fbpx
Morar em cobertura

Saiba quais são os prós e contras de morar em cobertura

Quem nunca teve o sonho de morar em cobertura? Depois de conquistar a tão esperada casa própria, certamente, esse é o desejo de boa parte dos brasileiros. No entanto, antes de mergulhar de cabeça nesse negócio, você precisará tomar alguns cuidados.

Afinal, estamos falando de um imóvel que requer um alto investimento, exigindo que os interessados considerem tanto o valor da propriedade quanto a sua localização e os benefícios a longo prazo. A parte boa é que existem vários pontos positivos ao viver em um local assim. Mais tranquilidade, excelente iluminação e vista privilegiada são alguns deles.

De qualquer modo, não podemos esquecer que, assim como outros modelos de moradia, a cobertura também conta com desvantagens. Para ajudar nessa empreitada, trouxemos este post com muitas informações a respeito do assunto. Acompanhe e faça a sua melhor escolha!

Prós de morar em cobertura

Não é à toa que muitas pessoas sonham com a conquista de uma cobertura. Ao se mudar para esse espaço, é possível se beneficiar de diversas vantagens. Abaixo, contamos mais sobre elas.

Tranquilidade

Uma das principais queixas de quem vive em um condomínio diz respeito ao barulho dos vizinhos. Afinal, não é raro nos depararmos com ruídos diversos, assim como risadas altas e até música.

Mas a parte boa de morar em cobertura está justamente na possibilidade de viver em um local mais tranquilo — longe dos incômodos sonoros causados por terceiros. Desse modo, o espaço se torna um verdadeiro refúgio para quem deseja mais tranquilidade, especialmente porque, acima do seu apartamento, haverá somente o céu. Demais, né?

Vista privilegiada

Nada melhor do que abrir a janela de seu imóvel e se deparar com uma vista incrível. Esteja você no campo, na praia ou na cidade, certamente, um cenário bonito vai dar mais ânimo para sair de casa e vencer os desafios.

E esse é mais um ponto positivo que uma cobertura proporciona. Por estar situada no topo de um empreendimento, a área oferece uma vista panorâmica da cidade, facilitando ainda a sua análise das ruas, parques, edifícios e pontos de comércio.

Planta diferenciada

Um dos grandes diferenciais das coberturas está em suas plantas — que geralmente são diferenciadas e flexíveis. Normalmente, o layout desses espaços conta com áreas amplas, varandas grandes e suítes.

Fora isso, os moradores desses ambientes têm a opção de realizar algumas adaptações na planta — desde que um arquiteto ou engenheiro seja especialista em personalizar imóvel. Isso quer dizer que, ao longo de sua vivência, será possível derrubar as paredes que quiser, modificar as portas de lugar e até incluir mais janelas no local.

Contras de morar em cobertura

Como nem tudo são flores, também existem alguns pontos negativos ao morar em cobertura. Mas já adiantamos: eles são bem menores que as vantagens! Confira.

Distância dos espaços de convívio

A primeira desvantagem de morar em cobertura está na distância que a unidade apresenta dos espaços de convívio do condomínio. Logo, para chegar até a churrasqueira, salão de festas ou piscina, os moradores precisarão percorrer um caminho maior. Entretanto, o problema pode ser prontamente resolvido, principalmente se o empreendimento contar com diferentes opções de elevadores e escadas.

Maior valor

Já está claro que a cobertura é uma unidade diferenciada em um empreendimento residencial. Com tantas comodidades, não é de estranhar que o seu valor de mercado também seja elevado — ainda mais quando comparado aos apartamentos comuns.

Assim, é de extrema importância que o comprador realize um bom planejamento financeiro e somente feche o negócio quando sentir que, de fato, conseguirá arcar com as despesas da propriedade.

E mais: como estamos falando de uma moradia de dimensões amplas, também é provável que os seus gastos com manutenção sejam maiores ao longo do tempo, exigindo que os proprietários tenham sempre uma reserva financeira, caso haja a necessidade de reparos ou reformas.

Após conferir todas essas informações, você já entendeu quais são os pontos positivos — e negativos — ao morar em cobertura? Esperamos que faça uma boa escolha!

Caso tenha gostado, aproveite para compartilhar o post nas redes sociais e fazer com que os seus amigos também fiquem atualizados. Em breve voltaremos com mais dicas fresquinhas!

[QUIZ] Apartamento padrão ou duplex: responda e descubra qual é o mais indicado para você?Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.