fbpx
Seu Imóvel

Murais e paredes-lousas: organize a rotina na quarentena e espalhe recados alegres

18/05/2020
decoracao-mural-parede-lousa

É de extrema importância tirar dessas experiências de agora o aprendizado necessário para enfrentar desafios futuros. 

Um jeito é resgatar diariamente, na nossa memória, a lembrança de que somos fortes e que podemos sair dessas fases ainda melhores. Para isto, uma ideia é colocar, em locais estratégicos de decoração de sala, quarto e mais, pequenos recadinhos.

Diga todo dia a você mesmo, por exemplo, que as coisas vão dar certo; que tudo que tememos logo passará; e que apesar de qualquer coisa é muito bom estar vivo. 

Espalhe pequenos lembretes e frases motivacionais por toda a casa. Também anote em um lugar bem visível tudo o que a sua família planeja fazer enquanto permanece em casa. Isto ajudará todos a criarem uma rotina feliz e muito bem produtiva.

Espalhe pequenos recados pela casa!

Há tantas distrações dentro de casa. Se começamos a andar por aí sem compromisso, logo esquecemos de que devemos aproveitar o dia para realizar as tarefas importantes. 

Por isto é que inventaram os planners, as lousas, os murais metálicos, os murais de cortiça, os pegboards, e os varais de recados. A ideia é escrever ou pendurar nestes elementos lembretes tudo aquilo que queremos fazer ou até sentir.

Quais as suas metas diárias? Cumprir um trabalho? Realizar um dever escolar? Permanecer em uma dieta de alimentos? Fazer mais exercícios físicos? Ou simplesmente mentalizar coisas positivas para elevar a boa saúde mental? 

Bem, seja o que você deseja, qualquer coisa pode ser colocada em seu mural de recados.

Agora, é preciso lembrar que este seu mural de recados não precisa ser feito de forma improvisada. Na verdade, é possível planejar bem o seu formato, acabamento, e até onde ele será instalado para não comprometer a decoração da casa. 

Um mural mais simples, por exemplo, deve vir com uma moldura reta. Mas também existem à venda os murais redondos e os murais com molduras mais trabalhadas, tipo aqueles em estilo veneziano.

Aliás, é preciso lembrar que você mesmo pode fazer um mural de recados no sistema DIY – “do it yourself” ou “faça você mesmo”, em português. Como? 

Por exemplo, com a ajuda de um quadrado de cerca de arame e prendedores de roupa. Ou com diferentes peças recortadas em um pedaço de rolo de cortiça. Colando em uma tábua várias rolhas de vinho. Ou cobrindo uma moldura com tecido, fitas e tachinhas.

O manual sobre personalização da construtoraPowered by Rock Convert

Crie o seu mural de recados nas cores e no formato mais condizente com o que combina com o estilo da sua casa e o local onde ele será pendurado. Uma ideia que tem “feito a cabeça” dos decoradores de interiores é a possibilidade da criação de uma parede lousa. Lembra dos quadros-negros de escola? É quase a mesma coisa. Só que, neste caso, seria uma parede inteira da casa adaptada para se escrever com giz.

Onde colocar murais de recados?

O local mais comum dentro de casa que as pessoas cogitam para a instalação de planners, lousas e murais é no escritório. Por quê? É para deixar escrito, no local, as tarefas semanais de estudo e de trabalho. 

Isto, em tese, ajudaria os profissionais a manterem o foco e serem sempre produtivos, quando em home office. E o ideal, neste contexto, é colocar o mural de recados bem próximo da mesa do computador.

Claro que você pode ter outros murais de recados ou mesmo paredes-lousas espalhadas pela casa. Por exemplo, na lavanderia e na cozinha, com sua lista de compras e receitas, além de pequenas mensagens de bom dia para a família. 

Pode-se usar tal elemento como mensageiro de boas-vindas para os visitantes na porta de entrada. E com fotos e lembretes motivacionais nas salas, banheiros e quartos.

Murais menores ficam interessantes instalados em um nível acima de aparadores e balcões. Também podem preencher áreas de paredes vazias. Fazer parte de estruturas de armários. Completar um agrupamento de molduras e quadros. 

Possuírem imãs na parte de trás e, desse jeito, serem grudados em geladeiras e outros eletrodomésticos. Ficarem pendurados no teto. Ou mesmo terem um apoio tipo tripé por trás.

Como funcionam as paredes-lousas?

As paredes-lousas podem ser feitas de dois modos diferentes. Em lojas especializadas em artigos para pinturas, você poderá facilmente encontrar uma lata de tinta tipo lousa à base de água. 

Ela possui um acabamento acetinado. E pode ser aplica às superfícies como parede rebocada com argamassa, concreto e gesso; madeira nova ou pintada; alumínio; PVC; ou galvanizado.

Agora, existe também a opção de aplicação de materiais colantes. São eles o papel de parede lousa preto e o adesivo lousa quadro negro. Ambos os produtos possuem uma camada auto adesiva por trás que faria dispensar a utilização de cola na hora da instalação. Ambos também vêm em acabamento fosco e podem receber desenhos em giz.

Se você tem dúvidas se ficaria legal ter uma parede lousa dentro de casa, dê uma olhada nas imagens que trouxemos. Tire delas boas ideias de decoração e comece a usar seu mural de recados.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar