fbpx
ART & DESIGN

Quais as possibilidades do revestimento 3D?

05/09/2020

O revestimento 3D é considerado uma das formas mais modernas de decoração de paredes, pois não precisa da composição de móveis e não ocupa espaço.

Ao usar esse tipo de revestimento, você consegue garantir mais volume e movimento para os cômodos, preservando as paredes de problemas comuns como infiltração, sujeira, além de ser mais fácil de cuidar do que o porcelanato tradicional.

É uma opção interessante para espaços pequenos, possibilitando uma decoração diferente e mais arrojada.

Se você tem interesse em revestimento 3D, neste artigo, vamos falar sobre o que ele é, suas vantagens e de que maneira ele pode ser usado.

O que é revestimento 3D?

Assim como acontece com outros tipos, o revestimento 3D é vendido em placas e pode ser colocado nas paredes de qualquer cômodo da casa. No entanto, é preferível que você use em espaços onde não seja necessário cortá-lo.

Ele causa uma sensação de profundidade, substitui bem os papéis de parede e proporciona uma experiência completamente diferente para quem está usando o cômodo.

É possível encontrar modelos de variadas estampas, tamanhos e materiais, tais como:

  • Porcelanato;
  • Azulejo;
  • Cimento;
  • Pedras;
  • Gesso.

Portanto, é possível escolher aquele que mais combina com os móveis, tipo de construção, estilo do projeto e nas possibilidades financeiras de cada um.

Vantagens do revestimento 3D

Optar por algo moderno sempre traz muitas vantagens, não é mesmo? Mas quando falamos do revestimento 3D, algumas das principais são:

Beleza

Esse tipo de revestimento tem uma capacidade única de embelezar o ambiente, então, se você usá-lo juntamente com móveis planejados para cozinha, terá um espaço bonito e confortável.

Custo-benefício

Você pode encontrar essa opção em diversos tipos de materiais, mas independentemente disso, todos são resistentes e possuem alta durabilidade.

O único cuidado é saber escolher aqueles que estarão em ambientes mais úmidos, como a cozinha e o banheiro. Neste caso, o material mais indicado é o revestimento 3D em azulejo.

Onde aplicar o revestimento 3D?

Quem escolhe esse tipo de revestimento tem em mãos uma opção bem prática e versátil, que pode ser usada de diversas maneiras.

Os locais mais comuns para a aplicação do item, são: 

Salas

Nesses ambientes o revestimento deve ser aplicado em paredes sem janela, móveis ou quinas.

Caso esteja aplicando em ambientes pequenos, é melhor usar cores claras; em ambientes médios ou grandes você pode deixar a criatividade fluir e tem mais liberdade com as cores.

Jardins e sacadas

Dependendo do material escolhido, como no caso dos azulejos, você pode aplicar o revestimento 3D em áreas externas.

No jardim, por exemplo, escolha uma estampa com cores que combinem com a grama sintética decorativa, bem como, com algum móvel que você for usar, como bancos, mesas e cadeiras.

Nas sacadas, é melhor apostar no uso em uma única parede, de preferência com cores claras, pois este espaço costuma ser menor.

Banheiros

O banheiro também é um ambiente que você pode usar o revestimento 3D. 

Para isso, procure escolher um tom aproximado dos itens, como vaso, pias e box, ou dos móveis planejados para banheiro.

Aliás, muitas pessoas gostam de usar esse revestimento dentro do box, para causar sensação de amplitude.

Quartos

O revestimento 3D pode ser a salvação para aquela pintura sem graça ou um papel de parede que já esteja ultrapassado.

Nesse ambiente, é recomendável que você evite modelos com muito volume, além de investir em uma boa iluminação para o cômodo. Isso vai valorizar cada detalhe tridimensional do material.

Cozinha

Esse espaço recebe muito bem essas placas decorativas, mas é importante tomar alguns cuidados. Para isso, é preferível que você escolha modelos em PVC ou porcelanato.

Esses materiais são mais resistentes e não se deterioram facilmente por conta da umidade. Portanto, em locais mais úmidos como cozinha, banheiro e lavabo, pense sempre na necessidade de impermeabilidade.

Conclusão

Os revestimentos em 3D são uma excelente opção para quem está construindo ou reformando, ou simplesmente deseja dar uma repaginada aos ambientes.

Eles são fáceis de instalar e exigem manutenção simples, como limpeza. Ademais, possuem excelente custo-benefício, pois, além de duráveis, são mais acessíveis no preço.

Você pode aplicar esse revestimento em qualquer cômodo e transformar completamente o ambiente da sua casa, deixando-o mais moderno e agradável para o dia a dia.

Então, se você está pensando em investir em beleza e conforto para o seu lar, o revestimento 3D sem dúvidas é a sua melhor opção.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar