fbpx
Arquitetura e Design

Confira 7 dicas de como montar um closet em seu apartamento novo

14/09/2020
montar closet

Imagine o seguinte cenário: um casal que passou anos e anos com as roupas em armários reduzidos e cômodas, peças masculinas e femininas, todas juntas e misturadas! Até que, em um determinado momento, consegue se mudar para um apartamento novo e, adivinhe? O local tem espaço de sobra para guardar as vestes e os calçados como eles merecem! Sendo assim, a próxima etapa é, justamente, montar o closet!

Se você também está passando por essa fase, este artigo pode ajudar. Continue a leitura e veja 7 dicas para acertar no projeto do tão sonhado quarto de vestir!

Como um closet ajuda a ter mais espaço livre no quarto?

Um closet elimina a necessidade de ter guarda-roupa, cômoda, penteadeira e sapateira no quarto. Dessa forma, pode-se deixar o espaço livre para circular, trocar a cama atual por uma versão maior ou colocar outros itens decorativos no cômodo. Por exemplo:

  • um vaso com uma bela planta;
  • uma mesinha e uma cadeira;
  • uma poltrona e uma estante repleta de livros;
  • um tapete de yoga; entre outras possibilidades.

Quais as vantagens de ter uma área só para se arrumar?

Seja grande ou pequeno, ter um espaço idealizado — exclusivamente — para se arrumar é muito prático. Além da facilidade para encontrar e acessar as peças, dependendo da qualidade do projeto, o closet ajuda a deixar o apartamento ainda mais sofisticado.

O mais bacana é que mesmo quem não tem um cômodo extra pode adaptá-lo à área disponível. Nesse caso, uma boa ideia é usar o espaço vertical nas laterais e acima da porta do quarto, completando a decoração com uma bela (e compacta) escada.

O que considerar para montar um closet adequado?

Para acertar na montagem de um closet, deve-se definir quais são as necessidades dos respectivos proprietários. Depois, é preciso adequá-las à área do cômodo e ao orçamento disponível. No mais, vale a pena seguir as dicas abaixo.

1. Utilize móveis planejados

A marcenaria feita sob medida possibilita o máximo aproveitamento do espaço. Outra vantagem é que é possível criar um local adequado para armazenar cada tipo de roupa, o que colabora para a beleza e durabilidade do closet.

De maneira geral, armários abertos são mais indicados, por deixarem as peças mais arejadas. Se precisar de portas, atente-se à ventilação no espaço.

Ter uma janela evita que as roupas fiquem com cheiro de guardadas ou mofem. Porém, use uma persiana com fator de proteção solar, para evitar que queimem com os raios solares.

Na hora da organização, as partes mais altas devem ser reservadas para guardar itens que não são usados no dia a dia, como malas de viagem. Roupas e materiais de práticas esportivas realizadas esporadicamente (na neve, por exemplo) também podem ficar no alto.

2. Invista em uma boa iluminação

A iluminação deve ser pensada para facilitar a visualização das peças. Além do tradicional plafon com luz difusa, um trilho com os spots direcionados para diferentes partes do closet é uma ótima opção.

Na hora de escolher o tipo de lâmpadas, prefira as frias (brancas), que não interferem na cor das roupas. Nos espaços internos podem ser colocadas fitas de LED. Além da beleza, elas facilitam ainda mais a visualização das peças.

3. Use materiais e acabamentos de qualidade

Internamente, tanto a parte estrutural (feita em madeira maciça ou MDF) como as araras e corrediças (usadas nas gavetas) precisam ser de boa qualidade. O mesmo vale para o espelho e o acabamento (em laca, por exemplo).

Se o closet tiver portas, o reflecta é um dos materiais mais bacanas. De acordo com a iluminação, sua superfície fica mais espelhada ou permite enxergar o que está no interior (sem a necessidade de abrir as portas).

4. Utilize espelhos

Um espelho de corpo inteiro é essencial. Quando o closet fica em um cômodo exclusivo, o espelho pode ser de piso ou de parede.

Já em closets que ficam dentro do quarto, o espelho pode ser usado no acabamento das divisórias que isolam o setor, deslizando a cada abertura. Nesse caso, aumentam a sensação de profundidade no quarto, dando a impressão de que é mais espaçoso.

5. Deixe espaço para a circulação

O closet deve ter, pelo menos, 70 cm para a circulação de pessoas. Isso é o mínimo necessário para poder abrir as gavetas e se trocar confortavelmente.

Em closets espaçosos, cuidado para não incluir muitos elementos. Um deles é a ilha central, usada para guardar joias, óculos de sol e outros acessórios. Se quiser usá-la, sem problemas. Mas é preciso ter atenção para não comprometer a circulação. 

6. Use cores que combinem com o seu perfil

O closet não precisa ser todo branco ou sóbrio. Você pode escolher uma cor (ou uma combinação de cores) que combine com sua personalidade. Quem tem um estilo de vida voltado para a prática de esportes, por exemplo, pode usar uma base cinza combinada a tons intensos e energizantes, como o laranja.

7. Capriche nos complementos

Há dois itens que fazem a diferença no conforto do closet: a cadeira e o tapete. Para a escolha da cadeira (ou poltrona), considere o design e a ergonomia; para a escolha do tapete, procure um modelo que cubra todo o chão (ou, pelo menos, a maior parte).

Esses complementos fazem parte da chamada decoração sensorial. De maneira resumida, trata-se de usar cores, iluminação, plantas, materiais e texturas para melhorar a experiência no cômodo.

Mas atenção: se o closet for pequeno, prefira uma cadeira transparente ou uma banqueta baixa. Além de não sobrecarregar o ambiente, isso ajuda a aumentar a sensação de amplitude.

Em relação ao tapete, muitos projetos exibem modelos shaggy (aqueles bem peludos). Porém, avalie se a sua localidade exige esse tipo de material ou se vale mais a pena usar um tapete com pelos baixos — que é mais fácil de conservar limpo e bonito.

Por fim, de nada adianta montar o closet dos sonhos e deixá-lo todo bagunçado. Manter o espaço sempre organizado é um requisito fundamental para garantir ainda mais conforto e praticidade. Agora é só seguir as dicas, contratar um bom profissional e dar andamento ao projeto!

Gostou das dicas? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos nossos novos conteúdos!

Você também pode gostar