fbpx
Seu Imóvel

Práticas de limpeza para adotar nesta quarentena e manter a saúde da sua família

14/05/2020
praticas-de-limpeza-da-casa-quarentena

O período em que vivemos é, de fato, bastante desafiador. A hora é de aprendizado. Vamos tirar deste grande problema alguns bons ensinamentos. Por exemplo, como podemos nos proteger e proteger mais a nossa casa de males indesejados.

Vamos lá, neste texto, falaremos sobre quais as melhores práticas que podemos adotar nesta quarentena para manter a casa sempre limpa. 

Você verá que medidas simples podem ajudar toda a sua família a se manter saudável por mais tempo. Preserve a sua tranquilidade na certeza de que os ambientes do seu imóvel estarão sempre bem higienizados e organizados.

O que fazer com os objetos pessoais logo que chegar da rua?

É inevitável. Algumas vezes você precisará sair de casa para resolver algum assunto emergencial, como comprar mantimentos para a sua família. Os profissionais da saúde têm nos orientado diariamente de como podemos nos portar melhor na rua. Mas todos devem estar atentos também sobre o que fazer quando retornar a casa. 

Afinal, é inadmissível que os ambientes da sua residência fiquem expostos ao que tanto tememos lá fora.

Pense assim, a sua casa precisa ser um refúgio seguro; e tem coisas que você precisará fazer todos os dias para garantir isto. 

Inclusive, mudar alguns detalhes na decoração pode ajudar bastante. Pra começar, sabe aquele capacho de boas-vindas que costumamos colocar no lado de fora das portas de entrada das residências? Pois bem, evite-os momentaneamente.

Do lado de dentro, já no hall de entrada. Você pode colocar um pano umedecido com água sanitária – talvez sobre um emborrachado, para proteger o piso. O objetivo é limpar as solas dos sapatos logo que chegar da rua. 

Agora, não é para sair caminhando a partir daí, mas deixar o seu sapato em uma sapateira e calçar um chinelo ou pantufa limpa. Assim, já será possível caminhar dentro de casa.

Você pode trazer consigo, da rua, vários pertences pessoais. Preveja um aparador ou um pequeno console também perto da porta de entrada. 

Sobre ele, a sua família pode deixar as chaves, celulares, controles remotos de portões e mais coisas que foram tocados na rua e que precisarão ser higienizados. Já os bonés, mantas, bolsas, e outros acessórios nesta linha, podem ficar pendurados em um cabideiro.

Não exclua a possibilidade de colocar, no local, alguns quadros bem coloridos. Talvez também uma fonte, vasos com arranjos de flores vivas e mais itens que deixem o local alegre e acolhedor. Faça todos se sentirem felizes ao adentrar o imóvel.

O manual sobre personalização da construtora

Powered by Rock Convert

praticas-de-limpeza-da-casa-quarentena Quattrino Arquitetura e Revista Viva Decora

Como entrar com compras e animais dentro de casa?

Deixe perto da entrada um pequeno cestinho com alguns produtos de limpeza – talvez alguns panos e frascos com água sanitária e álcool, para te ajudar na higienização externa das sacolas ou embalagens que trouxer.

Agora, a limpeza pesada mesmo deve acontecer na sua lavanderia.

Sim, a área de serviços da sua casa tem que ser o local mais organizado, sempre. Este local será bastante utilizado no dia-a-dia. Lembrando que não é possível considerar o imóvel limpo completamente ignorando este setor. 

Afinal, é nele que se pode realizar a higienização dos alimentos antes de irem para os armários de mantimentos. E também é nele onde serão feitas as desinfecções das roupas que foram utilizadas na rua.

Não leve nada, absolutamente nada que você utilizou na rua para dentro do quarto – principalmente para o closet. Primeiro, lave as suas roupas, deixe-as secar e só depois as guarde nos armários e gaveteiros.

Inclusive, procure trocar periodicamente as roupas de cama e banho – mas não misture, na lavagem, estas coisas com as que foram utilizadas na rua.

Quais práticas transformar em rotina?

Se você e sua família não trouxeram nenhum “mal” da rua, não quer dizer que a sua casa estará sempre cem por cento segura. Por isto que nos é indicado limpar e organizar constantemente todos os ambientes da residência. 

A ideia é afastar qualquer coisa que possa afetar a nossa saúde física ou mental. Ambientes em dia nos deixam mais calmos, felizes, em alto astral, sem sintomas de alergias ou outra coisa.

Aproveite todo o tempo livre que você tem neste momento para pôr cada coisa da sua casa no seu devido lugar. 

Aproveite caixas, cestas, aramados e outros acessórios para organizar também o interior dos armários – o que não é visto deve ser lembrado, sim. Para facilitar a sua rotina, monte um checklist de limpeza dos ambientes.

  • Segunda pode ser o dia de passar pano nos banheiros e de higienizar a bancada e o chão da cozinha. 
  • Terça, o dia de tirar o pó dos móveis e passar pano no chão do quarto. 
  • Quarta, a vez de dar atenção à sala. 
  • Quinta, de higienizar outra vez os banheiros, revisando melhor os boxes dos chuveiros. 
  • E, sexta, de dar uma checada na geladeira; passar aspirador em todos os estofados e tapetes; e revisar o estado das cortinas.

Todo este esforço que você e sua família farão não será em vão, pode ter certeza. Não há nada mais precioso do que a nossa vida. Limpar e organizar a casa são ações que devemos pôr em prática sempre.

Estes hábitos são símbolos de respeito e de amor por você mesmo e toda a família.

Essas dicas de práticas de limpeza da casa que você deve adotar nesta quarentena foram criadas pela equipe Viva Decora.

About

Você também pode gostar