fbpx
ART & DESIGN

Como utilizar o mármore na sua decoração

30/03/2020
mármore

O mármore é um material muito utilizado na decoração, por ser durável e oferecer elegância aos ambientes.

Ele pode ser utilizado tanto na decoração de ambientes residenciais quanto comerciais, porque é uma peça versátil e que vai bem com muitos estilos.

Além disso, é uma rocha de qualidade e alta resistência, que oferece durabilidade, luxo e sofisticação onde é empregada.

Para usá-lo corretamente, é necessário estar por dentro de algumas dicas de decoração. Por isso, neste artigo separamos algumas ideias para que você possa usar o mármore na decoração de diversos ambientes.

Vantagens do mármore

mármore

Antes de darmos algumas dicas de decoração utilizando o mármore, é interessante conhecer as suas vantagens. Quando se fala em pedra para decoração, ele é a primeira ideia que vem à mente.

Isso, porque o mármore é mais leve do que o granito, por exemplo, o que permite uma variedade maior de utilização.

Ademais, quando comparado a outros materiais, como quartzo e silestone, o investimento em mármore é menor, o que o torna mais atrativo na hora de decorar. 

Sendo assim, é possível aplicá-lo de diversas maneiras, como veremos a seguir.

Ideias para usar o mármore

mármore

Por se tratar de um material versátil, essa rocha pode ser utilizada na decoração de diversas maneiras, como:

Em móveis

Para quem gosta de um ambiente mais sofisticado, usar o mármore nos móveis é uma excelente ideia. Para isso, as opções mais comuns são:

  • Mesa de jantar;
  • Mesa de centro;
  • Criado-mudo;
  • Balcão de cozinha.

Uma boa ideia é usar o mármore para a base da mesa de jantar com tampão de vidro. Esse tipo de decoração deixa o ambiente mais moderno e que pode ser empregada em vários tamanhos de ambientes.

Para encontrar as melhores opções em mármore para a constituição de móveis, o ideal é procurar por uma boa marmoraria.

Em revestimentos

Usar o mármore em pisos e revestimentos deixa qualquer imóvel com aspecto luxuoso, que remete às mais maravilhosas mansões.

Esse uso é um clássico dessas decorações, sendo ideal para imóveis localizados em cidades e países mais quentes, pois ele proporciona excelente equilíbrio térmico.

O melhor é que ele pode ser usado em pisos e revestimentos em seus mais variados tons, tanto os mais claros quanto os mais escuros. Para não perder tempo, o ideal é procurar por uma boa loja de porcelanato.

Pequenos objetos

É normal ter um pouco de receio na hora de investir no mármore, afinal, algumas pessoas, apesar de gostarem muito da opção, ainda preferem uma decoração mais contemporânea e menos clássica.

Exatamente por isso que ele pode ser aplicado em pequenos objetos decorativos, como abajures, por exemplo. Outra ideia é uma bandeja de mármore para usar em locais como sacadas de apartamento.

Por falar nisso, é possível encontrar lindos objetos decorativos feitos de mármore em uma loja de móveis para varanda.

Iluminação

Esse material é tão versátil que pode até mesmo ser utilizado para incrementar a iluminação. 

Uma ideia de como fazer isso, é inserir fontes de luz atrás da pedra, o que causa um efeito de destaque ao ambiente.

Área externa

O mármore pode ser empregado em alguns pontos da área externa, principalmente em objetos como vasos.

Uma ideia é optar por pequenos vasinhos de mármore com plantinhas mais delicadas, como a suculenta. Eles poderão decorar parapeitos externos de janela, churrasqueiras, sacadas, etc.

No caso dos móveis, o mármore pode combinar perfeitamente com muitas opções de piso, como piso vinílico durafloor. O negócio é soltar a imaginação e testar as diferentes possibilidades de combinações.

Independentemente de qual seja a escolha, optar pelo mármore sempre vale a pena, porque ele não só enriquece um ambiente como também traz consigo muita durabilidade e resistência.

Em qualquer lugar onde ele seja utilizado, será um investimento duradouro e que trará muitos benefícios. 

Seja na empresa ou em casa, ele transforma qualquer lugar em um ambiente muito mais confortável e requintado.

Para aqueles que desejam um ambiente mais iluminado, a dica é investir no mármore branco. Já para os que desejam uma decoração mais séria, como no caso de empresas, os mármores em tom escuro são uma ótima escolha.

Seja qual for a sua opção e o seu estilo, essa rocha sempre trará satisfação e a certeza de ter feito o melhor investimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar