fbpx
LIFESTYLE

7 elementos que tornam uma morada saudável

21/02/2020
morada saudável

Uma morada saudável é importante para qualquer pessoa, de qualquer idade e em qualquer lugar do mundo.

O lar é onde estamos a sós, com família ou amigos, além disso é o lugar onde descansamos e temos nossa privacidade.

É diferente pensar sobre o que é uma casa e o que é um lar. A segunda opção é onde nos identificamos, aquele lugar que tem a nossa cara e que guarda nossos segredos.

Uma casa é apenas um espaço, mas ela pode se transformar em um lar saudável com as dicas que daremos a seguir. Acompanhe:

A importância de uma morada saudável

morada saudável

O momento mais esperado do dia pela maioria das pessoas é a hora de chegar em casa, depois de um longo dia de trabalho, estudos, etc.

O ideal é que a morada seja um lugar seguro e sagrado, onde os moradores possam ser quem realmente são, longe dos conflitos do mundo externo.

No entanto, isso só é possível quando há harmonia e um ambiente saudável para todos. Com algumas dicas é possível alcançar esse objetivo. 

Como transformar a sua morada em um lugar mais saudável

morada saudável

O dia a dia das pessoas é sempre muito corrido, exigindo cada vez mais disponibilidade de todos. No trabalho, nos estudos ou na rotina são muitas exigências impostas às pessoas.

Por isso, é fundamental pensar em maneiras de tornar o lar um local mais saudável e agradável, como:

  • Qualidade do ar;
  • Qualidade da água;
  • Diminuir ruídos externos;
  • Evitar umidade;
  • Controlar pragas;
  • Pensar na segurança;
  • Exercitar-se em casa.

A qualidade do ar

A qualidade do ar dentro de casa é muito importante, e pode ser facilmente garantida por meio do uso de equipamentos, como o ar condicionado.

Em dias muito quentes, comuns no Brasil, o ar condicionado torna o clima mais agradável durante o dia e também à noite. 

Em períodos de seca, o umidificador também é necessário, pois ele evita que o excesso de poeira do ar prejudique a saúde, trazendo doenças como a sinusite.

Qualidade da água

É importante que a água seja sempre filtrada, para evitar o surgimento de doenças como a giardíase, infecções intestinais e contaminações pela presença de impurezas.

Limpar a caixa d’água periodicamente também é necessário, uma vez que esses equipamentos podem acumular lodo e outras impurezas.

Diminuição dos ruídos

Os ruídos vindos de fora podem sim ser evitados, mesmo em apartamentos localizados no centro de cidades. 

Para isso, existem sistemas de vedação de janelas, sendo o vidro um excelente aliado nesse objetivo. 

Buscar uma empresa especializada é uma ótima saída para garantir um serviço de qualidade.

Controle da umidade

A umidade, além de prejudicar o imóvel, também pode provocar alergias e variados tipos de doença. 

Para evitar isso, é importante impermeabilizar o imóvel com mantas, tintas e também fita anticorrosiva.

Assim como na diminuição de ruídos, um profissional capacitado pode oferecer as melhores soluções para o seu caso. 

Controle de pragas

O uso de ralos com proteção evita que insetos como as baratas apareçam. Esses animais andam pelo esgoto e podem trazer doenças.

Outra medida é limpeza de forros, pois nesses locais é comum a proliferação de roedores, o que apresenta um risco ainda maior.

A dedetização também é importante para prevenir e eliminar qualquer possibilidade de proliferação de insetos.

Segurança

Aqui não falamos apenas sobre segurança anti roubo, que pode ser garantida por meio de alarmes, mas também da segurança contra incêndios.

Esses casos, geralmente, são provocados por um acidente, por isso, é difícil prevê-los. Eles podem representar não apenas perdas materiais, mas também podem colocar em risco a vida das pessoas.

Entre os motivos que podem causar o incêndio estão os vazamentos de gás e a fiação comprometida dentro das residências, por isso, o ideal é ter um sistema de detecção e alarme de incêndio.

Exercícios em casa

Saindo dos pontos que podem ser ajustados em uma casa, vamos agora para pontos que podem ser melhorados em você mesmo, por exemplo, a prática de atividades físicas.

Afinal, um lar saudável começa com um morador saudável. É importante se exercitar todos os dias, para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças.

Muitas pessoas não gostam ou não têm tempo de ir a uma academia. Sendo assim, optam por comprar aparelhos para se exercitar em casa. Isso explica o grande crescimento de procuras pela internet por aparelhos de pilates.

Seguindo essas dicas, com certeza, você terá uma morada saudável e feliz, com um ambiente leve que beneficiará corpo e mente.

Seu lar se transformará no melhor lugar do mundo para você e para as pessoas que você ama. Um lar saudável é sinônimo de saúde, conforto e bem-estar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar