Arquitetura e Design Qualidade de vida

6 dicas de como deixar os jardins lindos e charmosos com acessórios

Você tem um jardim?

Aproveitar o espaço é o segredo para ter jardins lindos e charmosos em sua casa.

Para isso, é preciso usar criatividade e saber escolher as plantas certas e os acessórios mais adequados.

Basicamente é preciso se atentar para o tamanho do jardim. Se ele for pequeno, não adianta querer colocar árvores nele, nem uma fonte ou floreiras enormes.

Outro fator importante é a quantidade de sol e sombra.

Escolha as plantas que se adaptam adequadamente à quantidade de luz disponível em seu jardim.

Outro ponto importante: cores!

Você quer um jardim todo florido, ou prefere algo mais “verde”?

Pense nisso antes de escolher quais plantas usar em seu jardim.

Depois, capriche nos acessórios, eles vão deixar seu jardim bem mais charmoso…

Acessórios ideais para deixar um jardim lindo e charmoso

1- Vasos

Vasos são uma excelente opção para compor as flores e plantas de seu jardim de uma forma prática e poder cuidar delas sem ter que replantá-las diretamente no solo.

O manejo é muito mais fácil, basta retirar o vaso do jardim e dar aquele trato na planta que precisa de um socorro, poda, adubação ou outras necessidades.

Além disso, os próprios vasos são belas formas de decorar seu jardim, principalmente se associados com outros elementos, como mesas rústicas e regadores, veja na imagem:

2- Mesas de alvenaria

Perenes e resistentes às intempéries do ambiente externo, mesas de cimento com banquinhos podem transformar seu jardim em um recanto agradável para jogar, bater papo e até fazer um piquenique em casa.

Dê uma olhada nessas, já com o tabuleiro de damas incrustrado no tampo:

3- Fontes e estátuas

Para quem gosta de estruturas grandiosas, acrescentar fontes e estátuas ao jardim é uma alternativa para deixá-lo realmente lindo!

4- Espreguiçadeiras, redes, mesas e outros recantos

Tudo bem que este jardim à beira mar ficaria maravilhoso de qualquer jeito, mas saber escolher espreguiçadeiras e mesinhas, assim como redes e até construir recantos com pergolados fazem do seu jardim um verdadeiro paraíso, não acha?

5- Jardim vertical

Se você tem pouco espaço para ter aquele jardim enorme, a dica é usar blocos de cimento especialmente desenvolvidos para acomodar plantas em um muro.

Esses acessórios para jardim vertical são muito práticos, já contam com os orifícios para drenagem de água e se encaixam perfeitamente uns nos outros.

Confira este modelo de jardim vertical, como ficou charmoso:

6- Caminhos de madeira

Um belo gramado é encantador, mas tem um detalhe: basta estar um pouco úmido, mesmo um leve orvalho da manhã, para ficar escorregadio.

Além disso, o sapato fica cheio de terra, e pode sujar a casa toda…

Solução? Criar caminhos de madeira, pedras e ladrilhos, trilhas para passear e curtir o jardim sem se preocupar com a terra molhada.

Que achou dessas ideias para deixar seu jardim lindo e charmoso? Como você viu, não bastam apenas grama, flores e plantas, é preciso ter muito cuidado com seu jardim e criatividade na escolha dos acessórios certos.

Se o seu jardim está precisando de uma renovação, não perca mais tempo: procure os acessórios certos e mude totalmente o cantinho verde de sua casa.

Estas dicas de como deixar o jardim lindo e charmoso foram criadas pela equipe Viva Decora.

O que você achou dessa matéria?