fbpx
ART & DESIGN

Quais as possibilidades dos móveis de ferro?

24/06/2020

Os móveis com estrutura de ferro eram muito comuns nas décadas de 1960 e 1970, sendo uma tendência da decoração da época, devido ao excelente custo-benefício, durabilidade, resistência e sofisticação dessas peças.

Além de serem comuns nos cômodos internos, como a famosa mesa de inox com cadeiras de ferro, esses móveis também eram escolhidos para integrar a decoração dos espaços abertos, incluindo os jardins e varandas (presentes nos bancos, por exemplo).

Mas engana-se quem pensa que os móveis de ferro caíram no esquecimento. Ao contrário, eles voltaram com tudo, como uma das principais tendências do design de interiores e da arquitetura. 

Versáteis e sofisticados, esses artigos combinam com todos os estilos de decoração, desde os mais clássicos até os modernos.

No artigo de hoje, conheça quais as possibilidades dos móveis de ferro para a sua casa e se inspire com algumas dicas de decoração. Acompanhe a leitura!

1 – Invista em peças com design vintage

O design vintage remete à ideia de sofisticação, beleza e elegância dos tempos passados, sendo uma ótima alternativa para quem deseja investir em móveis de ferro e aço, como mesas, cadeiras, prateleiras, entre outros.

Com um estilo marcado por linhas sinuosas e pela presença de ornamentos, os móveis vintage em ferro combinam também com eletrodomésticos antigos, dando um toque de criatividade e diversão aos ambientes.

A dica é mesclar alguns artigos do passado com objetos modernos, dando um equilíbrio entre o clássico e o contemporâneo.

Inclusive, vale dizer que o ferro é um material facilmente dobrável, o que facilita o molde e a conformação das peças. 

Desse modo, é possível encontrar móveis mais rebuscados, com excesso de adornos, mas também estruturas minimalistas, com linhas retas e poucos detalhes.

Para quem já tem algum móvel de ferro antigo, uma dica é investir na personalização, renovando a pintura com uma tonalidade mais clara e colorida, que pode contribuir para a sensação de alegria e bem-estar no ambiente.

Uma tendência marcante dos móveis de ferro é a pintura com azul turquesa, vermelho e amarelo. Em conjunto com almofadas coloridas, esses artigos ganham vida e criatividade, colaborando para uma decoração personalizada e original.

Já os móveis de ferro na cor branca são ideais para os quintais e varandas, pois em contraste com o verde da grama e da vegetação, eles criam um ponto de destaque suave, além de uma sensação de relaxamento e conforto.

2 – Use os móveis de ferro como destaque

Quem é apaixonado por revestimentos metálicos e móveis de ferro pode investir em uma mobília de destaque na decoração. Para isso, existem algumas possibilidades, tais como:

  • No quarto: camas, escrivaninhas e aparadores de ferro;
  • Salas: mesinhas de centro/canto;
  • Cozinha: prateleiras, armários e utensílios de ferro;
  • Banheiros: no local do gabinete, um aparador de ferro;
  • Quintais e varandas: cantoneira de ferro, bancos e mesas.

Para áreas mais úmidas, como os banheiros, cozinha, quintais e varandas, recomenda-se revestir o móvel de ferro com material inoxidável. Isso irá aumentar a resistência do móvel contra as intempéries e corrosão.

3 – Incremente o móvel com outros materiais

Outra opção viável é incrementar os móveis de ferro com outros materiais, como estofados, assentos nas cadeiras e revestimentos em tecido. 

Diferentemente da madeira e das fibras naturais, muitas vezes o ferro é desconfortável ao toque e, por esse motivo, vale a pena deixar o móvel mais confortável.

Também é possível usar almofadas, futons e capas nos móveis. A principal vantagem é que esses itens são removíveis, sendo possível diversificar a decoração com a troca de estampas e cores.

Mas para quem deseja ter uma mobília de ferro sob medida, em conjunto com outros materiais, o recomendável é procurar uma loja de móveis planejados, para escolher os artigos que melhor se encaixam em cada ambiente.

4 – Escolha um estilo de decoração

Uma peça de ferro é capaz de gerar diferentes percepções no espaço. Por esse motivo, definir o estilo da decoração é uma forma de não errar na escolha dos móveis, sendo possível combiná-los entre si.

Por exemplo, o estilo rústico possibilita a mistura do ferro com a madeira, em conjunto com uma iluminação em tonalidades quentes e tecidos mais pesados. Já o estilo moderno exige cuidado com o exagero, por isso, o melhor é ter apenas um móvel de ferro em destaque.

Em contrapartida, o estilo industrial combina muito bem com ferro, aço e outros metais, sendo possível combinar diversas peças neste tipo de decoração, além de outros materiais, como blocos de concreto e madeira.

Conclusão

Os móveis de ferro são velhos conhecidos na decoração e, desde muito tempo, evidencia-se às muitas vantagens desses artigos. 

Por isso, mais do que um estilo clássico, a mobília em metal e ferro é ótima para quem deseja fazer um investimento de excelente custo-benefício.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Você também pode gostar