fbpx
ART & DESIGN

Descubra os modelos de mesas de centro que estão em alta

22/09/2020

Em uma casa, pode-se ter vários tipos diferentes de mesas espalhadas pelos ambientes, fazendo parte das composições. Mas sabe porque cada uma apresenta dimensões diferentes? 

Bem, não é apenas por uma estratégia de design, mas por um motivo funcional. Neste texto falaremos um pouco sobre a mesa de centro e o seu papel na decoração. 

Aproveite e confira também incríveis modelos de mesa de centro para deixar sua casa ainda mais bonita..

Quitete & Faria

Toda beleza e funcionalidade das mesas de centro

Curioso este nome “mesa de centro”, não é mesmo? Já pensou o que ele significa? O que tem de especial? Na verdade, muitos modelos diferentes de mesas podem funcionar como mesa de centro. Agora o motivo delas eventualmente serem chamadas “de centro” é referente a função que recebem em determinadas situações de projeto.

Mesas de centro são pequenas mesinhas posicionadas obrigatoriamente ao centro de uma ambientação. 

Não é necessário, neste caso, que se tenha outros elementos ao redor, mas quase sempre é exatamente assim que ocorre. Coloca-se a mesa no ponto central do ambiente. E a mesma é, então, destacada por um tapete, um ponto de luz, e mais.

Batistelli Arquitetura e Design

Mesas de centro geralmente são colocadas ao centro de uma organização de sala de estar. Neste caso, o jogo de sofás e seus acompanhamentos são organizados ao redor, distantes suficientes da mesa de centro para se manter uma circulação básica. Mas pode-se usar uma mesa ao centro na decoração de um hall ou cantinho de leitura.

Renata Basques

KTA Arquitetura

Características do design das mesas de centro

Como a maioria dos imóveis vendidos hoje possui ambientes compactos, acredita-se que mesas de centro só devam ser usadas em salas de estar. E é com base nisto que os fabricantes de móveis determinam as medidas dos modelos de mesas de centro de seus catálogos. Lembrando que nesta situação as mesas de centro preferencialmente não podem ser muito altas.

Gabriel Valdivieso

Mesas de centro para salas de estar costumam apresentar uma altura em torno de 35 a 45 cm – sendo o comprimento até a medida que a sala permite. 

Esta medida faz relação com a altura dos assentos dos estofados, puffs e cadeiras sempre utilizadas em suas ambientações. Inclusive é bom lembrar que, em alguns casos, alguns modelos de puffs também podem servir de mesinha de centro.

Denise Barretto

Esta medida de altura para mesas de centro torna a composição mais equilibrada, não bloqueando nenhum móvel ou prejudicando as circulações. 

De certo modo, a decoração da sala acaba passando uma ideia de hierarquia – rack, ponto mais alto, depois sofá e, por fim, mesa de centro. Contudo, o modelo de mesa que você escolher pode fazer diferença na estética e funcionalidade do ambiente.

A.M Studio Arquitetura

Mesas simples, tipo um caixote maciço, é a opção mais simples e fácil de combinar com tudo – geralmente as peças mais baixas. Quer espaço para revistas? É legal uma mesa com uma prateleira na parte de baixo. Ou mais assentos extras? Uma mesa com pé central em forma de cruz e puffs embutidos dentro? Estas são só algumas das muitas opções de mesas de centro para a casa.

Luciana Latorre

Revista Viva Decora

 

Alguns estilos de mesa de centro para sua sala

As mesas de centro em madeira são as opções mais comuns de mesa de centro para decorações de salas de estar – sobretudo as peças maciças ou em MDF. 

No caso, se você quiser montar algo diferente em sua casa, pode fazer uma mesa de centro para a sua casa com restos de pallets ou caixas de feiras e pés de rodízios. Outra ideia sustentável é mesclar tábuas de madeiras com garrafas de vidro.

Outras opções bem sofisticadas de mesas de centro nas lojas são aquelas com partes transparentes, em vidro, e detalhes em metal cromado. 

Também é possível montar composições de mesinhas de centro com puff estofado mais mesinha; com mesas laterais de duas alturas; com mesinhas de plástico e mais. Inspire-se em todos os lindos exemplos que trouxemos neste texto.

Casa Aberta

Mesas de centro lindas não faltam! Difícil vai ser escolher a ideal entre tantas opções incríveis…

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar

Leave a Comment