fbpx

Móveis rústicos na cozinha: um toque de aconchego

O que o ambiente “cozinha” representa para você? Como sabemos, para os brasileiros, em geral, este setor da casa é considerado como um “coração”. 

É o núcleo residencial que reúne a família de modo social a interagir em conversas, risadas e momentos alegres acompanhados de deliciosas refeições. E uma decoração que imprime este astral muito bem é a rústica. Vamos conferir alguns exemplos a seguir.

Como se caracteriza uma decoração rústica?

O que te faz lembrar o termo “rústico”? Sim, se você pensou em coisas como casa de campo ou casa de praia está correto. A questão da rusticidade na decoração tem a ver com a aparência mais simples de algumas peças. 

Mas, claro, não confunda simples com simplicidade, pois, na verdade, as decorações rústicas só parecem ser mal acabadas. Contudo, elas são muito confortáveis, estilosas e atraentes também – veja pelos exemplos neste texto.

Ambientes de casas urbanas que seguem este estilo vão fazer mesmo relação com aquelas construções que são erguidas em áreas mais isoladas, perto da natureza. 

Nestes imóveis, costuma-se levar uma vida diferente, em outro ritmo, que combina muito bem com artigos menos sofisticados, sem acabamento e de trabalhos artesanais. E é sobre estes conceitos que se baseia a decoração rústica.

Revista Viva Decora

Em ambientações assim é comum vermos, portanto, superfícies em material cru, sem qualquer tipo de acabamento – como tijolo de cerâmica e madeira natural. 

Os elementos de arquitetura e ornamentação – origem, linhas, cores e texturas – remetem à natureza e aos trabalhos ligados a ela. Inclusive, a paleta de cores costuma ser um tanto “terrosa”.

Adjalmir Alves Rocha

Infelizmente, tentando seguir este mesmo modo de decorar, é fácil “errarmos na dose” e fazermos ambientes de casa visualmente “pesados” demais. Um jeito de equilibrar as coisas é criar contrastes em áreas estratégicas dos cenários. 

Por exemplo, colocar itens polidos, transparentes ou “frios” e de aparência nova, como de vidro e metal, ao lado de objetos “quentes” e de aparência antiga, como de madeira reciclada. O que acha?

Revista Viva Decora

Por que decoração rústica combina tanto com projetos de cozinha?

Decorações rústicas são muito agradáveis aos olhos. Elas são calorosas, realmente parecendo a extensão do sentimento que as famílias que mais se prezam costumam compartilhar. 

Também são tão acolhedoras que acabam apaixonando as pessoas num primeiro olhar. Mas, diferente do que alguns pensam, podem ser montadas tanto em linhas mais clássicas como mais modernas também.

Quer dizer que a sua cozinha rústica de casa pode parecer ter saído de uma casa de zona rural ou simplesmente de uma casa luxuosa mais afastada do centro da cidade. 

E, na verdade, você pode ir além, ousando criar um ambiente com características provençais ou escandinavas, ou seja, lembrando cabanas europeias. Também remetendo às cabanas exóticas ou com um viés mais country. As opções de “rústico” são muitas.

Home Therapy e Art My Ideas
Air Freshener e Adela Parvu

Então, sabendo disso, quantas maravilhosas combinações você poderia usar para criar uma nova decoração de cozinha para a sua casa? 

Lembre-se que a ideia do estilo rústico é fazer um retorno ao passado, aos tempos mais simples em que as famílias compartilhavam com prazer estes momentos de preparar e servir as refeições. 

Como são os móveis rústicos de decorações de cozinhas rústicas?

Uma característica bastante marcante das decorações rústicas é a utilização da madeira natural. 

Claro que, se formos rigorosos em nossos pensamentos, podemos dizer que móveis e bancadas neste material seria uma péssima ideia para zonas molhadas como cozinhas. Também que seria uma solução nada ecológica, melhor dizendo, nada amiga da natureza.

Bem, isto não está de todo correto. Tudo vai depender de como o projeto de arquitetura e design de interiores foi executado. 

Existem formas corretas de se fazer isto, com madeiras de áreas de reflorestamento certificadas pelo Ibama e que tenham sido tratadas com produtos impermeabilizantes. Fazendo esta escolha você terá uma cozinha de qualidade por muitos anos.

Os móveis rústicos para cozinhas costumam apresentar textura de madeira natural em tom claro, quase bege ou puxando para um caramelo. 

Você também pode optar pelas peças pintadas – em cores como cinza claro, azul acinzentado e verde oliva – com tampos em madeira natural. Estas opções são mesmo lindíssimas e super têm a ver com as propostas de decorações contemporâneas.

Talk Decor e Tabata Bueno Blog
Futurist Architecture e Ideal Home
The Artisan Cheese Co

Armários com puxador igualmente em madeira podem ressaltar a ideia de “rústico”, porém não são muito práticos para limpeza. 

Opte, então, pelos metálicos – principalmente em estilo antigo e cor preto opaco. Também não esqueça das cadeiras e banquetas para a área de refeições. Elas podem ter assentos em palhinha ou outro trançado de filhas naturais, ou mesmo em couro sintético imitando couro natural.

Por fim, devemos considerar uma alternativa de móveis rústicos para cozinhas ainda menos óbvio, que são os móveis com estrutura de alvenaria de tijolinho. 

Neste caso, o fechamento superior pode ser com um tampo de pedra natural. Já a parte da frente pode contar com portas de madeira ou um cortinado com estampas que remetem à vida no campo, com desenhos de flores e folhas ou ainda em listras e xadrezes.

Dekor Öneri
Meyer Cortez Arquitetura e Decoração

O estilo rústico conquistou? Se não em sua residência, que tal na casa de campo?

Essas dicas de como decorar a cozinha com móveis rústicos foram criadas pela equipe Viva Decora.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.