fbpx
DICAS

5 museus para conhecer virtualmente

26/10/2020
museus online

Em busca de tranquilidade e conforto, muitas pessoas estão com planos de criar um espaço de meditação no seu lar ou de garantir mais bem-estar no escritório. Contudo, a arte também pode ser uma grande aliada nessa missão. Atualmente, existem vários museus online para quem deseja conferir obras sem sair de casa.

Espaços renomados, como o Art Institute of Chicago e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, passaram a disponibilizar uma imersão virtual completa em seus acervos.

Caso você tenha ficado interessado e queira aproveitar ao máximo o seu tempo livre, enquanto ocupa a mente com informações relevantes, continue conosco. Neste post, contaremos quais são esses locais, como acessá-los e o que é possível conferir de melhor.

1. Pinacoteca do Estado de São Paulo

Entre todos os museus online disponíveis, não poderíamos deixar de citar a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Considerado um dos principais acervos do país, o local conta com obras de artistas renomados e que fizeram a diferença na história da arte.

Esse é o caso do “Mestiço”, de Cândido Portinari, e alguns retratos da família real. Por meio de uma ferramenta, os visitantes conseguem conferir desde os corredores da famosa Pinacoteca até as coleções disponíveis por lá. Inclusive, há uma parceria com o Google Arts & Culture, onde há a possibilidade de realizar um passeio completo em 360º. Não é demais?

2. Museu do Louvre

Não há dúvida de que o Museu do Louvre é um dos mais renomados do planeta. Lá, existem obras da pré-história, do antigo Egito e de muitos outros períodos históricos e artistas revolucionários, como Vincent van Gogh e Claude Monet.

E a parte boa é que o público pode continuar apreciando esses trabalhos de modo remoto. O local disponibilizou mais de 300 mil obras do seu acervo. Inclusive, uma das telas de maior renome de todos os tempos: a “Monalisa”, de Leonardo da Vinci.

Ficou interessado? Nesse caso, baixe o app, disponível para iOS e Android, com diversas informações interessantes.

3. Art Institute of Chicago

O Museu de Artes de Chicago é o segundo maior dos Estados Unidos. Ao visitá-lo, os turistas podem apreciar as mais variadas obras, como as produzidas por Paul Cézanne, Renoir e Salvador Dalí.

O blog da instituição é repleto de artigos e materiais como referências para quem pretende se aprofundar nas obras disponibilizadas. Outro ponto a ser lembrado é que esse museu realiza, de tempos em tempos, algumas grandes mostras e exposições — com a possibilidade de acompanhá-las de modo 100% digital e com a ajuda de áudio tours.

A fim de mergulhar nessa experiência, baixe o aplicativo “Art Institute of Chicago App”, disponível para Android e iOS. Você vai adorar!

4. Museus do Vaticano

Um dos grandes sonhos de quem gosta de arte, é um dia visitar os Museus do Vaticano, em Roma. A instituição tem uma plataforma incrível, onde existe a chance de conferir as obras em 360º — sendo a “Capela Sistina”, de Michelangelo, uma das mais acessadas.

Uma curiosidade incrível: os Museus do Vaticano apresentam cerca de 7 km de extensão, com mais de 70 mil obras e um espaço arqueológico que reúne múmias, estátuas, sarcófagos e relíquias originárias de escavações feitas no Egito, ao longo dos séculos XIX e XX.

5. Museu Nacional de História Natural

Para finalizar nossa seleção de museus online, sugerimos o Museu Nacional de História Natural. Localizado em Washington, nos Estados Unidos, o local reúne inúmeros animais que viveram na pré-história, como pássaros e baleias.

O espaço foi inaugurado por volta de 1910 e, hoje, possui cerca de 100 milhões de objetos e espécies que representam nossas ciências naturais. Em seu site, ícones facilitam a aproximação aos painéis de exibição. Além disso, você conseguirá conferir fotografias de HD, com narrações em inglês.

Viu só? Ao seguir essas dicas vai ser fácil saber como aproveitar mais os dias em casa. Desfrute do seu tempo para conferir os principais museus online e expandir o seu conhecimento.

E se gostou do post, compartilhe-o com os seus amigos nas redes sociais. Eles vão adorar se atualizar!

Você também pode gostar

Leave a Comment