fbpx

Adega em casa: móveis e instalações

Vinhos e espumantes são bebidas que merecem, pela arte da sua fabricação, ser degustados de forma adequada – paciente e delicada. 

Existem pessoas que, de fato, sabem admirar como se deve experimentar estas bebidas. E sua paixão por elas instiga o desejo de ter uma adega dentro de casa. Mas será que haveria lugares certos para montar algo assim dentro dos seus imóveis?

O texto a seguir mostrará alguns exemplos bem bonitos de adega. Inspire-se com as ilustrações e dicas apresentadas no decorrer deste material.

Modelos de adegas para ter dentro de casa

Pense em como são as adegas mais comumente vistas na Internet. É possível usar o seu modelo favorito como referência. 

Para começar, de forma resumida, saiba que as garrafas precisam ficar na horizontal – isto é o básico para a conservação das bebidas. Sabendo disso, podemos constatar que os modelos de adegas prontas à venda nas lojas de móveis para casa seguem este padrão. 

Geralmente, trata-se de peças em marcenaria para serem deixadas em destaque sobre pisos, nas paredes ou mesmo entre vãos de nichos. E sua frente lembraria um quadriculado ou xadrez de pequenas prateleiras cruzadas.

Desmobilia e Revista Viva Decora

Uma faixa comum de adega pode apresentar cerca de seis vãos para garrafas com medidas internas de aproximadamente 15 por 15 cm. Só que isto pode variar dependendo da proposta de design. 

Algumas adegas são formadas por prateleiras metálicas, onde as garrafas ficam dispostas lado a lado, bem próximas. Outras possuem grandes vazados, onde a ideia é agrupar várias garrafas deitadas juntas. Qual prefere?

As adegas comuns são aquelas feitas em madeira de lei ou aglomerado de madeira – algumas fechadas com portas de vidro. Porém, também existem as adegas “especiais”, que são montadas com blocos cerâmicos, blocos de concreto, placas de acrílico e mais. 

Na verdade, não importa do que elas são feitas, desde que exerçam bem o seu papel de sustentação.

CASA COR 2016
Revista Viva Decora

Uma alternativa mais moderna, muito mais eficaz na conservação dos vinhos e espumantes, é a adega climatizada. Esta é uma adega um pouco diferente, já que se trata de um aparelho elétrico. 

Ela funciona como um frigobar, colocando as bebidas a uma temperatura adequada – ajustada pelo usuário -, o que permite a soma de uma adega às decorações de casas variadas. Entenda a seguir.

Revista Viva Decora
Marília Veiga Interiores e Laura Santos

Cuidados gerais com as garrafas

Vinhos e espumantes podem durar por anos dentro de suas embalagens. Como é sabido, mesmo hoje em dia existem colecionadores que guardam garrafas antigas que foram adquiridas por nobres de séculos passados. 

Isto só acontece porque tais bebidas foram acondicionadas corretamente, em garrafas, mantidas em posição correta e na temperatura adequada.

Então, você não pode pensar em ter uma adega de qualquer jeito dentro de casa. O ideal seria reservar o lugar mais fresco do imóvel para isto, que esteja sempre a uma temperatura entre 12 e 24°C. 

Aliás, é por isto que muita gente constrói adegas em subsolos de residências. Contudo, é claro que nem sempre conseguimos fazer isto. E é justamente aí que entram as adegas climatizadas em tamanhos variados.

É mesmo importante que as adegas comuns ou elétricas sejam bonitas. Sim, elas vão provavelmente ser um destaque para as decorações, deixando os ambientes onde se encontram muito aconchegantes. 

Mas também é importante que apresentem as medidas corretas, e que permitam um retirar e colocar mais fácil das garrafas. Só uma dica: o ângulo das suas prateleiras deve fazer com que estes frascos fiquem sempre levemente inclinados para frente, mantendo as rolhas constantemente úmidas.

Revista Viva Decora

Locais adequados para a instalação de adegas

Agora, vamos esquecer por um minuto esta questão da temperatura. Mantendo a mente livre, responda: onde seria ideal ter uma adega dentro de casa? Bem, a resposta pode parecer óbvia. Contudo, vamos relembrar juntos quais são as opções:

Adega na cozinha

Nos projetos de cozinhas planejadas é bastante comum ver a utilização de adegas. Existem, inclusive, nichos à venda que são próprios para isto. Eles fazem conjunto com outras peças mobiliárias para cozinhas – como torres e armários aéreos. 

A ideia, muitas vezes, é preencher vãos que provavelmente ficariam vazios e sem utilidade no ambiente. Então, pode-se dizer que servem mais como alternativa de otimização de espaço.

Revista Viva Decora e Casa Vogue

Adega na sala de estar e de sala de jantar

As adegas fabricadas para decorações de salas já são muito mais atraentes. Elas possuem um design único. Neste caso, a intenção é mesmo chamar a atenção. 

Usam-se as garrafas de vinhos e espumantes para deixar estes espaços decorados com um ar de maior requinte. Por fim, isto também pode ajudar a estimular a confraternização de pessoas nestas que são zonas sociais da casa.

MIS ARQUITETURA E INTERIORES e Tetriz Arquitetura e Interiores

Adega na varanda gourmet

A varanda gourmet é outra área social, mas que apresenta, por vezes, uma combinação de funções semelhante à cozinha e sala. 

No local, pode-se ter uma adega instalada perto de outros equipamentos de arquitetura – como bancada de pia ou bancada de degustação de carnes próxima à churrasqueira. E, assim, a mesma poderia fazer parte de, quem sabe, um mini home bar com direito à chopeira e mais.

Zark Studio Lab – Serviços Ltda. EPP e Altera Arquitetura

Adega no escritório particular

Sim, é claro que você também pode degustar sozinho algumas das bebidas mais valiosas de sua coleção, garrafas de safras notáveis para o mercado. 

A última sugestão é também montar uma pequena adega no escritório de casa, com alguns nichos – talvez dentro de uma estante ou balcão baixo. E não se esqueça de deixar por perto uma bandeja com algumas taças e saca-rolha.

Fernanda Duarte

Já decidiu como vai armazenar seus vinhos com segurança? Vamos lá, inicie este projeto!

Essas dicas de decoração com adegas foram criadas pela equipe Viva Decora.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.