fbpx
DICAS

6 plantas indicadas para montar um jardim vertical no apartamento

19/11/2020
plantas para jardim vertical

Aproveitar as paredes para ter um belo espaço verde é uma ótima solução para quem mora em apartamento. Além de decorar, isso ameniza a temperatura e melhora a umidade no ambiente. E tem mais: dependendo da forma como for disposto, o verde tem poder de energizar o cômodo.

Não por acaso, muitas pessoas que aplicam feng shui no home office não abrem mão desse recurso. Mas para proporcionar tantos benefícios, é preciso acertar na escolha das plantas para o jardim vertical!

Neste artigo, indicamos 6 espécies vivem bem em ambientes internos. Veja como são fáceis de cuidar e crie coragem para montar sua parede verde!

O que é um jardim vertical?

Jardim vertical é um recurso paisagístico que explora o espaço nas paredes. Ele pode ser composto tanto por folhagens como plantas floríferas.

O mais bacana é que a tendência não apenas contribui para a decoração, como impacta, positivamente, a saúde. Além de melhorar a qualidade do ar no apartamento, ele se torna uma área de convívio e bem-estar para os moradores, ajudando-os a aliviar o estresse.

Quais são as melhores plantas para jardim vertical?

De nada adianta montar um jardim se as espécies forem inadequadas. Para crescer bonitas e saudáveis, é preciso conhecer suas necessidades quanto à luz solar, adubação e rega.

A seguir, veja 6 plantas para montar um jardim vertical dentro do apartamento. Se ficar em dúvida na escolha, selecione-as a partir das sensações que despertam em você — preceito elementar da chamada decoração sensorial.

1. Barba-de-serpente

A barba-de-serpente deixa o jardim vertical com um visual bem denso. No verão, forma espigas com flores delicadas.

Ela vai bem tanto com luz solar direta quanto em áreas sombreadas. Precisa de solo fértil, irrigado regularmente e bem drenado.

2. Jiboia

A jiboia é uma trepadeira bastante conhecida. Vistosa, ela também é ótima para preencher espaços no jardim.

Fácil de cuidar, vive bem em cômodos ensolarados ou quase sem insolação. Para uma folhagem bonita, plante-a em substrato rico em matéria orgânica e regue periodicamente.

3. Liríope

O liríope é uma forração muito requisitada em paredes verdes. Entre o verão e o outono, dá pequenas flores de cor lilás.

Apesar de apreciar a luz solar, ela consegue se desenvolver à meia-sombra. Cultive-a em solo fértil e bem drenado, irrigando regularmente.

4. Véu-de-noiva

A orquídea véu-de-noiva, com suas folhas finas e delicadas, confere o visual pendente aos jardins verticais. No verão, forma belas cortinas florais. Apesar de muito bem-adaptada a ambientes internos, precisa de um local bem iluminado e sem ar-condicionado.

5. Dinheiro-em-penca

O dinheiro-em-penca (ou mosquitinho) é uma planta rasteira de pequeno porte, ideal para forração. Vive bem à meia-sombra e necessita de solo enriquecido com matéria orgânica e regas regulares.

6. Antúrio

O antúrio é tradicionalmente usado em interiores, compondo belos maciços e bordaduras. Consegue florescer em locais pouco iluminados, mas precisa de substratos enriquecidos (como terra vegetal com fibra de coco), regas frequentes e adubação periódica.

Como montar um jardim vertical?

Antes de começar, lembre-se: escolha espécies que se adaptem bem às condições do ambiente. Para um visual bem fechado, combine folhagens, plantas pendentes e semipendentes.

Você pode montar o jardim vertical de diversas formas:

  • com uma base de pallet coberta por tela de jardinagem, para um visual mais homogêneo;
  • com alguns vasos suspensos, presos ao teto, colocados em treliças metálicas ou, até mesmo, em nichos, prateleiras ou sobre a estante;
  • com sistemas modulares (há modelos de diferentes materiais), se quiser uma parede verde com ar profissional;
  • com blocos pré-moldados impermeabilizados, os quais fazem bonito em decorações industriais.

Por fim, se quiser dar um toque especial também aos demais cômodos, considere a contribuição da aromaterapia em cada ambiente. Assim como o jardim, os óleos essenciais são grandes aliados para despertar boas sensações.

Agora, é com você! Reúna os materiais, escolha algumas plantas para jardim vertical em apartamento e monte-o conforme preferir. Além de terapêutico, todo esse processo resultará em um visual incrível!

Gostou das sugestões? Então, aproveite e deixe seu comentário abaixo!

Você também pode gostar

Leave a Comment