Seu Imóvel

A importância de conferir a incidência solar no imóvel antes da compra

27/11/2019
incidência solar no imóvel

Ter um imóvel para chamar de seu é, certamente, o desejo da maioria das pessoas. O momento da compra de uma casa ou apartamento é um acontecimento e tanto.

Por isso, não é incomum que sentimentos de euforia e ansiedade estejam presentes em todo o processo de negociação de compra. No entanto, se eles não forem controlados, podem induzir o comprador ao erro e fazê-lo se esquecer de analisar detalhes e aspectos importantes, como a incidência solar no imóvel.

Pois é! Embora muita gente não saiba, a maneira como o sol incide sobre a casa ou apartamento pode influenciar em diversos aspectos do dia a dia, inclusive na qualidade de vida.

Entenda abaixo por que a incidência de luz solar é tão importante para um imóvel!

Afinal, o que é a incidência solar no imóvel?

Como o próprio nome já diz, a incidência solar diz respeito ao modo como os raios solares influenciam e interagem com a casa ou o apartamento. Esse é um aspecto muito importante, porque pode afetar o valor do metro quadrado do imóvel e também o dia a dia dos moradores.

Dependendo de como o sol incide, ele pode favorecer a entrada de luz natural (diminuindo a necessidade de iluminação artificial), reduzir o acúmulo de umidade nos móveis em períodos de chuva e propiciar conforto térmico.

Qual é a melhor posição do imóvel?

No hemisfério Sul, as construções voltadas para o Norte recebem maior incidência de raios solares. No entanto, é preciso levar em conta que nem sempre a face do imóvel é 100% ao Norte. Geralmente, a construção tem mais de uma face voltada para os raios solares.

Além disso, já que o sol nasce na direção Leste, os empreendimentos posicionados nessa direção ficarão mais expostos à incidência solar no período matutino, o que deixa o imóvel mais “fresco”.

Quais cômodos devem receber mais ou menos luz solar?

Quartos e salas

A dica é que os quartos e a sala de estar sejam voltados para a direção Leste, para que recebam mais sol durante a manhã e fiquem mais arejados ao longo do dia e da noite.

Varandas

Esse cômodo pode ser favorecido com uma incidência solar maior, podendo ser voltado à face Oeste e receber sol durante toda a tarde. Inclusive, isso ainda favorece o cultivo de plantas, algo que é comum de ser feito nas varandas.

Banheiros e cozinha

A cozinha e os banheiros são locais com bastante umidade, podendo acumular bolor e mofo. Por isso, eles devem receber sol em alguma parte do dia, independentemente de ser pela manhã ou à tarde.

Quais são os aspectos que devem ser avaliados na hora da visita ao imóvel?

No dia da visita, uma dica é observar a vizinhança e os entornos, analisando, principalmente, se as construções ao lado farão muita sombra no imóvel.

Faça também uma análise criteriosa na planta, vendo a posição dos cômodos, o tamanho e o formato das janelas e os lugares que mais receberão sol pela manhã e à tarde. Outra boa dica é contar com a ajuda do corretor.

Como visto, apesar de muita gente ignorar, a incidência solar no imóvel é um aspecto importante, pois pode impactar diretamente na rotina e na qualidade de vida dos moradores. Além disso, também influencia no valor do metro quadrado do imóvel.

E então, gostou do artigo? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e permita que os seus amigos também saibam da importância da incidência solar em um imóvel!

Você também pode gostar