fbpx

Móveis vintage: o que são e como inseri-los no seu lar

A decoração vintage é carregada de histórias e valores, sendo que continua em alta nos dias atuais. Ademais, é uma maneira de recuperar o que há de melhor em outras épocas, bem como conseguir reinventar os itens.

Então, combinar móveis antigos com ambientes modernos traz um lindo contraste de épocas, perfeito para quem deseja ter um lar atemporal. É exatamente por isso que quando visitamos lojas de decoração, sempre há um espaço dedicado ao estilo vintage.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito desse décor, a diferença entre ele o retrô, como usá-lo e onde encontrar.

O que é decoração vintage?

Vintage é um termo em inglês que significa “ano da safra de um vinho”. O termo foi aplicado a esse estilo de decoração também com o intuito de mostrar que, assim como um bom vinho envelhecido, móveis antigos têm mais qualidade e valor.

Portanto, decorar com esse tipo de mobília torna os ambientes mais valorizados, sofisticados e acolhedores. Geralmente, são peças que remetem às décadas de 1920 e 1950, causando sensação de nostalgia e encantamento.

Só que a decoração vintage costuma ser confundida com a decoração retrô, contudo, é importante dizer que não se trata da mesma coisa.

A decoração retrô faz uso de objetos, utensílios e móveis modernos, como mesa saarinen jantar, mas que remetem ao passado. Dentre os mais populares nesse estilo, temos:

  • Batedeiras;
  • Telefones;
  • Geladeiras;
  • Rádios;
  • Televisores.

A década mais referenciada dentro desse estilo é a de 1960, com suas cores chamativas, móveis mais baixos e alongados e linhas retas.

Agora que você já sabe o que é decoração vintage e a diferença entre ela e o retrô, no próximo tópico, vamos mostrar como você pode usá-la no seu lar. Acompanhe!

Como usar a decoração vintage

Quando falamos em decoração vintage, logo pensamos em móveis antigos. Mas usar esse tipo de mobília não é tão simples quanto se imagina. Desde o material com que são feitos até as dobradiças para móveis, tudo deve ser pensado para manter o tipo de decoração.

Por exemplo, na sala, é preciso seguir uma máxima: móveis antigos de verdade. Você pode usar um sofá de couro dos anos 1950 e um baú antigo da mesma cor como mesa de centro.

Para completar o espaço, acrescente uma poltrona. Móveis com pés palito garantem mais suavidade aos cômodos e os tornam mais requintados.

Com relação à cozinha, é natural que você queira a presença de eletrodomésticos modernos, mas isso não te impede de criar um ambiente vintage.

Inclusive, os móveis antigos combinam muito bem com eles, afinal, como já disse lá em cima, é a união do antigo com o moderno que torna esse estilo tão bonito e aclamado.

Na sala de jantar, por sua vez, você pode usar uma fita de borda para melhorar o aspecto de peças mais antigas. Não se esqueça de contar com móveis como aparador com pés palitos, pois eles deixam o espaço muito mais bonito.

No quarto, muitos móveis vintage podem ser usados, sem abrir mão da praticidade do que há de mais moderno. Camas e roupeiros em tons neutros são as peças mais procuradas.

Se você tiver espaço, ainda pode contar com outras opções, como penteadeira e cômoda. Poltronas e cadeiras também ajudam a compor esse cômodo com o que há de melhor das décadas passadas.

Você pode usar móveis modulados estilo vintage, mas também investir em móveis planejados ou sob medida, fabricados com as características das mobílias de 1920 e 1950.

Por outro lado, há quem prefira adquirir peças realmente antigas. Mas independentemente de qual seja a sua opção, é importante fazer uma boa pesquisa sobre as lojas que oferecem essa opção.

Agora, se você quer investir em uma mobília realmente antiga, fabricada no passado, o ideal é visitar lojas de móveis antigos, como sebos e brechós.

A principal dica aqui é ir pessoalmente ver esses móveis, pois quando se trata de peças antigas, é necessário averiguar se estão em perfeitas condições de uso.

Além de garantir peças bonitas, você evita dor de cabeça ao comprar uma mobília que não te atende como deveria.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre a decoração vintage, um estilo que faz sucesso entre muitas pessoas.

Essa decoração vai enriquecer e embelezar o seu lar como nenhuma outra. Você poderá voltar no tempo toda vez que estiver em casa e mostrar toda a sua personalidade em cada detalhe.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.