fbpx
MANUTENÇÃO

Cuidados essenciais com os pisos e revestimentos do seu apartamento

13/11/2019
pisos e revestimentos do seu apartamento

Manter uma boa aparência dos pisos e revestimentos do seu lar exige atenção e cuidados.

Isso, porque os variados tipos de produtos utilizados na fabricação dos pisos devem receber materiais que mantenham a sua aparência sempre bonita e reluzente.

Os revestimentos aplicados no pavimento do seu imóvel podem ser de vários tipos, e devem ser escolhidos de acordo com o seu gosto ou necessidade.

Sendo assim, é sempre importante levar em consideração a decoração da sua casa, já que o piso é um elemento fixo, que permanecerá por um longo tempo na sua residência.

Além disso, existem outras características que envolvem a escolha do revestimento do seu imóvel: por exemplo, a limpeza e a conservação.

Você pode optar por um piso que demande menos tempo para remoção da sujeira, ou por um modelo que siga o estilo decorativo da sua casa.

Por isso, este artigo traz informações importantes sobre os cuidados essenciais que você deve ter com as superfícies da sua casa, fazendo com que seu imóvel esteja bonito e seja valorizado.

Os tipos de pisos mais comuns para residências

pisos e revestimentos do seu apartamento

Há um grande número de pisos e revestimentos que podem ser instalados na sua casa, sendo os mais comuns:

  • Pisos de madeira;
  • Pisos de porcelanato;
  • Piso de cerâmica;
  • Piso de concreto;
  • Piso epóxi;
  • Entre muitos outros.

Os pisos de uma residência podem ser escolhidos de acordo com a finalidade de cada cômodo.

Assim, aqueles feitos de madeira, certamente, são mais recomendados para sala ou dormitórios, assim como os de porcelanato e cerâmica podem ser aplicados em cômodos, como a cozinha ou banheiro, assim como para áreas externas.

O piso de concreto, que era utilizado geralmente em estabelecimentos, hoje é uma das opções que está em alta para decoração de residências no estilo industrial, enquanto o piso epóxi pode ser aplicado em garagens ou outros ambientes externos.

Como realizar a limpeza dos diferentes tipos de pisos?

pisos e revestimentos do seu apartamento

Por serem fabricados com materiais diferentes, a limpeza dos pisos dependerá do seu tipo e composição. Ou seja, para os pisos durarem mais, é preciso fazer a limpeza adequada para cada um. 

Antes de começar a limpar o piso, passe uma vassoura de cerdas macias e recolha toda a poeira e a sujeira acumuladas no chão. Só depois disso é que seu piso poderá receber um tratamento para tirar manchas e recuperar o brilho.

Como limpar piso de mármore
Os pisos de mármore são bonitos e elegantes, mas demandam atenção redobrada.

Esse material é muito poroso e tem alta capacidade de absorção. Portanto, não use produtos muito concentrados, corrosivos ou gordurosos. Para a limpeza do piso de mármore, tire toda a poeira e sujeira com a ajuda de uma vassoura ou aspirador. Dissolva uma pequena quantidade de CIF Multiuso em pó em um recipiente com 5 litros de água. Mergulhe um pano limpo e macio nessa solução e esfregue o chão. Depois, passe um pano limpo umedecido em água para tirar todos os resíduos da solução e seque bem.

Leia sempre as instruções do rótulo de cada produto para ter certeza que ele é adequado ao piso que você deseja limpar.

Como limpar piso de ardósia
O piso de ardósia é menos poroso que o de mármore, mas também pode se danificar facilmente e não suporta produtos muito concentrados e abrasivos. A limpeza com água e um bom detergente neutro é suficiente.

Varra ou aspire todo o piso de ardósia para remover a poeira e depois passe um pano macio e úmido.

Prepare uma solução com 3 litros de água morna com duas colheres de detergente neutro. Você também pode substituir o detergente por um pouco de multiuso, como o CIF Multiuso +Limpeza. Umedeça um pano com a solução e, torça bem e passe no chão. Depois seque tudo com um pano seco e macio.

Se quiser dar um brilho extra no chão, acrescente três colheres de vinagre branco à mistura. Você também pode usar um limpador perfumado como CIF Perfumes para uma fragrância agradável e duradoura. Dilua três colheres de sopa em um balde com 2,5 litros de água, umedeça um pano e passe no piso. Depois de passar o pano não é necessário enxaguar.

Como limpar piso de cerâmica

Os pisos de cerâmica não devem ser lavados com produtos gordurosos ou abrasivos, porque podem serem danificados. Certifique que todo o piso esteja sem pó, ou limpe-o primeiramente com uma vassoura macia.

Prepare uma solução água morna com um pouco de CIF Multiuso em pó em um balde ou use um um limpador perfumado como CIF Perfumes. Passe a solução com ajuda de um pano limpo em todo o piso. Para finalizar, seque o piso com um pano macio.

Como limpar porcelanato

Limpar o piso de porcelanato com frequência evitar o acúmulo de pó e sujeira e assim você não precisará usar produtos de limpeza mais fortes. Limpe toda a sujeira do piso do cômodo com a vassoura; misture 3 colheres de CIF Multiuso em pó em um balde com 2,5 litros de água; o ideal é colocar a água em temperatura ambiente, mas se o revestimento estiver um pouco engordurado, utilize água morna; molhe um pano limpo na solução e passe no porcelanato com cuidado. Se após a limpeza com o pano o revestimento ainda estiver sujo, repita a operação; seque o piso com um pano seco e macio.

 

Manutenção e conservação de pisos

pisos e revestimentos do seu apartamento

Todos os pisos e revestimentos de uma casa demandam manutenção periódica.

Isso, porque os materiais podem se desgastar naturalmente com o uso cotidiano, de modo que alguns reparos e ajustes devem ser realizados, para que a conservação dos revestimentos esteja sempre em dia.

Em pisos de madeira, é comum que se realize a raspagem de tacos que remove o excesso de produtos aplicados para a conservação da superfície, além de ser um serviço recomendado para renovar a aparência do piso.

Para o porcelanato, pode ser aplicado um kit de revitalização, que devolve o aspecto brilhante para a superfície.

Os pisos de concreto podem ser recuperados com diferentes processos, que preenchem possíveis rachaduras e porosidades decorrentes do uso, devolvendo um aspecto uniforme para a área.

Em ambientes externos que possuam tapete de grama pode ser preciso substituí-lo, para que a aparência do local volte a ser mais natural. Assim, a área volta a ter uma vista mais verde e bonita.

Em pisos onde há a aplicação de rejunte para unir as peças, pode ser necessário reforçar o produto, retocando-o onde há pontos danificados, devolvendo uma superfície perfeita.

Assim, é possível manter o piso ou revestimento intacto, evitando infiltrações ou também que as peças se soltem.

É uma boa ideia evitar produtos à base de silicone ou cera, pois eles criam uma camada sobre o chão que é difícil de remover. Não use produtos abrasivos para retirar sujeiras, pois eles podem riscar seu piso. Procure varrer e limpar o chão pelo menos uma vez por semana com uma vassoura macia, para tirar a poeira e renovar o brilho. Seguindo essas dicas, seu piso vai ficar limpo, bem cuidado e com aparência de novo por mais tempo

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar

Leave a Comment