fbpx

Porcelanato líquido? Saiba que material é este e como ele pode ser usado em sua casa

Algo que aborrece muitos donos e donas de casa é a tarefa de limpar rejuntes, especialmente em ambientes como cozinhas. 

Por isso mesmo é que muitos preferem utilizar revestimentos de piso que necessitam do mínimo de rejunte ou que podem ter junta seca. Mas existe uma terceira opção que são os pisos monolíticos, ou seja, sem rejunte; e o modelo que está bastante em alta é o de porcelanato líquido. Conheça-o.

Decor Fácil e Mi Casa Revista

Qual a diferença entre porcelanato e porcelanato líquido

Já de cara podemos dizer que o porcelanato comum não tem nada a ver com porcelanato líquido. Então vem a dúvida sobre de onde veio esta relação de nomes. 

Bem, o porcelanato líquido possui uma aparência tão bonita que faz lembrar o porcelanato tradicional, feito à base de argila. Porém, o anterior é feito de poliuretano – que é um tipo de macromolécula – ou de epóxi, em forma de resina ou tinta com aspecto final liso e brilhante.

Aqui, no Brasil, o piso de porcelanato líquido – também chamado de piso monolítico – já é conhecido desde a década de 1960. Porém, só mais recentemente é que ele “invadiu” as propostas de decoração de residências. 

E ele parece ser uma “super solução” para o nivelamento de bases de contrapisos, pisos de concreto, de azulejo, de pedra e até de madeira. O resultado final: uma peça inteira, sem divisões.

Fabiana Pereira
Revista Viva Decora

Quais as principais características dos pisos de porcelanato líquido

Os pisos de porcelanato líquido têm realmente encantado os consumidores. O primeiro motivo é que eles “prometem” ser uma solução de revestimento para piso muito resistente, durável e de pouca manutenção. 

O melhor disso é que, para a sua instalação sobre superfícies, não necessita de qualquer “quebra-quebra” – ou seja, é renovar o visual da casa de forma muito mais simples e rápida.

O que se precisa fazer antes é preparar bem a base para que a aplicação do material aconteça de forma uniforme. O período de secagem do composto pode variar dependendo da situação, claro. 

A textura final pode ser lisa espelhada ou tipo “marmorizado” – e ainda tem as opções fantasias que explicaremos melhor no próximo tópico. Só atenção: é essencial mão de obra especializada para a execução.

ConstruindoDecor 

Principais vantagens

Se o piso de porcelanato líquido da sua casa for bem feito, você verá vantagens. Para começar, a ausência ou a menor quantidade de entulhos na sua reforma. 

Depois, ao longo do tempo – e diferente do que possa acontecer com outras opções de pisos –, pouco ou nenhum surgimento de patologias e acúmulos de sujeiras – perfeito para cozinhas. E para a limpeza bastará apenas água e detergente neutro.

Cristal Liquid 3D e The House 83

Como utilizar o porcelanato líquido para criar decorações personalizadas

Sem dúvidas – e você pode comprovar isto pelas imagens deste texto -, o porcelanato líquido é uma boa ideia para áreas internas de residências. 

Ambientes revestidos com este material costumam apresentar um ar de conforto e amplitude bem agradáveis. Seus pisos podem, assim, apresentarem diversas cores. A massa básica é disponibilizada em branco, bege e cinza, mas ela pode ser pigmentada.

Com nada mais do que 3 cm de material para a criação de um novo piso sobre piso e ganhamos um cenário completamente novo.

Uma das possibilidades mais incríveis que o porcelanato líquido oferece às decorações é a da criação de superfícies personalizadas com desenhos variados. 

Graças a sua composição multicamadas, é possível alcançar uma linha decorativa com a ajuda de adesivos, pedras, glitters e mais. Não é incrível?

Arquidicas e Ederson Monteiro
Arquidicas

Com técnicas simples somadas a esta tecnologia, é possível atingir efeitos variados em três dimensões na camada de piso. 

A própria mistura de líquidos já deve oferecer efeitos marmorizados, entre outros. Basta explorar a criatividade que, através da solução de porcelanato líquido, conseguimos fazer ambientes compactos parecer maiores, ambientes monótonos mais interessantes, e salas discretas em alegres e elegantes.

Revista Viva Decora
Ideiasdecor

Sabendo agora de tudo isso, o que pensa sobre a utilização de piso porcelanato em decoração de ambientes residenciais? Aceitaria o desafio de usar este material para mudar a cara dos cômodos da sua casa? Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.