Seu Imóvel

Vai reformar? Saiba como garantir uma boa limpeza pós-obra

25/11/2019
limpeza pós-obra

Se você precisa reformar o seu apartamento, saiba que esse momento exige paciência e uma boa limpeza pós-obra.

Isso porque, reformar um imóvel envolve uma série de etapas, que vão desde a compra dos materiais de construção até a finalização da obra, no qual o resultado final é o instante mais esperado pelo proprietário.

Além disso, é de grande importância que você escolha profissionais qualificados para realizar os procedimentos dentro da sua residência.

Afinal, realizar qualquer tipo de obra dentro de um apartamento exige conhecimentos técnicos específicos sobre o serviço, evitando que ele prejudique a estrutura do imóvel.

Uma reforma é sempre uma ocasião de incômodo, tanto para os proprietários quanto para os vizinhos do prédio. Ocorre excesso de barulho e a sujeira característica de uma construção, gerando acúmulo de entulho.

Além disso, todo o processo de reforma envolve transtornos, causando mudanças na rotina do seu apartamento.

Por isso, contar com profissionais habilitados para executar cada uma das atividades pertinentes à obra é fundamental, tanto para minimizar a desordem, quanto para que você possa colher bons resultados no seu imóvel.

Como realizar uma limpeza pós-obra?

limpeza pós-obra

A limpeza pós-obra é um processo que demanda atenção e cuidados. Assim, é preciso remover a sujeira e descartar corretamente as sobras de materiais do local.

Mesmo que alguns proprietários tentem, ao máximo, proteger todos os pertences que estão no apartamento, qualquer obra produz poeira e resíduos dos elementos utilizados nos processos.

É muito comum que o mobiliário da casa acumule pó em suas superfícies, o que exige uma boa limpeza de todos os cômodos do local.

No entanto, é válido ressaltar que alguns tipos de materiais, como a argamassa refrataria, rejuntes e as tintas utilizadas para cobrir paredes podem respingar em outras áreas durante a sua aplicação.

Por isso, a remoção desses resíduos precisa ser realizada da maneira correta, evitando que outras superfícies do seu apartamento sejam danificadas.

Muitos deles precisam de produtos específicos, que removem o excesso de cimento e da tinta das áreas afetadas, preservando a aparência e a integridade daquela superfície.

Nesse caso, é sempre recomendado que você contrate os serviços de uma empresa de limpeza pós obra, já que o estabelecimento conhece de maneira aprofundada todos os processos necessários para deixar o seu apartamento impecável.

Os profissionais contratados utilizam os produtos indicados para remover adequadamente cada tipo de material, garantindo que a conclusão da reforma do seu imóvel seja feita adequadamente.

Como o descarte dos entulhos deve ser feito?

limpeza pós-obra

Como é sabido, toda obra gera entulhos. Normalmente, são resíduos de:

  • Cimento e tijolos, decorrentes de paredes derrubadas;
  • Pisos e azulejos que tenham sido removidos das superfícies;
  • Pedaços de madeira removidos de estruturas;
  • Esquadrias danificadas, etc.

Esse tipo de material não é considerado lixo comum e, por isso, não pode ser descartado desse modo.

O entulho pode ser reutilizado para outros fins, como nivelação de terrenos, preenchimento de valas e em aterramentos. 

Nesse caso, o descarte correto ajuda no processo de separação e faz com que ele possa ser reaproveitado.

Caso ele seja descartado de maneira imprópria, pode causar danos ao meio ambiente, gerando acúmulo de resíduos em locais não permitidos.

Por isso, é recomendado que você entre em contato com uma empresa de conservação e limpeza, que pode auxiliá-lo no processo de descarte desses elementos.

Para isso, podem ser utilizadas as conhecidas caçambas de entulho e também os sacos de ráfia, que auxiliam na remoção dos resíduos de modo mais fácil.

Isso porque existe a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina que as empresas que geram os entulhos são responsáveis por descartá-los corretamente. Caso essas normas não sejam cumpridas, multas podem ser aplicadas.

Esses estabelecimentos contam com processos de reaproveitamento dos materiais, destinando aqueles que não podem ser reutilizados para os locais adequados.

Desse modo, a destinação final de resíduos sólidos ocorre de maneira assertiva, garantindo que o meio ambiente seja preservado.

Conclusão da reforma

Depois de realizados todos os processos de reforma e a remoção do entulho gerado por causa dela, o seu apartamento já pode receber a limpeza dos cômodos.

É necessário remover toda a poeira decorrente da demolição de paredes e da remoção dos pisos, que são os grandes responsáveis pelo excesso de pó no local.

Com a obra concluída, já é possível desfrutar do novo cenário de seu apartamento, decorando-o da maneira desejada. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar