fbpx
ART & DESIGN

O que é e como aplicar feng shui no seu espaço para home office

25/09/2020

O feng shui é uma técnica de harmonização de ambientes, desenvolvida na China. Tem o objetivo de melhorar as energias do local e otimizar as atividades desenvolvidas ali. Esse método equilibra o local e ajuda as pessoas a interagirem com os espaços.

Por isso, é bom conhecer o feng shui em casos de home office. Trabalhar em casa pode precisar de algumas adaptações e essa é uma forma de melhorar o desempenho.

Benefícios do feng shui

Utilizar o feng shui traz benefícios para as pessoas, estes que vão além do desempenho no trabalho de home office, chegando também em pontos como:

  • Conforto;
  • Bem-estar;
  • Melhora das atividades;
  • Ajuda a se concentrar.

Como aplicar o feng shui

É interessante você conhecer algumas dicas para aplicar a organização e harmonia do ambiente aí na sua casa ao realizar home office. Por exemplo:

Escolher o cômodo

O ambiente de trabalho precisa ser bem iluminado e próximo de janelas. Então a escolha do cômodo onde será realizado o home office é muito importante. É necessário pensar onde tem luz natural e boa ventilação.

Para quem não tem um local adequado, vale a pena investir em uma reforma para trabalhar com conforto e concentração.

Fazer uma faxina

O local de trabalho precisa estar limpo. Se mantemos nossa casa limpa, nosso espaço de home office também deve ser higienizado. Isso mantém a jornada de trabalho confortável. Além de ser essencial para firmar a concentração nos afazeres e atividades.

Além da limpeza física da sujeira, é importante retirar todos os objetos que não serão usados durante o horário de trabalho. Energia parada atrapalha. 

Talvez você olhe em volta e pense que já está tudo pronto, mas se lembre de conferir os armários e gavetas. Papéis, itens velhos e objetos quebrados que não vão ser usados podem ir para o lixo.

Mesmo que o home office seja temporário, essas dicas valem para sempre e fazem diferença para a rotina da casa.

Organizar a mesa

Depois de limpar o ambiente é preciso organizar a mesa de trabalho. Uma agenda ou bloco de notas pode ajudar bastante nesse momento.

Um cesto de lixo ao lado da mesa não deixa acumular coisas desnecessárias. No final do dia, você precisa jogar fora todo o lixo que foi gerado durante o trabalho! Não deixe essa energia guardada.

Para quem ainda não tem uma mesa própria para o home office, uma dica é investir em móveis planejados e montar esse cantinho, claro, desde o início com uma energia completamente nova.

Rotina de trabalho

Outra dica importante é manter a rotina normal de trabalho. Quando acordar, você precisa vestir a roupa de trabalhar. Isso vai deixá-lo preparado para reuniões ao longo do dia e vai ajudar a manter o foco nas atividades necessárias.

Passar o dia inteiro de pijama só porque você está em casa pode atrapalhar a concentração. Um espelho sob medida no local onde você se troca pode tornar mais fácil escolher a roupa de trabalho daquele dia.

Aposte em plantas

O feng shui indica energizar o ambiente e isso pode ser feito utilizando plantas. Manter um vaso de planta ou flor no local de trabalho ajuda bastante nesse sentido. Segundo estudiosos, isso “fortalece a energia de vida”. 

É importante que essa planta receba luz do sol além de ser tratada regularmente com água e todos os cuidados necessários. 

Utilize cristais

Pedras e cristais são ótimos para filtrar energia e serem usados para ajudar nos momentos de tensão, ansiedade e dificuldades. 

É preciso limpar a energia acumulada neles, para isso você precisa lavar em água corrente e deixar no sol por trinta minutos.

Frases estimuladoras

Uma dica é investir em um quadrinho branco ou ter uma folha perto da mesa de trabalho com algumas frases escritas.

Quando passar por esse local leia algumas frases em voz alta. Isso ajuda a lembrar que alguns dias são melhores que outros, ou que às vezes esquecemos nossos objetivos. É importante que você permaneça motivado! 

Dia de arrumação

Definir um dia de arrumação é essencial para não atrapalhar a rotina da casa e se perder nas atividades. Isso pode ser feito numa sexta-feira, após a semana de trabalho.

Manter a porta fechada ajuda a deixar o local arrumado. Uma dica que ajuda na organização e beleza do cômodo é usar uma porta lisa de madeira.

Evitar notícias

Você está tentando se concentrar dentro de casa, mas precisa transformar o cômodo do home office realmente no seu ambiente de trabalho. Isso significa silenciar o WhatsApp, por exemplo, e se afastar do celular.

O feng shui ajuda a manter o equilíbrio do ambiente, harmoniza as energias do cômodo e ajuda na concentração de quem utiliza o local. Por isso, é ótimo para ser aplicado onde é realizado o home office.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar

Leave a Comment