Arquitetura e Design

5 dicas incríveis para decorar imóveis de alto padrão

29/10/2018
5 dicas incríveis para decorar imóveis de alto padrão

Quem nunca sonhou em morar em uma casa ou apartamento de encher os olhos? Exclusivos, os imóveis de alto padrão estão cada vez mais presentes nas grandes cidades. Nessas residências, é possível encontrar conforto, tecnologia, segurança e muita sofisticação.

No entanto, para que o ambiente esteja impecável e supra todas as necessidades dos seus moradores, é fundamental ter atenção redobrada na decoração. Escolher corretamente as cores, buscar por acabamentos de qualidade e enriquecer o visual com os detalhes são alguns passos que farão toda a diferença no resultado.

Pensando no assunto, selecionamos 5 dicas especiais para ajudar você a compor um espaço surpreendente. Confira!

1. Dê vida aos detalhes

Para começar a sua decoração de luxo, o primeiro passo é ter atenção aos detalhes. Isso mesmo! Muitas vezes, preocupamos com a escolha de um mobiliário com design mais arrojado ou com aquele revestimento de ponta e nos esquecemos dos detalhes.

Essa ideia pode ser aplicada em todos os cômodos do imóvel e significa atentar para os objetos decorativos e também para os acabamentos. Vamos aos exemplos? Se você está em busca de uma opção muito elegante para estilizar o teto, que tal substituir o tradicional forro pelas sancas?

Requintado, esse modelo de finalização de gesso une as paredes e o teto e proporciona uma aparência uniforme para o ambiente. Para caprichar ainda mais, você pode adicionar molduras em outros pontos da residência, como em rodapés, vigas ou colunas.

Outra sugestão é dar um toque exclusivo aos móveis. Faça uma escolha minuciosa dos puxadores, buscando por opções bem trabalhadas e produzidas a partir de materiais de qualidade. Modelos cromados e espelhados são excelentes para transformar a combinação. Experimente!

2. Escolha as cores certas

Assim como no vestuário, as cores apresentam um papel muito importante na decoração. Podemos dizer que as tonalidades vestem o ambiente e são responsáveis por despertar uma série de sensações em qualquer ambiente.

Quando falamos sobre imóveis de alto padrão, escolher bem a paleta de cores é ainda mais importante. Afinal, com a combinação certa, você conseguirá imprimir um aspecto clean e sofisticado ao espaço. Como a proposta é deixar o visual mais elegante, você deverá escolher cores neutras e suaves. As mais utilizadas para essa finalidade são:

  • branco: excelente para transmitir as sensações de limpeza e amplitude;

  • cinza: opção sutil para quem busca um toque mais sóbrio e, ao mesmo tempo, muito elegante;

  • bege: em alta na decoração, o bege pode ser aplicado em diferentes tonalidades e é ideal para servir como base de uma paleta de cores;

  • preto: atemporal, o preto agrega elegância e modernidade ao espaço. Ao aplicá-lo, tome cuidado para não deixar o visual muito escuro e sobrecarregado.

Caso o seu espaço tenha grandes dimensões — e se você sente falta de um pouco mais de cor e originalidade —, há a possibilidade de utilizar tonalidades marcantes, como:

  • vermelho: ousado, o vermelho dará mais personalidade para a sua combinação. Use com parcimônia em objetos decorativos, como luminárias e almofadas;

  • turquesa: ideal para quem deseja um espaço requintado e relaxante, com um toque de frescor;

  • amarelo: sinônimo de luxo e alegria. É a alternativa certa para ser aplicado em espaços como a cozinha ou a sala de jantar.

3. Utilize peças de arte nos ambientes

Já imaginou valorizar ainda mais o seu imóvel com obras de arte? Ao contrário do que muitos imaginam, não é preciso adquirir peças caríssimas de artistas internacionais para compor a decoração.

Nesse caso, você poderá comprar obras produzidas por artistas locais, muitas vezes encontradas em galerias ou em exposições de arte. Pinturas, fotografias, esculturas ou até mesmo um móvel criado por um artesão são excelentes formas de levar mais estilo para os cômodos.

Na hora de escolher a peça, tenha cuidado! Prefira artigos que reflitam a sua personalidade e conversem com o restante da decoração. Caso a paleta de cores seja mais neutra, utilize, por exemplo, um quadro repleto de tons vibrantes e alegres. Essa é uma excelente alternativa para quebrar a monotonia do espaço.

4. Invista nos melhores materiais

Sem dúvidas, a escolha dos materiais pode influenciar completamente na decoração de um imóvel de luxo. Por isso, é fundamental escolher opções que sejam visualmente agradáveis e, principalmente, que ofereçam o máximo de qualidade para a sua residência. Encare essa ideia como um investimento para o seu lar. Alguns dos materiais nobres mais utilizados em espaços sofisticados são a madeira e o mármore.

A madeira é uma opção que nunca sai de moda. Muito elegante, o material oferece longa durabilidade e é excelente quando usado como revestimento do piso para as áreas internas, deixando o ambiente mais belo e acolhedor. Para um resultado ainda mais refinado, prefira as tonalidades escuras.

O mármore, por sua vez, é um dos materiais mais clássicos em projetos de alto padrão. Versátil, o elemento pode ser usado de várias maneiras, como no revestimento de pisos, paredes ou bancadas. Além disso, é uma alternativa que combina muito bem com a madeira, com o cimento e com peças metalizadas.

5. Pense bem na iluminação

Um bom projeto luminotécnico é o melhor caminho para valorizar todos os detalhes da sua decoração. Por se tratar de uma combinação mais sofisticada, este é o momento para você ousar e utilizar peças que realmente deem um brilho especial para o ambiente.

Os spots de luz são bastante utilizados e podem ser instalados de modo estratégico para evidenciar cantos específicos de um cômodo. Para deixar o ambiente mais intimista, posicione o spot de forma direta sobre uma poltrona ou uma estante. Além disso, a escolha certa do lustre fará toda a diferença no visual. Caso você prefira modelos mais delicados, os pendentes de cristal são perfeitos e combinam bem com qualquer estilo.

Tudo isso sem se esquecer da tonalidade certa das lâmpadas. Nos locais de descanso, como a sala de estar e os dormitórios, priorize uma iluminação amarela e suave. Já na varanda, na cozinha ou no lavabo, as opções frias e mais intensas são as indicadas.

Gostou das nossas dicas sobre como decorar imóveis de alto padrão? Aproveite e compartilhe o post com os seus amigos nas redes sociais!

Você também pode gostar