fbpx
ART & DESIGN

Revestimentos de luxo para casa: mármore Travertino e Crema Marfil, tendências do momento!

09/03/2020
marmore-travertino-crema-marfil

Elementos em pedra já fazem parte da história da arquitetura e da decoração há muitos séculos. São característicos de estruturas requintadas e imponentes, como templos e palácios e, por isso, sua utilização traz mais sofisticação aos projetos. 

Como opção de revestimento desse tipo, tem-se o mármore Travertino. Este material é perfeito para ambientes tanto comerciais quanto residenciais – incluindo cozinha e banheiro. 

Aliás, são uma forte tendência atual!

O que é o mármore Travertino, afinal?

Não há nada que se compare a beleza das cores e das texturas das pedras naturais. Além do mais, a maioria delas é bastante resistente. 

Por isso os arquitetos e designers têm apreciado tanto a sua utilização em projetos que exigem certa sofisticação. Falando especificamente dos mármores, existe uma grande variedade deles na natureza, sendo o Travertino um dos mais utilizados na decoração.

Opções de cores

“Existem vários tipos de mármore, porém o mais usado é o Travertino, uma rocha calcária natural de cor bege que é reconhecida pelos pequenos buracos presentes na pedra que lembram pequenos ramos e folhas.” – arquiteta Érica Salguero, em reportagem de Tua Casa.

O Travertino é formado por um composto físico-químico contendo minerais como calcita, aragonita e limonita. O resultado disto é um mármore de veios longilíneos marcantes, que pode variar da cor bege – como ‘Bege Bahia’, a tonalidade mais conhecida e requisitada – à um amarronzado escuro. Lembrando que essa pedra é bastante utilizada na construção civil brasileira, sobretudo como revestimento.

Além das cores e padrões visuais oferecidos pelo Travertino bruto, é preciso destacar os efeitos criados pelos tipos de acabamentos para este mármore. Eles são bastante explorados na decoração para garantir um melhor usos deste revestimento. 

Opções de acabamentos

Muitas das desvantagens do mármore Travertino podem ser amenizadas através de um bom trabalho de acabamento. 

Esse cuidado também ajuda a definir onde o material pode ser utilizado. Por exemplo, sem a devida proteção, sua superfície ficaria mais frágil e não poderia ser exposta a óleos, gorduras, umidade excessiva ou mesmo tráfego intenso.

Além disso, em alguns casos é preciso deixar o material menos poroso ou escorregadio, perfeito para o uso em banheiros.

O Travertino bruto é o mais próximo do encontrado na natureza: opaco, áspero e com veios bem aparentes. 

Mas para a decoração de interiores, o indicada a utilização de uma pedra tratada, como a resignada – com uma camada de resina que cobre buracos e poros. Ainda mais liso que este, existem o travertino levigado – com menor brilho – e o polido – com brilho intenso.

Origem do Crema Marfil

Outro revestimento tão bonito e luxuoso quanto o mármore Travertino é o Crema Marfil. Enquanto o primeiro tem origem italiana e textura mais marcante, o segundo tem origem espanhola e é mais liso e homogêneo. 

Trata-se de uma rocha contendo carbonato de cálcio e outros minerais, também apresentando várias cores – sendo a mais comum o bege. Contudo, sua resistência é ainda mais delicada.

Dicas de como usar o Travertino o Crema Marfil

Tanto o mármore Travertino quanto o Crema Marfil são revestimentos de luxo e podem dar um acabamento muito especial aos espaços comerciais e residenciais. 

O valor de ambos pode ser comprovado em muitos projetos modernos. São opções atemporais e versáteis, podendo servir para a finalização de vários cômodos, como banheiros, cozinhas, salas, bibliotecas, escritórios e outros.

Travertino e Crema Marfil podem ocupar uma posição de destaque nas decorações como revestimentos de paredes – até em torno de lareiras e no lugar de painel para TV. 

São amplamente usados também sobre o piso e em escadas. Há quem os utilize para esculpir móveis, como pias de banheiros e tampos de escrivaninhas. 

Outra opção arrojada é usá-los em placas, como tampos de mesa e de balcões, ou em blocos, como suporte de mesas.  

Espaços abertos ou cobertos com decoração contendo elementos em mármore Travertino ou Crema Marfil costumam apresentar um visual bastante requintado. 

Por isso, se você está pensando em usar esses revestimentos em sua casa, vale a pena se inspirar nas imagens que trouxemos.

Essas dicas de como utilizar o mármore Travertino e o Crema Marfil na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar

Leave a Comment