Seu Imóvel

Dê um toque especial a sua sala de jantar com quadros em preto e branco

14/02/2020
quadros em preto e branco

As paredes de uma casa, quando ficam vazias, são como um museu sem obras de arte. Mas estas superfícies podem ganhar mais graça e sentido se preenchidas com quadros e outros elementos cheios de significados. 

Em certos ambientes, como sala de estar e sala de jantar, sente-se ainda mais esta necessidade de uma decoração com personalidade. Que tal tornar estas áreas do sua casa  mais atraentes com quadros em preto e branco?

Cores vivas e intensas ou preto e branco?

Sim, zonas sociais “pedem” uma decoração mais colorida e divertida. Afinal, o propósito destes espaços é unir amigos e familiares para confraternizações alegres. 

Mas as cores mais vivas e intensas podem ficar concentradas em pequenos detalhes da personalização destes ambientes. Todo o resto, as maiores peças e o pano de fundo destes cenários, pode muito bem ser em cores neutras.

Tem gente que se sente mais confortável perto de elementos minimalistas, com poucos detalhes ornamentais e uma paleta de cores limitada. E esta preferência pode se estender para o estilo de roupas que vestes e os ambientes em que habitam. 

Então, é natural que os ambientes de suas casas, como sala de jantar também carreguem este mesmo visual, expressando em cada detalhe a sua preferência. E isto inclui os elementos de arte.

Portando, decoração residencial é, talvez, o resultado de uma soma de gostos. Se um casal, por exemplo, admira pinturas e fotografias em preto e branco, eles, obviamente, podem espalhar peças como estas em sua casa, sem problemas. 

Só não se pode esquecer de buscar meios de equilibrar as energias em todos os setores do imóvel, somando itens para alegrar, da maneira certa, cada um de seus cantinhos.

Dicas de como usar obras em preto e branco na sala de jantar

Toda decoração de sala de jantar fica concentrada em dois tipos de móveis: a mesa de jantar e as suas cadeiras. Ao redor disto, nem sempre se faz necessário outro objeto. 

Portanto, é normal que este ambiente pareça mais vazio. E para enriquecer a decoração, fazendo o cenário parecer mais atrativo, podem-se utilizar as paredes livres ao redor como se fossem uma mini galeria de arte.

Claro que uma sala de jantar totalmente em preto e branco não seria o ideal sob nenhuma hipótese. Certas tonalidades, quando utilizadas em sua decoração, influenciam beneficamente as pessoas, deixando-as mais alegres e estimulando-as à boa alimentação. Mas estas cores podem ser apenas utilizadas na mesa, nas cadeiras e em outros elementos no local, como lustre e tapete.

Portanto, para não sobrecarregar o ambiente, poder-se-ia usar na sala de jantar apenas quadros e outros enfeites complementares em cores neutras, como preto e branco. 

A quantidade de obras, neste caso, vai depender do tamanho da área livre de parede disponível. Também do modelo de agrupamento de molduras que se idealizou como pano de fundo para a mesa de jantar.

Que modelos de quadros em preto e branco usar?

Sala de jantar é um ambiente prioritariamente dedicado ao compartilhamento de alimentos. É neste espaço que serão servidas a maioria das refeições em família. 

E para enfatizar esta função, é comum que designers e arquitetos de interiores sugiram espelhos como decoração para o local – visando refletir os pratos sobre a mesa. Também quadros com ilustrações que remetem à ideia de fartura.

Portanto, o mais certo é instalar em salas de jantar quadros com imagens de uma união de pessoas, paisagens alegres e alimentos saborosos. 

Agora, nada impede que sejam utilizados no ambiente outros modelos de peças – tudo de acordo com a preferência dos proprietários do imóvel, claro. Obras abstratas, por exemplo, são sempre muito bem vindas para qualquer estilo de decoração.

Observe outra vez as imagens deste texto. Elas dão uma dimensão sobre como quadros em preto e branco podem ser utilizados em sala de jantar. 

Algo que chama a atenção em todas as imagens é que, independente do pé-direito do ambiente, houve a preocupação com a altura da instalação da obra de arte. O que, aliás, deve ser feito mais à altura dos olhos das pessoas que estiverem sentadas à mesa.

Outro detalhe interessante é quanto ao design das molduras destas artes. Em todos os casos se preferiu peças com acabamento liso, sem ornamentos. 

Talvez a intenção dos profissionais fosse encontrar uma alternativa que combinasse com qualquer decoração moderna, e também de evitar o acúmulo de poeira em uma área de refeições. De todo modo, reflita sobre estas alternativas e o que seria adequado para a sua sala de jantar ficar perfeita!

Essas dicas de como utilizar quadros em preto e branco na decoração da sala de jantar foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você também pode gostar