fbpx
ART & DESIGN

Paleta de cores para sala: 4 dicas para escolher

04/11/2020
paleta de cores para sala

Saber quais tonalidades funcionam melhor em cada cômodo facilita muito a decoração do lar. Porém, isso exige uma análise criteriosa do espaço em questão. Escolher a paleta de cores para sala, por exemplo, demanda uma série de fatores.

A definição das cores tem um papel importante na decoração e na transmissão de sensações, oferecendo um ambiente agradável. Neste post, reunimos quatro dicas para você acertar na seleção das tonalidades. Siga as orientações e deixe seu apartamento ainda mais bonito!

Como escolher a paleta de cores para sala?

As cores não servem apenas para decorar. Como dissemos, elas têm o poder de transmitir diferentes sensações, tais como:

Mas além de otimizar a função do ambiente, o que torna uma paleta de cores ideal para a sala é o fato de conseguir deixá-la mais agradável — seja no dia a dia da família, seja para receber visitas especiais. Sendo assim, considere os pontos a seguir.

1. Decida o estilo de decoração

Em ambientes rústicos, os tons beges e terrosos, além dos que lembram cimento queimado, são indicados. Já naqueles com ar campestre, opte pela delicadeza dos tons pastel. Nos tropicalistas, use tonalidades neutras combinadas a cores quentes inspiradas na natureza, como verde, amarelo e lilás.

Agora, se você aprecia os estilos que estão em alta, o branco é uma excelente opção. Ele vai bem tanto em cômodos minimalistas quanto escandinavos, por exemplo. Tonalidades escuras e sóbrias, por sua vez, combinam com a tendência de arquitetura industrial para sala.

2. Escolha a cor predominante

O primeiro passo é escolher o tom principal. Ele costuma ser neutro e aparecer nas paredes e nos móveis maiores. Para se inspirar, veja o apartamento decorado pela construtora ou pesquise em projetos de interiores do seu agrado, atentando às cores utilizadas pelos profissionais.

3. Eleja os tons de contraste

Os tons de contraste podem pertencer à mesma paleta da cor predominante (chamados tons análogos) ou serem complementares — algo facilmente pesquisado na roda de cores do Adobe Color. Essa regra simples garante que as tonalidades conversem entre si, criando um contraponto harmônico.

4. Defina onde os tons de contraste serão utilizados

Os tons de contraste podem ser empregados na própria pintura (única parede ou somente em um recorte dela), em pequenos objetos (almofadas ou vasos de flores) ou em móveis mais amplos. Sofás coloridos, por exemplo, são bastante utilizados em decorações com estilo vintage.

De que maneira as tonalidades influenciam no dia a dia?

Segundo a cromoterapia, as tonalidades afetam o humor e ajudam a criar o clima ideal nos ambientes. Esse aspecto é ainda mais útil em salas com diferentes usos, por exemplo:

  • de modo a favorecer a concentração no espaço do home office, escolha gamas de branco ou cinza;
  • se você gosta de meditar ou fazer atividades relaxantes, pinte tons de azul ou verde na área utilizada para as práticas;
  • a fim de estimular a energia no local reservado aos exercícios físicos, experimente incluir elementos de tons alaranjados;
  • já se quiser deixar a sala de jantar aconchegante, opte por tons de bege ou rosados. Mas se preferir deixá-la pronta para receber os amigos, estimule a interação e o clima sociável com o calor dos vermelhos, laranjas e amarelos.

Como a cor contribui para a decoração?

Toda coloração transmite uma mensagem. Por isso, na hora de escolher os tons, considere o estilo de decoração adotado no ambiente. Além disso, não esqueça a influência da iluminação (branca ou amarela), pois o tipo de lâmpada altera a percepção dos tons.

Escolher a paleta de cores para sala ajuda a planejar a decoração, prevenindo possíveis arrependimentos. Como mostrado, o colorido pode reinar mesmo em salas menores — basta que os tons empregados estejam em equilíbrio com o espaço e o estilo de vida dos moradores.

Então, o que achou do post? Para ficar por dentro de outras dicas, siga nossas redes sociais — Facebook, Instagram e YouTube!

Você também pode gostar

Leave a Comment