Arquitetura e Design

Descubra como montar um lindo jardim suspenso na varanda de seu apartamento

05/11/2018

Os jardins sempre foram um complemento maravilhoso para as arquiteturas. Desde os tempos antigos, eles foram cuidadosamente elaborados visando embelezar e dar mais vida a pátios espaçosos ou fundos de residências.

Mas, agora, os paisagistas estão aprimorando suas ideias para acrescentar mais verde também às plantas dos apartamentos. E isso já pode ser comprovado nos jardins de inverno e nas varandas.

O termo “jardim suspenso” foi originado na Babilônia. Seus jardins suspensos foram considerados uma das sete maravilhas do mundo. E eles eram chamados de “suspensos” simplesmente porque, de acordo com relatos, ficavam acima do nível do solo, sustentados por pilastras de pedra. A visão desse verdadeiro paraíso construído pelo homem teria inspirado muitos artistas ao longo dos tempos.

Atualmente, os jardins suspensos – também chamados de jardins verticais – são considerados uma ótima solução para apartamentos com varanda. Trata-se de uma boa solução para deixar esses espaços mais bem decorados e com frescor.

TT Interiores

As plantas são distribuídas verticalmente pelas paredes, deixando o chão mais livre para outros elementos. Portanto, é uma forma otimizada e criativa de decorar a casa.

Se você tem o desejo de ter mais contato com a natureza, pode pensar em criar seu próprio jardim suspenso. Veja algumas ideias a seguir!

Quattrino Arquitetura

Vantagens de ter um jardim suspenso em casa

O contato com a natureza traz muitos benefícios para à saúde humana. Quem mora em apartamento, e tem o privilégio de ter uma sacada ou terraço, pode buscar alternativas de ornamentar esses espaços da casa com flores e folhagens. Isso trará mais aconchego e boas energias para o lar. Fora que cantinhos verdes dão muito mais charme e vida aos ambientes.

GF Projetos

Um jardim construído dentro de casa exerce muitas funções. Mais do que alegrar, ele também equilibra os interiores. De acordo com especialistas, as plantas poderiam fazer o controle térmico e sonoro dos espaços; além de limpar o ar local, retirando as impurezas e anulando energias ruins.

“A camada de verde funciona como um elemento de isolamento térmico, o que ajuda a manter a temperatura interna equilibrada. Essa camada protege contra as altas temperaturas no verão, e ajuda a manter a temperatura amena no inverno.” – arquiteta Camila Muniz, em reportagem de Dicas de Mulher.

Rodrigo Maia e GF Projetos

Como cultivar melhor as plantas em jardins suspensos

A instalação de um jardim suspenso requer alguns cuidados prévios. Para que as plantas possam crescer e se desenvolver bem, as condições do local precisam ser as melhores. Deve haver uma quantidade suficiente de iluminação natural e de água.

O solo deve ser bem drenado e nutrido. E a utilização de substratos no fundo dos vasos pode ser fundamental – o mais comum é a argila expandida.

Em tese, o modelo vertical garantiria não só um visual diferenciado do canteiro, mas um cultivo mais prático das espécies!

Adriana Fontana

Mesmo que as pessoas tomem todos os cuidados para escolher o local ideal para montar seu jardim vertical, o cultivo de certas plantas pode não vingar.

Isso porque nem todas têm condições de se desenvolver em ambientes fechados ou em locais apertados e com pouca luz – como são as varandas da maioria dos apartamentos. Por isso, deve-se ter cuidado na hora de escolher as espécies para plantar.

Não adianta você escolher uma flor ou folhagem tomando como justificativa de que “ela é bonita”. Reflita sobre o que vai se adequar, de fato, ao local disponível. Podem ser ervas, heras, samambaias ou suculentas, tanto faz.

Tetriz Arquitetura e Interiores

 

Pesquise as características de cada uma antes de comprar. Com diferentes espécies você poderá criar inúmeras composições e gerar resultados estéticos diversos para a sua decoração.

“Escolha bem as espécies a serem utilizadas. Além da estética das folhas, é importante se preocupar com o volume das suas raízes, suas formas de crescimento e o seu comportamento dentro do sistema, para que ela sobreviva dentro do jardim vertical.” – arquiteta Camila Muniz.

SP Estudio e MC3 Arquitetura

Integrando jardins suspensos à decoração de varandas

Se você montou uma decoração na varanda de seu apartamento, mas teve a impressão de que ela ficou incompleta, talvez falte um toque a mais de verde. Montar um jardim suspenso numa parede vazia pode deixar esse espaço ainda mais bonito.

Essa é uma solução de projeto muito utilizada por arquitetos e designers. Eles observam o estilo das peças já existentes no local e escolhem, assim, vasos e plantas.

 

Livia Dalmaso

“Quanto maior a composição, mais estes jardins se tornam elementos ornamentais e de valorização da arquitetura do espaço.” – arquiteta Camila Muniz.

Archduo Arquitetura

Independente do tamanho que terá o jardim vertical é importante estudar, antes, a sua estrutura de sustentação para saber se a parede da casa vai aguentar o peso.

Geralmente, os projetistas optam por fixar ou sobrepor os vasos com plantas em prateleiras, nichos ou painéis de madeira. Mas, as possibilidades de montagem são inúmeras. Quem gosta de DIY terá mais facilidade de criar as instalações.

Condecorar Arquitetura e Interiores

Os jardins verticais não precisam, necessariamente, serem presos às paredes. Eles podem ficar suspensos por correntes de metal ou cordas cruas fixadas ao teto – como as lãs e tecidos moldados na técnica do macramê.

E os vasos nem sempre precisam ser de cerâmica, mas de plástico, concreto ou vidro – tem até aqueles feitos em materiais reciclados, como latas de compotas.

Como você viu, um jardim suspenso não é nenhum bicho de sete cabeças. Pelo contrário! Pode ser até bem interessante e divertido de fazer um em seu apartamento. Por isso, trate de fazer seu projeto o quanto antes e aproveite um jardim em seu apartamento o mais rapidamente possível!

Estas dicas para fazer um jardim suspenso no apartamento foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar