fbpx
ART & DESIGN

O que há de novo para deixar a sua casa mais inteligente

13/10/2020

Neste exato momento, dê uma parada e olhe em volta. Tudo que há ao seu redor é fruto de uma investigação. Todos os designs da sua casa um dia foram considerados novidade. E quando lançados no mercado, eram promessa de inovação. Inclusive, vários móveis da sua casa já são a resposta do que um dia se imaginou para o futuro – como o rack e painel para TV

Mas, então, quais serão as tecnologias que vão mudar, nos próximos anos, as residências? Saiba a seguir.

BG Arq

#1 Comunicação

Com o avanço da internet, criação de equipamentos smarts e o desenvolvimento de aplicativos, a comunicação nunca mais foi a mesma. Isso mudou até mesmo o modo como vemos os televisores. 

Hoje, este aparelho virou um canal de conexão muito mais poderoso, nos levando a dialogar mais facilmente com o mundo através do pareamento da sua tela com outros dispositivos móveis.

As novas TVs são mais finas e leves. Por isto mesmo podem apresentar tamanho de tela maior, chegando a 65 e até mais polegadas – sendo a maior já produzida com 219. Alguns modelos apresentam resolução 4k, podem se recolher em uma base metálica, virar quadro ornamental e mais. E outros, em especial, vêm com um design minimalista que ocupa muito menos espaço, otimizando a área da casa.

Os home theaters estão cada vez tomando mais importância nos projetos de arquitetura de interiores. Muitos dos equipamentos de mídia deste conjunto podem ser acionados por comando de voz – e com uma interface intuitiva. 

Com um simples toque no controle pode mudar toda a configuração destes aparelhos, inclusive sincronizando-os com cortinas, caixas de som etc. Além do mais, eles, assim como as novas TVs, estão cada vez mais compactos e com soluções em alta resolução.

Espaço do Traço Arquitetura
Espaço do Traço Arquitetura

#2 Conexão

Por certo, os telefones celulares já são bem mais do que telefones hoje em dia. Eles também funcionam como controle para acionar muitos aparelhos dentro de casa.  programas são, então, acessados pelo fone por meio de aplicativos, ativando sensores e ajustando serviços domésticos conforme as necessidades do usuário. 

Isto vale para cortinas persianas, cadeiras massageadores, elevadores garagem, e mais. O mais legal é que alguns programas dão até dicas de operações personalizadas.

Lembrando que os assistentes virtuais estão cada vez mais populares, principalmente por poderem ser acionados por comando de voz – bem úteis. Com eles, é possível controlar, ao mesmo tempo, várias tarefas – surpreendente.

Revista Viva Decora
Revista Viva Decora

#3 Programação

Vários aparelhos desenvolvidos para casa – e lançados recentemente no mercado – apresentam um funcionamento diferenciado. Seu sistema interno permite que seja programado de diferentes formas. 

É o caso das torneiras, fechaduras, irrigadores de jardim, aquecedores de água, airfryers e mais itens inteligentes, que podem ser acionados e desligados de acordo com as preferências do usuário.

Alguns destes aparelhos apresentam programas com funções extras revolucionárias. É possível hoje, por exemplo, fazer uma bacia sanitária também tocar músicas, aquecer o assento, alterar a cor de base, esguichando jatos de água e mais. Ou mesmo pedir que máquinas de lavar façam a lavagem de toda a carga interna em apenas 10 minutos.

Aquiles Nicolas Kílaris

#4 Automatização

Geladeira, forno, aspiradores robôs e outros aparelhos e equipamentos domésticos podem vir com um display eletrônico onde o usuário pode consultar atividades e programar tarefas. 

Muitas de suas operações visam economia – seja de tempo ou de recursos – nas realizações de certas atividades. Já outras foram pensadas para tornar os cômodos da casa mais confortáveis – como os ar condicionados com inteligência artificial de controle de temperatura.

Mais uma grande sensação do momento são os móveis com acionamento sensorial de sistemas de som, luz, entre outros. Ainda existem as câmeras de monitoramento. Chuveiros com tempo de banho limitado. 

Colchões que controlam batimentos cardíacos. E ainda as lixeiras e composteiras eletrônicas, além das mini hortas autossuficientes. Isto tudo só para começar. Que venha o futuro, com muito mais novidades para nós.

São outros dispositivos inteligentes: aquecimentos de pisos, lareiras,  tomadas e luminárias inteligentes, sensores de fumaças, sensores de consumo de água e gás, sensores de janelas e portas e câmeras de segurança.

Revista Viva Decora
Revista Viva Decora

Agora, que tal aproveitar tudo isso e deixar sua casa mais inteligente? Assim, vai sobrar muito mais tempo para se dedicar às coisas que você gosta!

Essas dicas de decoração tecnológica foram criadas pelas equipe Viva Decora.

Você também pode gostar

Leave a Comment