Seu Imóvel

Cuidados essenciais com os pisos e revestimentos do seu apartamento

13/11/2019
pisos e revestimentos do seu apartamento

Manter uma boa aparência dos pisos e revestimentos do seu lar exige atenção e cuidados.

Isso, porque os variados tipos de produtos utilizados na fabricação dos pisos devem receber materiais que mantenham a sua aparência sempre bonita e reluzente.

Os revestimentos aplicados no pavimento do seu imóvel podem ser de vários tipos, e devem ser escolhidos de acordo com o seu gosto ou necessidade.

Sendo assim, é sempre importante levar em consideração a decoração da sua casa, já que o piso é um elemento fixo, que permanecerá por um longo tempo na sua residência.

Além disso, existem outras características que envolvem a escolha do revestimento do seu imóvel: por exemplo, a limpeza e a conservação.

Você pode optar por um piso que demande menos tempo para remoção da sujeira, ou por um modelo que siga o estilo decorativo da sua casa.

Por isso, este artigo traz informações importantes sobre os cuidados essenciais que você deve ter com as superfícies da sua casa, fazendo com que seu imóvel esteja bonito e seja valorizado.

Os tipos de pisos mais comuns para residências

pisos e revestimentos do seu apartamento

Há um grande número de pisos e revestimentos que podem ser instalados na sua casa, sendo os mais comuns:

  • Pisos de madeira;
  • Pisos de porcelanato;
  • Piso de cerâmica;
  • Piso de concreto;
  • Piso epóxi;
  • Entre muitos outros.

Os pisos de uma residência podem ser escolhidos de acordo com a finalidade de cada cômodo.

Assim, aqueles feitos de madeira, certamente, são mais recomendados para sala ou dormitórios, assim como os de porcelanato e cerâmica podem ser aplicados em cômodos, como a cozinha ou banheiro, assim como para áreas externas.

O piso de concreto, que era utilizado geralmente em estabelecimentos, hoje é uma das opções que está em alta para decoração de residências no estilo industrial, enquanto o piso epóxi pode ser aplicado em garagens ou outros ambientes externos.

Como realizar a limpeza dos diferentes tipos de pisos?

pisos e revestimentos do seu apartamento

Por serem fabricados com materiais diferentes, a limpeza dos pisos dependerá do seu tipo e composição.

Os pisos de madeira devem receber produtos que conservem a sua estrutura, por isso não devem receber água em excesso para que a remoção da sujeira seja realizada, já que esse processo pode danificar o material.

Por isso, indica-se a limpeza com um pano úmido. Depois, é necessário esperar que a superfície esteja devidamente seca para que um verniz ou cera possam ser aplicados, revitalizando o piso.

No caso do porcelanato, é indicado que se utilize uma solução apropriada para limpar a superfície, já que é muito comum surgirem manchas. Além disso, é ideal varrê-lo com uma vassoura macia, evitando arranhões.

Os pisos de cerâmica possuem boa resistência à água, por isso, podem ser lavados com tranquilidade. A secagem é rápida, de modo que em pouco tempo já está apto para uso normalmente.

Já para os pisos de áreas externas, como o piso intertravado, pode-se utilizar lavadoras de alta pressão, que ajudam a remover o excesso de sujeira acumulado na superfície, mudando a aparência do piso.

Desse modo, é possível deixar a sua moradia muito mais higienizada, fazendo com que os seus revestimentos estejam sempre bem cuidados.

Manutenção e conservação de pisos

pisos e revestimentos do seu apartamento

Todos os pisos e revestimentos de uma casa demandam manutenção periódica.

Isso, porque os materiais podem se desgastar naturalmente com o uso cotidiano, de modo que alguns reparos e ajustes devem ser realizados, para que a conservação dos revestimentos esteja sempre em dia.

Em pisos de madeira, é comum que se realize a raspagem de tacos preço, que remove o excesso de produtos aplicados para a conservação da superfície, além de ser um serviço recomendado para renovar a aparência do piso.

Para o porcelanato, pode ser aplicado um kit de revitalização, que devolve o aspecto brilhante para a superfície.

Os pisos de concreto podem ser recuperados com diferentes processos, que preenchem possíveis rachaduras e porosidades decorrentes do uso, devolvendo um aspecto uniforme para a área.

Em ambientes externos que possuam tapete de grama preço, pode ser preciso substituí-lo, para que a aparência do local volte a ser mais natural. Assim, a área volta a ter uma vista mais verde e bonita.

Em pisos onde há a aplicação de rejunte para unir as peças, pode ser necessário reforçar o produto, retocando-o onde há pontos danificados, devolvendo uma superfície perfeita.

Assim, é possível manter o piso ou revestimento intacto, evitando infiltrações ou também que as peças se soltem.

Desse modo, é possível manter os cômodos da sua casa sempre bem cuidados e com uma aparência muito mais bonita.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar