fbpx
CONSTRUÇÃO

Saiba o que pode ser alterado ao personalizar o imóvel

04/02/2020
personalizar imóvel

Personalizar o imóvel é uma excelente decisão. Você pode verificar as possibilidades de modificações diretamente com a construtora e, neste artigo, vamos mostrar quais mudanças na maioria das vezes podem ser feitas e como elas ocorrem. Para isso, convidamos Beatriz Nogueira, arquiteta do Preference na Cyrela, para falar sobre o assunto. Saiba mais!

Por que você deve personalizar um imóvel?

Uma das maiores vantagens de personalizar o imóvel com a construtora é receber alguns detalhes do apartamento já pronto, sem a necessidade de realizar outras reformas após a entrega das chaves.

Como muitas pessoas têm pressa em se mudar, fazer as modificações com a construtora ajuda bastante no que diz respeito ao tempo e ao custo. Isso porque não é necessário fazer diversas visitas às lojas de materiais de construção, contratar profissionais para fazer a obra e uma empresa para fazer a retirada do entulho que deve ser descartado.

Outro ponto importante é a garantia. “Todos os serviços realizados pela construtora têm garantia de acordo com o Manual do Proprietário. Então, antes de receber as chaves, os clientes realizam uma vistoria na unidade para testar e verificar todos os acabamentos instalados conforme a personalização solicitada”, alega Beatriz.

Afinal, o que pode ser personalizado em um imóvel?

Você pode solicitar as alterações diretamente no site de personalização. Nele, existem as opções de planta do empreendimento e os kits de acabamentos disponíveis para as unidades. Porém, esses conjuntos podem variar de uma obra para a outra, de acordo com o Memorial Descritivo. 

Veja as alterações que não podem ser feitas ao personalizar um imóvel:

  • alterações de estrutura, shaft, área comum e fachada;
  • forros e sancas de gesso decorativos;
  • a cor da tinta das paredes e tetos;
  • plantas de imóveis diferentes das opções apresentadas.

 Cada empreendimento tem suas particularidades e opções de personalização diferentes. Confira abaixo o que pode (ou não) ser oferecido: 

  • alterações de cerâmicas e porcelanatos (lembre-se de manter a harmonia no piso e nas paredes);
  • alterações de mármores e granitos das bancadas;
  • alterações de louças (bacia sanitária e cuba) e metais (torneira e misturadores);
  • solicitar a não instalação do material padrão de alguns ambientes, como piso, bancada, louça e metal, caso queira instalar esses itens mais tarde;
  • solicitar churrasqueira, cuba torneira e uma das opções de granito oferecidas (caso o empreendimento ofereça a opção de kit churrasqueira);
  • solicitar a execução da infra do ar-condicionado (rede frigorígena) para os ambientes que podem contar com o aparelho, conforme Memorial Descritivo.

Quais cômodos podem ser alterados?

Beatriz afirma que a personalização pode ser feita em todos os cômodos, mas os kits de cada ambiente são diferentes, uma vez que a construtora precisa seguir as leis e normas vigentes.

Quais alterações são mais indicadas pela construtora e por quê?

A personalização é algo pessoal, pois cada cliente tem um sonho ou expectativa para o apartamento. Alguns estão fazendo a compra do primeiro imóvel, e isso faz com que as escolhas sejam baseadas na relação entre o que se deseja e o orçamento disponível. Por outro lado, quando não se trata do primeiro imóvel, os clientes já sabem melhor como as mudanças são feitas e o que funciona (ou não) para eles.

De acordo com Beatriz, “recomendamos as alterações que são mais trabalhosas de se fazer depois da entrega das chaves, como infra de ar-condicionado (que precisa passar pelo forro de gesso e executar algumas sancas) ou as alterações que comprometem a garantia, como a troca de piso em alguns ambientes que podem danificar a impermeabilização”.

De que forma você planejaria personalizar um imóvel? Já tem em mente qual estilo de decoração é o seu preferido? Pensar em todas essas questões é importante para deixar o seu lar com a sua cara.

Gostou de saber quais são as possibilidades de modificações? Então, aproveite para conhecer as vantagens de personalizar um imóvel!

Você também pode gostar

Leave a Comment