Arquitetura e Design

Mude o visual do seu quarto escolhendo cabeceiras modernas

01/11/2019
Cabeceira para cama

As casas contemporâneos pedem soluções de design inovadores, que ofereçam mais conforto com muito estilo para os interiores. E algo que definitivamente não pode faltar em decorações de quartos são as cabeceiras de cama

Esse móvel pode fazer uma diferença enorme no visual do quarto, é ele quem dita todo conceito da decoração. Por isso, é importante dar bastante atenção à escolha desse elemento. 

Neste post, confira algumas propostas de design de interiores em que a cabeceira da cama ocupa uma posição de destaque.

O papel das cabeceiras na decoração do seu quarto

As camas tradicionais sempre foram acompanhadas de cabeceira. Já as camas box permitem escolher a cabeceira separadamente.

A função das cabeceiras vai além da estética. Elas trazem uma sensação de aconchego também, além de promover um diálogo entre os elementos do quarto, uma transição entre o revestimento da parede e a cama. 

Os modelos tradicionais de cabeceira para cama

As cabeceiras mais comuns são aquelas fabricadas em madeira maciça. Existem também as fabricadas em MDF, muito resistentes e com maior variedade de cores – algumas vezes criadas em forma de painel para ser preso diretamente à parede. 

Há também variações em metal, altamente adornadas e as tradicionais cabeceiras estofadas ou almofadadas, com uma aparência clássica ou retrô.

Esse último modelo citado faz referência às cabeceiras que são revestidas de espuma e tecido. Um exemplo é o tipo “botonê” e também o “capitonê”. 

Ambos são bastante elegantes e têm como característica principal o afundamento de certos pontos do estofamento – algo que pode ser feito por meio de costuras e botões.

Modelos criativos de cabeceira para cama

Há modelos de cabeceira para cama de todos os tipos, porém, embora o mercado esteja oferecendo muitas opções prontas, o efeito de personalizar e inovar ainda mais na decoração de seu quarto pode ser realmente recompensador. 

Em algumas situações, a criatividade do designer de interiores pode surpreender. Um simples cordão de luzes ou uma tapeçaria pode surtir um efeito estético inesperado.

Outra ideia é aproveitar portas de demolição ou partes de um armário vintage para formar a cabeceira da cama – montada e customizada do jeito que você preferir.

A cabeceira não precisa ser necessariamente um móvel. Quando sua presença não for necessária, será possível apenas sinalizar o local de posição da cama na parede. 

A marca pode ser feita através de uma simples pintura, aplicação de espelho, adesivo ou papel de parede.

Fazer uma cabeceira com adesivo ou papel de parede é uma solução bem barata e que costuma gerar resultados surpreendentes. É possível com estes materiais criar perspectivas em três dimensões. 

Também adicionar mais personalidade à decoração através de citações que estimulem a paz e o amor, desenhos de personagens infantis, de hobbies que a pessoa pratica, e muito mais.

Na hora de escolher um modelo de cabeceira para o quarto, não tenha medo de ousar!

Seguindo seu bom custo e com muita criatividade, certamente, será possível escolher a peça certa para compor um lindo cenário para o seu quarto.

Essas dicas de como utilizar uma cabeceira de cama na decoração de quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar