplação tornarem-se mais convidativos, mesmo sob a luz do luar.

A contribuição da luz para a decoração de interiores

Já deu para entender que a luz é uma ferramenta poderosa que os criativos utilizam para deixar propostas de arquitetura e engenharia mais bonitas.

Do mesmo modo, a iluminação também contribui para trabalhos de design e decoração de interiores. Dentro dos ambientes, as possibilidades são infinitas.

Não é por menos que cada dia os fabricantes de artigos para o lar lançam mais e mais opções de luminárias.

No passado, o comum era os cômodos das casas e apartamentos apresentarem apenas um único ponto de luz no centro do teto.

Só que hoje em dia, cada setor de uma casa recebe várias funções. Diversas atividades podem ser exercidas num mesmo espaço. Isso exige que os sistemas de luz sejam ainda mais flexíveis, atendendo melhor às necessidades das pessoas.

Os vários aparelhos de luz e suas diferentes finalidades na decoração

Atualmente, existem à venda nas lojas lustres, pendentes, arandelas, abajures, fitas de led, luminárias de piso, luminárias articuladas, embutidas e muito mais.

Cada um desses aparelhos tem uma finalidade e pode ajudar a compor um cenário de luz extremamente mais bonito para o lar. Claro que antes de sair adquirindo todas essas peças, a pessoa precisa certificar se a distribuição de energia em sua casa é mesmo segura.

Para isso existem os engenheiros eletricistas. Esse tipo de profissional pode ajudar o arquiteto a planejar melhor todas as distribuições de luz de uma residência.

Algo bastante complexo e que vem sendo solicitado pelos clientes são os rebaixos de forro em gesso com sancas e iluminação embutida. O efeito disso nos interiores é mesmo incrível, mas exige muito estudo por parte dos projetistas.

O valor de um bom planejamento luminotécnico

Ao mesmo tempo em que se faz o registro da distribuição de todos os móveis e ornamentos de uma casa em planta baixa, deve-se fazer o da iluminação dos espaços.

É fundamental que o decorador estude os efeitos da luz sobre sua proposta.

Cantos específicos podem ser melhor destacados, alterando totalmente a atmosfera nos ambientes. São exemplos: estantes, espelhos, cabeceiras, painéis para TV ou mesmo degraus de escadas.

Então, percebeu como os projetistas dão valor ao planejamento luminotécnico em propostas de arquitetura e decoração? Observe melhor as imagens neste texto. Elas mostram como os interiores e exteriores de uma casa podem parecer muito mais atraentes, chamativos e impactantes por meio da iluminação.

Agora chegou a vez de você avaliar a luz da sua casa e estudar como melhorar sua potencialidade. Aproveite e confira o post com dicas de lustres para a sala de jantar do seu imóvel.

Estas dicas de iluminação para a casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar