fbpx
organizar documentos do imóvel

4 dicas de ouro para organizar os documentos do seu imóvel

Quando você adquire um imóvel, uma série de documentos importantes começam a fazer parte da sua vida. Por isso, é de extrema importância saber como organizá-los.

Afinal, quando menos esperamos, é provável que todos esses materiais sejam necessários e estejam devidamente separados. Mas quais são esses itens e como deixá-los bem armazenados em casa? Para exemplificar, destacamos a matrícula atualizada, a certidão negativa de débitos e, até mesmo, os comprovantes de pagamento.

Para que você não se perca, criamos este post sobre como manter seus documentos organizados e bem guardados. Vamos mostrar alguns métodos acessíveis que ajudarão nessa tarefa. Acompanhe!

1. Selecione todos os documentos

O primeiro passo é reunir todos os documentos antes mesmo de começar a organização. Nessa fase, sugerimos que você reuna todos os papéis que tenham relação com a compra de seu patrimônio.

Vale checar armários, gavetas e demais mobílias para garantir que não há nenhum “papel solto” que, no futuro, seja importante em alguma transação. Aqui, saiba que você não deve se preocupar em descartar um documento ou outro, mas reunir o que, a princípio, considera relevante, combinado?

2. Faça uma triagem

Assim que tiver todos os materiais importantes, chega a hora de jogar fora aqueles que não têm muita serventia. O ideal é realizar esse processo de modo calmo e tranquilo para que nenhum item valioso seja descartado por acidente. Uma boa dica é separá-los em três categorias distintas. Mostramos quais são elas a seguir.

  • Documentos importantes que devem ser arquivados;
  • documentos que devem ser encaminhados para terceiros;
  • documentos que podem ser jogados no lixo.

Se não souber quais devem ser mantidos e quais devem ser descartados, tudo bem. Confira abaixo uma lista completa que vai facilitar o seu trabalho.

  • Documentos que devem ser guardados por 1 ano: contratos de aquisição de seguro e extratos bancários diversos;
  • documentos que devem ser guardados por 5 anos: IPTU, IRPF, comprovantes de água, luz e demais serviços;
  • documentos que devem ser guardados por 10 anos: comprovante de pagamento de condomínio;
  • documentos que devem ser guardados para sempre: contrato de compra e venda, matrícula do imóvel, escritura, testamento, certidões e documentos pessoais.

3. Adquira pastas e etiquetas

O próximo passo para aprender como organizar documentos do imóvel é separá-los por categorias. Simples, esse truque é excelente para manter os materiais bem arquivados e auxiliar caso seja necessário procurá-los no futuro. Inclusive, uma dica boa é comprar pastas e etiquetas coloridas próprias para essa finalidade. Com elas, vale separar a papelada em arquivos distintos, como mostramos abaixo:

  • seguro: todos os contratos referentes ao seu imóvel;
  • finanças: possíveis investimentos, mensalidades etc.;
  • propriedade: recibos referentes à propriedade, sejam eles de reformas ou demais compras de valor;
  • impostos: todos os recibos das taxas que foram quitadas;
  • documentos da compra: contratos, escritura, declarações e certidões.

4. Guarde tudo em uma caixa

Ao concluir a etapa anterior, você já pode colocar todas as pastas em uma caixa organizadora. Atualmente, existem vários modelos interessantíssimos no mercado — como aqueles de plástico ou madeira, as maletas e até as fabricadas em papelão.

Escolha a opção que melhor suprir as suas necessidades. E mais: ainda será preciso armazenar cada caixa em um local protegido, longe de umidade ou de fatores externos como o sol e a chuva. A dica é escolher um cantinho do seu armário exclusivo para esse fim.

Dica extra

Por último, não se esqueça de ter uma cópia digitalizada de todos os documentos da propriedade. Lembre-se de deixá-las salvas em um e-mail seguro ou em qualquer outra plataforma de armazenamento em que seja possível acessá-los quando necessário. Desse modo, você terá todos os materiais sempre à mão e com total praticidade.

Com este post completo, você entendeu como organizar documentos do imóvel e ter menos dores de cabeça ao longo desse processo? Esperamos que sim!

Caso queira acompanhar outras dicas valiosas como estas, aproveite ainda para curtir as nossas páginas no Facebook e no Instagram. Lá, você encontrará conteúdos riquíssimos que ajudarão a manter o seu cantinho sempre impecável.

[QUIZ] Apartamento padrão ou duplex: responda e descubra qual é o mais indicado para você?Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.