fbpx
ART & DESIGN

Penthouse: descubra mais sobre esse tipo de imóvel

13/03/2020
penthouse

Com o crescimento populacional, tem se tornado muito comum viver em prédios ou condomínios residenciais e boa parte dos moradores com alto poder aquisitivo estão investindo no universo dos apartamentos de luxo, mais precisamente nas famosas penthouses. 

Muito popular nos Estados Unidos, esse modelo arquitetônico está ganhando o seu lugar no Brasil, principalmente entre aqueles que prezam pelo conforto e desejam investir em uma propriedade com bom espaço disponível — além de outras comodidades que dificilmente são encontradas nos prédios comuns. 

Mas, afinal, você sabe em que consiste uma penthouse e quais são suas principais vantagens? Não? Então, continue acompanhando o post e se aprofunde no assunto. Temos certeza que, após a leitura, você ficará instigado a apostar nesse modelo. Confira!

Afinal, o que é penthouse?

Não é difícil encontrar uma penthouse no mercado imobiliário — basta uma breve pesquisa e, rapidamente, você avistará construtoras e empreendimentos com algumas dessas unidades disponíveis ao público. 

Basicamente, esse termo se refere aos imóveis que são construídos no último andar de um edifício, mais precisamente na cobertura. Por conta da sua localização, muitas vezes privilegiada, esses apartamentos também tendem a ser mais caros do que os tradicionais, além de contarem com detalhes luxuosos e que enchem os olhos do público seleto. 

Tal conceito teve origem ainda na década de 1920, quando houve um boom nas construções dos prédios tanto nos Estados Unidos quanto na Europa. Diante dessa situação, os engenheiros e arquitetos tiveram a ideia de aproveitar melhor os empreendimentos já existentes, utilizando seus espaços disponíveis nas coberturas e transformando as áreas em residências sofisticadas. 

A primeira penthouse construída foi no telhado de um famoso hotel em Nova York, o Plaza. Logo em seguida, e diante de tamanho sucesso, esse modelo se espalhou para o mundo, conquistando interessados de várias faixas etárias e localidades. 

Cobertura x penthouse: qual é a diferença?

Quando falamos sobre a penthouse, é comum que algumas pessoas confundam esse modelo com as tradicionais coberturas. Embora carreguem um estilo bastante similar, ou seja, com a localização no topo dos edifícios, essas duas versões são distintas e devem ser analisadas com cautela. O primeiro passo é conhecer a fundo as características — e diferenças — de cada uma delas. 

As populares coberturas, por exemplo, têm uma área útil bem ampla e, em alguns casos, podem até apresentar área de lazer, como é o caso das unidades que contam com piscinas. Há ainda a chamada cobertura duplex, que consiste em um imóvel composto pelos dois últimos andares de um edifício. 

Por outro lado, a penthouse conta com detalhes diferenciados. Em geral, esse tipo de residência fica situada somente no topo do prédio, apresentando área útil muito maior do que a cobertura e, em determinadas situações, até mais ampla do que algumas casas localizadas no térreo.

Diante de tal informação, os espaços externos dessa alternativa também tendem a ser maiores, oferecendo aos seus moradores o máximo de conforto e bem-estar. 

Ao se mudar para um imóvel como esse, você terá a possibilidade de ter um apartamento composto por piscina, hidromassagem, decks, pequenos jardins e por aí em diante. Veja abaixo outros detalhes que somente uma penthouse pode proporcionar:

  • localização privilegiada em bairros de alto padrão; 
  • vista panorâmica da cidade; 
  • elevador privativo; 
  • janelas amplas, favorecendo a iluminação natural; 
  • pé-direito duplo; 
  • piscina e área de lazer.

Vale a pena ter uma penthouse?

Se você é uma pessoa que gosta de unir decoração e tecnologia, a penthouse é a escolha certa. Uma vez investindo nessa modalidade, será possível personalizar o espaço de acordo com as suas preferências, criando diferentes áreas de convívio e mantendo os ambientes mais práticos e funcionais. 

Moradores que vivem em residências desse tipo podem criar espaços gourmet, locais exclusivos para as crianças, cantos de leitura e, até mesmo, escritórios ou spas privativos.

Tudo isso utilizando recursos modernos que são excelentes para facilitar o dia a dia dos indivíduos e valorizar ainda mais o imóvel. Sistema de iluminação automatizado, fechaduras digitais e câmeras de segurança são alguns dos elementos que não podem ficar de fora. 

Também é interessante lembrar que essas propriedades são umas das que mais se valorizam com o passar do tempo, seja por conta da sua localização privilegiada, das opções de lazer privativas ou, até mesmo, devido ao seu tamanho, já que os apartamentos tradicionais estão apresentando metragens cada vez mais reduzidas. Vale a pena!

Confira os últimos lançamentos Cyrela com planta Penthouse: Quadra Greenwich, Skyline Jockey e Haus by YOO.

Antes de encerrar a leitura, não se esqueça: para investir em uma penthouse, é fundamental traçar um bom planejamento financeiro, sempre considerando o estilo e as necessidades de todos os membros da sua família. 

Então, gostou de conhecer mais sobre a penthouse e seus diferenciais? Agora, aproveite para fazer o Quiz da Cyrela e descobrir qual é o estilo de decoração ideal para a sua casa!

Você também pode gostar