Arquitetura e Design

Painel para TV: como escolher um que faça jus à proposta de decoração da sua casa

09/10/2019
inspiracao-painel-para-tv

Alguns itens, definitivamente, não podem mais faltar na decoração de sua casa. Com os avanços tecnológicos, sobretudo na área da comunicação, os aparelhos de televisão passaram a ser o centro das atenções das propostas para a sala de estar. 

Inclusive, por conta disso, o painel para TV passou a ser considerado por designers e arquitetos como uma peça que, se bem planejada e personalizada, dá um toque especial à decoração.

Qual o papel dos painéis para TV, afinal?

O painel para TV simboliza uma das muitas mudanças que o design de interiores precisou passar ao longo dos anos para poder atender ao gosto e às necessidades das pessoas, em um mundo mais tecnológico e conectado. 

Agora, o novo conceito de decoração diz que TVs podem sim ser as protagonistas em certos ambientes – e não mais murais, lareiras e outros elementos. 

Não faz muito tempo que os aparelhos de televisão eram grandes e pesados, ficando dentro de caixas ou sobre móveis volumosos. 

Agora, os modelos encontrados são leves, com telas finas – às vezes até em curva -, e com iluminação e caixas de som embutidas. Eles podem ficar presos às paredes ou em painéis projetados exclusivamente para este fim – os tais painéis para TV.

É preciso destacar também que a popularização dos novos modelos de televisão – os aparelhos em LCD e LED – fez surgir outros móveis para a decoração de interiores. Por exemplo, estantes com partes móveis e racks para TV. 

Eles podem ser utilizados em quartos, varandas gourmets e outros ambientes. Agora, sem dúvida, é nas propostas para sala de estar que eles podem fazer toda a diferença, desde que planejados com cuidado.

Vale a pena investir em um painel para TV na sua decoração?

Painéis para TV são vantajosos de muitas formas quando se trata de decoração de interiores. Primeiro, porque podem valorizar e modernizar um ambiente. Segundo, ajudam a economizar o espaço de planta, substituindo racks e estantes. 

Também tem função de esconder fios e cabos e de dar suporte a vários aparelhos de mídia de um Home Theater – como o DVD, console de vídeo game e o receptor da TV a cabo, por exemplo.

Dependendo da situação, o projetista de interiores pode usar o painel para TV como guia para orientar todo o layout de uma sala de estar. 

Essa peça pode ser o destaque do ambiente – acompanhada ou não de um rack.

Painéis em cores claras combinam bem com salas pequenas, aumentando a sensação de amplitude. Já os escuros se encaixam melhor em decorações de ambientes espaçosos. É possível optar por uma peça de proporções mais longitudinais. 

Outra alternativa é escolher um painel amplo, que vá do chão ao teto, prolongando o pé-direito.

Tendências no design de painéis para TV

Atualmente, a variedade de modelos é muito grande: grandes e pequenos; coloridos ou sóbrios; lisos ou com texturas em diversos estilos, como madeira rústicas, por exemplo.

O desafio é saber identificar o modelo certo para sua proposta de decoração.

A versão mais comum de painel para TV é feita em madeira, sobretudo em materiais como MDF – que é uma alternativa com excelente custo benefício, resistente e duradoura. 

Muitas destas peças podem fazer conjunto com outros itens planejados, formando cenários mais harmoniosos. Mas, para aqueles que estiverem dispostos a ousar mais, pode-se investir em peças totalmente customizadas.

Especialmente para algumas propostas de arquitetura e design de interiores, são criados painéis em vidro ou metal. Também com recortes atípicos, partes espelhadas e revestimentos em três dimensões – uma tendência em alta. 

Um exemplo são as peças cobertas de placas de gesso, imitando efeito do capitonê, ou de placas de pedras naturais – opções igualmente elegantes.

Então, algumas destas alternativas de painel para TV chamou a sua atenção? Dê uma olhada nas propostas de decoração que trouxemos e use como fonte de inspiração para criar algo único para a sua casa!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

decoração ideal para o seu apartamentoPowered by Rock Convert

Você também pode gostar