Seu Imóvel

Manutenção preventiva de rejunte: o que é e por que todo proprietário deve saber. Confira neste infográfico!

05/12/2018
Manutenção preventiva de rejunte: o que é e por que todo proprietário deve saber

Ao adquirir um apartamento, buscamos a construtora ideal, um imóvel bem localizado e que atenda às exigências de praticidade e conforto de nossa família. Depois da mudança, no entanto, alguns cuidados devem ser tomados para evitar problemas futuros e, muitas vezes, esquecemos de certos detalhes que podem virar uma dor de cabeça das grandes.

A manutenção preventiva de rejunte, por exemplo, pode parecer um mero detalhe estético, mas, na verdade, ela evita que surjam complicações na sua residência, que podem até gerar problemas entre vizinhos.

Para saber mais sobre esse pequeno grande detalhe, continue a leitura deste post. Estamos certos de que isso vai ser útil para você!

manutenção preventivaPowered by Rock Convert

O que é manutenção preventiva de rejunte?

Todo equipamento ou construção está sujeito a avarias ou desgastes naturais, ocasionados pelo uso. Assim, é prudente estabelecer um cronograma de manutenção preventiva, que dê conta dos problemas antes mesmo que eles ocorram.

Então, ao receber o seu imóvel novo, a incorporadora entrega junto aos documentos um exemplar do Manual do Proprietário, que traz, entre outras informações úteis, orientações sobre uso, operação e manutenção, além de um programa de conservação e o termo de garantia. Por isso, é fundamental seguir o que é instituído nesse documento, a fim de não perder a garantia para determinados reparos.

No caso dos rejuntes, por exemplo, é preciso ter especial atenção, porque as avarias que eles apresentarem podem ir além da questão estética. E para resolverem problemas nesses acabamentos, muitas pessoas optam por receitas caseiras, geralmente de baixo custo, porém, é comum que essas soluções ocasionem danos que levarão à perda de garantia.

Sabendo disso, para que o assentamento de pisos e azulejos de seu apartamento esteja sempre em perfeito estado, siga, portanto, as orientações do Manual do Proprietário referentes à manutenção preventiva de rejunte.

Como se deve fazer a conservação?

Em primeiro lugar, é preciso manter a limpeza adequada dos rejuntamentos, com uso de sabão em pó neutro, esponja e pano úmido. Também é recomendável que se evite manter água acumulada, pois, mesmo que o material seja impermeável, ele se desgastará mais rapidamente se isso ocorrer.

Periodicamente, devem ser analisados os rejuntes das paredes e dos pisos, em busca de falhas ou de sinais de umidade. O intervalo entre as inspeções pode ser determinado pelo Manual do Proprietário ou por uma empresa especializada. Em média, essa manutenção é feita a cada dois anos, podendo esse tempo ser modificado de acordo com a localidade do imóvel e do uso feito dele. Pisos para imóveis na praia, por exemplo, tendem a sofrer desgastes com mais rapidez do que os de apartamentos numa cidade do interior.

Caso você não tenha aproveitado a possibilidade de personalização de apartamento e, em vista disso, precise fazer uma reforma para modificar um espaço dentro do seu imóvel, tenha o cuidado de utilizar os produtos recomendados pela incorporadora e contratar mão de obra qualificada para tal fim. Assim, você garante que o assentamento de pisos e paredes não causará problemas para você e seus vizinhos.

Por que é importante ter um cuidado preventivo?

Esse procedimento regular tende a aumentar a vida útil da edificação, garantindo sua funcionalidade e a segurança do uso de suas instalações.

Quando se negligencia uma manutenção preventiva, é preciso passar ao procedimento corretivo, que é muito mais oneroso, tanto do ponto de vista financeiro quanto social. Por exemplo, você pode enfrentar problemas no seu condomínio caso sua unidade tenha vazamentos que prejudiquem outros apartamentos ou áreas comuns do edifício.

Além disso, um imóvel com a manutenção em dia é mais valorizado, pois quem for adquiri-lo saberá que o espaço dificilmente vai sofrer com problemas estruturais.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e que, agora, você saiba por que é importante manter em dia a manutenção preventiva de rejunte.

Para entender mais sobre imóveis de alto padrão em várias cidades do país, entre em contato com a Cyrela e converse com um de nossos corretores. Certamente você vai se surpreender!

Você também pode gostar