Seu Imóvel

Organizar casa para viagem: 4 dicas para ter uma volta tranquila

14/11/2019
organizar casa para viagem

Um dos períodos mais aguardados por quem trabalha ou estuda são as férias. Há quem diga que não existe nada melhor do que reservar alguns dias para sair com a família e explorar novas cidades, povos e culturas. No entanto, para que o seu programa seja, de fato, prazeroso e divertido, é preciso saber como organizar a casa para a viagem.

Caso contrário, o seu retorno para o lar pode ser um tanto desanimador — e, por vezes, até desgastante e repleto de problemas. Limpar o ambiente, manter as plantas bem cuidadas e eleger um responsável para tomar conta dos seus animais de estimação são bons exemplos de tarefas a serem realizadas.

E se aquela viagem tão sonhada está perto de acontecer e você não deseja que nada atrapalhe esse momento, continue a leitura e descubra algumas dicas infalíveis para manter a tranquilidade e o conforto em dia mesmo após a sua volta. Vale a pena!

1. Verifique a geladeira e os alimentos perecíveis

Não existe nada mais desconfortável do que chegar em casa após uma viagem e perceber que há alimentos estragando na geladeira. Além de colaborar para que todo o ambiente fique com um mau cheiro e atrair diversos tipos de insetos ou roedores, esse detalhe é um dos principais responsáveis pelo desperdício de comida.

Portanto, se você está planejando passar uns dias fora, não se esqueça de conferir a sua geladeira e tirar todos os produtos que possam estar com o prazo de validade vencido no seu retorno.

Essa dica é válida, especialmente, para os itens perecíveis — aqueles que apresentam um processo de decomposição muito rápido, como é o caso de:

  • leites e derivados;
  • peixes e frutos do mar;
  • frutas, verduras e vegetais.

2. Cuide das plantas

Quem se preocupa com o lar também deve ter um certo cuidado com as plantas. Isso mesmo! Como sabemos bem, algumas espécies são mais sensíveis, necessitando de iluminação solar diária e regas frequentes para se manterem vivas e saudáveis.

Nesse caso, a recomendação é que, antes de viajar, você mantenha essas espécies bem regadas e, se possível, elimine todas as folhas ou galhos secos do vaso.

Dependendo das necessidades da planta, também é interessante considerar deixá-la com alguém de sua confiança e que possa fazer a manutenção. Em último caso, os sistemas de regas automáticas podem ser uma excelente solução para que elas não morram e continuem intactas no seu retorno.

3. Deixe alguém responsável pelos animais de estimação

Você tem animal de estimação? Se “sim”, saiba que esse é outro ponto importante e que deve ser analisado ao organizar a casa para uma viagem. Nada de deixá-lo sozinho — mesmo que haja comida e água suficiente em comedouros. Por se tratar de um ser vivo, o seu bichinho precisará de atenção e cuidados diários, ainda mais se os seus planos são de passar muitos dias longe.

Aqui, a solução é conversar com algum amigo ou familiar responsável e pedir para que a pessoa tome conta do pet. Também é possível contratar os serviços de uma hospedagem exclusiva para animais, que são fáceis de serem encontradas e, em muitos casos, oferecem aos donos a opção de monitoramento 24 horas via smartphone.

4. Limpe a casa antes da viagem

Lembre-se ainda, de fazer uma boa limpeza em todos os cômodos. Até porque, você chegará da viagem querendo tomar um banho, deitar na cama e relaxar mais alguns instantes. Correto? Para que isso seja possível, o ideal é garantir que todos os espaços estejam higienizados — do banheiro até a área externa. Portanto, antes de viajar varra e passe um pano umedecido no chão, limpe o vaso sanitário, tire o excesso de poeira dos móveis e lave toda a louça suja acumulada na pia.

O seu quarto também deve receber um cuidado especial, viu? Para encontrar uma cama impecável quando voltar, troque as fronhas e os lençóis e use sprays aromatizantes no ambiente. É uma estratégia simples, mas muito eficiente, de tornar o cômodo convidativo e acolhedor em qualquer momento.

Dica bônus

Invista ainda em algumas soluções de segurança, como não deixar joias e dinheiro na casa, reforçar as trancas, desligar a campainha e não comentar sobre a sua ausência com estranhos.

E então, gostou das nossas dicas sobre como organizar a casa para uma viagem e conquistar o máximo de tranquilidade durante as suas férias? Esperamos que sim — e agora é com você!

Para continuar por dentro de outras dicas, aproveite e assine já a nossa newsletter. Periodicamente, enviaremos conteúdos exclusivos para o seu e-mail!

Você também pode gostar