Arquitetura e Design

Conheça alguns cuidados para a manutenção de jardins em terraços

24/05/2018
Dicas de manutenção de diversos tipos de jardins.

Manter jardins em terraços é uma forma de trazer o bem-estar que só a natureza pode nos proporcionar para dentro de nossos lares.

Uma ampla varanda bem ensolarada é um convite para iniciar esse cantinho verde no seu próprio apartamento! Ele pode contar com belas flores, que promovem uma experiência olfativa e visual maravilhosa, plantas que tragam frescor e bem-estar ou até mesmo com uma horta de temperos que vão fazer toda a diferença na sua cozinha. A palavra de ordem é: plantar!

Mas, como sabemos, as plantas demandam condições especiais e o seu espaço também. Então, para que tudo corra às mil maravilhas com o seu cantinho verde, acompanhe as dicas que reunimos neste post. Boa leitura!

manutenção preventivaPowered by Rock Convert

Tipos de jardins em terraços

Há uma variedade de jardins que podem ser projetados dentro do seu apartamento. Nesses casos, nem sempre a varanda será o único ambiente propício a receber esse espaço verde. Ele também é muito bem-vindo em jardins de inverno, pequenas hortas na cozinha ou mesmo suspensos, tornando uma parede muito mais interessante.

Cada uma dessas possibilidades demanda cuidados diferentes para que se mantenha o ambiente bonito e saudável. Além disso, é preciso escolher as plantas corretas para cada aplicação. Assim, seu jardim estará sempre lindo.

Cuidados básicos

Caso você opte por manter suas plantas em vasos pequenos ou jardineiras, como pode ocorrer na mini-horta de temperos, o ideal é usar vasos autoirrigáveis. As vantagens: além de dispensarem a irrigação constante, eles ainda evitam o surgimento de mosquitos, como os temidos Aedes aegypti, por terem o compartimento de água completamente vedado.

Se essa opção não estiver disponível, lembre-se de sempre usar areia no pratinho de drenagem da água, a fim de impossibilitar que os mosquitos depositem ali seus ovos.

Vasos também são bastante utilizados nos jardins verticais que, por manterem contato com as paredes, demandam cuidados especiais. Nesse caso, é fundamental isolar a parede da fonte de umidade. Assim, procure não prender o vaso diretamente nela, caso não haja impermeabilização. Treliças e painéis ajudam nessa proteção, além de proporcionarem um visual incrível.

Por fim, os jardins de inverno são os que mais exigem cuidados. Geralmente compostos de canteiros ou vasos maiores, esses ambientes precisam de impermeabilização do chão e das paredes que terão contato com a terra.

Se forem utilizados grandes vasos, um deck pode fazer o papel de proteção do piso, evitando que cause infiltrações, as quais podem criar indisposições entre vizinhos, além de um problema para você resolver.

Escolha das plantas

Depois de escolher o tipo de espaço que você vai ter para o jardim da sua casa, é hora de escolher as grandes estrelas do ambiente: as plantas.

Para a mini-horta, a escolha já está feita: temperos como salsa, cebolinha, manjericão, sálvia e orégano podem compor um cantinho bonito e aromático na sua cozinha. Além de demandar irrigação constante — mantenha a terra sempre úmida —, escolha um canto com iluminação indireta e troque o substrato sempre que perceber que suas plantas perderam o viço.

Para as outras opções de ambiente, é preciso escolher as plantas de acordo com a iluminação do local. Existem espécies que não sobrevivem à iluminação direta, enquanto outras demandam bastante luz para se manterem belas e saudáveis. Assim, vale a pena consultar na floricultura qual é a planta ideal para o ambiente, de acordo com a incidência de luz solar.

De toda forma, a não ser que a jardinagem seja seu hobby, procure fazer escolhas práticas, com plantas que demandem poucos cuidados e que estejam adaptadas a pequenos ambientes. Para dar uma aparência mais viva ao seu apartamento, aposte nos jardins em terraços. Certamente, esses espaços serão os mais aconchegantes do seu lar!

Gostou deste conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba mais matérias com dicas de como deixar seu apartamento cada vez mais bonito.

Você também pode gostar